O Rock Nacional Morreu e teve show Sertanejo no Enterro

O sertanejo substituiu o rock como a música consumida pela juventude brasileira. Se esta frase fosse escrita no começo dos anos 90, seria considerada ficção escatológica, mas na atualidade é a mais Pura Realidade.

Exaltasamba Anuncia Pausa na Carreira

Depois de 25 Anos de uma Carreira Brilhante e de Muito Sucesso, o Grupo Exaltasamba anuncia que vai dar uma 'Pausa' na Carreira.

Discoteca Básica - Aviões do Forró Volume 3

O Tempo nunca fez eu te esquecer. A primeira frase da primeira música do Volume 3 do Aviões doForró sintetiza a obra com perfeição: um disco Inesquecível.

Por um Help à Música Sertaneja

Depois de dois anos, João Bosco e Vinicius, de novo conduzidos por Dudu Borges, surgem com mais um trabalho. Só que ao invés de empolgar, como foi o caso de Terremoto, o disco soa indiferente.

Mais uma História Absurda Envolvendo a A3 Entretenimentos

Tudo começou na sexta-feira, quando Flaviane Torres começou uma campanha no Twitter para uma Espécie de flash mob virtual em que os Fãs do Muído deveriam replicar a Tag #ClipSeEuFosseUmGaroto...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Agora tem um Tambor Digital rufando em nosso favor

Desde que começei meu trabalho em divulgar a musica original brasileira e tentar derrubar o preconceito que existe com relação a ela, conheci muita gente interessante, fiz amigos até, coisa que nem imaginava que iria ocorrer, mas teve um fato que nem de longe, nem meus delírios mais insanos, poderia cogitar. André Forastieri abraçou a nossa causa.

Em vários textos ele já pontuou em algumas frases nosso ponto de vista. Em dois textos no entanto, foi explícito em manifestar seu apoio. Um foi no ano passado, na época da premiação do VMB da MTV. O título, linkando original, é Filosofando no VMB. Essa semana ele voltou ao tema, ao comentar uma matéria sobre artistas sertanejos que foi publicada na Folha Ilustrada.

Para se dimensionar a importância desse apoio a nossa se causa, é necessário um breve resumo da biografia desse cara.

André Forastieri começou como editor chefe justamente da Folha Iustrada, isso nos anos 80 contando com 22 anos. Foi sumariamente demitido por causa de uma frase, na qual brincava que o Brasil só iria pra frente depois que alguém desse um tiro em Regina Cazé. Parece que ela leu e não gostou.

Depois disso fez história na extinta revista musical Bizz. Sua matérias lá marcaram um geração. Mas marcante mesmo foi a revista que ele criou depois de abandonar a Bizz para seguir suas convicções (se é que dá pra dizer que as tem) editoriais: a Revista General. Foram dezeseis edições que venderam pouco, mas praticamente todo mundo que comprou, as tem guardadas até hoje. Muita gente montou fanzines inspirados por ela. Timpin foi um deles.

Caleidoscópio era o nome do meu fanzine. Foi uma das épocas mais legais da minha vida.

Quando a General quebrou Forastieri descobriu o Ovo de Colombo, uma revistinha pequena e barata, destinada ao público infantil que curtia Mangá e desenhos japoneses. Cavaleiros do Zodíaco, Pokemon, essas coisas. Ganhou muito dinheiro e reinvestiu a grana numa editora, a Conrad. E a Conrad desde então passou a ser uma das editoras mais inovadoras do mercado editorial brasileiro.

Hoje ele já não faz parte mais desta editora. Tem sua própria empresa, a Tambor Digital, onde edita revistas de tecnologia, video games e a Movie, sobre cinema. André Forastieri é um visionário e tem muita gente importante, formadores de opinião inclusive, que presta muita atenção em tudo que ele fala.

Ter um cara desses do nosso lado é muito, mas muito importante.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Fantástica Fábrica de Arrocha

Ele não é Willie Wonka, não vive cercado de Upa Lumpas, mas operando apartir de uma simples lan house, de uma cidade minúscula do interior da Bahia, deu um chocolate nos empresários de grandes gravadoras que ganham mega salários para não conseguirem reiventar o sistema de distribuição de música.


Eis O CARA

Estamos falando de Marcelinho Inho, um cara que com a persistência de quem acredita em suas idéias, fez com que sua comunidade no Orkut, a Acervo Arrocha fosse não apenas fundamental na divulgação do ritmo, como uma importante vitrine para que bandas novas fizessem sucesso.

O ano era 2003 e Marcelinho começou a trabalhar na lan house Infoline, uma das primeiras a pipocarem na cidade de Itamaraju, situada a pouco mais de 100 Km de Porto Seguro. O Arrocha era na época um gênero novo, mas que cada vez mais adquiria predominância nas praias. Era o som do verão nos últimos dois anos. As pessoas curtiam as férias, gostavam das músicas, mas ao voltar pra casa, nada de achar algo para baixar e seguir ouvindo.


Marcelinho na Lan House

Tinha Axé, Brega, Forró, Pagode, mas nada de Arrocha. O pessoal de fora passou a recorrer então ao Marcelinho da lan house, que comprava os discos nas barracas dos camelôs, convertia em mp3 e enviava via MSN. Marcelinho começou a ficar famoso. Sua lista de contatos começou a bombar. Só que as luzes da ribalta começaram mesmo a apontar para sua pessoa quando surgiram os servidores gratuítos.

Era tudo que o lazarento precisava pra parar de perder horas e horas aguardando o final do "enviar arquivo". Criou a comunidade Acervo Arrocha e passou a disponiblizar os discos pra galera baixar, no esquema dos tópicos fixos para cada banda. Só que no começo foi foda. Como sua fama ainda era relativa, os arquivos que não eram baixados no período de dez dias, o Rapidshare, que era o servidor que era usado, apagava impiedosamente. O coitado, do alto de sua obstinação, chegou a passar cinco madrugadas enfurnado na lan house subindo seus arquivos.


Não bastasse todo esse trabalho, Marcelinho ainda tinha que aguentar doidinhos insones com TOC

Seus pais passaram a ficar preocupados, o pirralho não estudava, trabalhava no que eles consideravamm um emprego sem futuro e ainda por cima passou a não dormir. Para complicar ainda mais as coisas, no final de 2007 a Infoline fechou as portas e Marcelinho se viu no Olho Offline da Rua. Só que Marcelinho é um idealista que acredita na sua causa em prol da divulgação Arrocha, o gênero baiano mais discriminado pela mídia, ele não desistiu. Passou a clandestinidade. Postava seus Arrochas apartir da lan house em que seu imão trabalhava, sem que o patrão sequer sonhasse que seu estabelecimento estava sendo usado para revolucionar a musica popular brasileira.


Alimentando a carcaça depois de uma madruga de uploads

Existe um deus grego chamado Dionísio. Dentre outras atribuições referentes a este deus, consta que ele é o deus das festas, das danças, da cachaça e da putaria. Depois de um ano e meio de muito esforço, parace que Dionísio abriu seus olhos para a passoa física de Marcelinho e falou para consigo mesmo:

- Vou fazer deste menino uma pessoa jurídica. Que eu cegue se não farei esse viadinho virar uma figura estourada!!

A comunidade começou a crescer vertiginosamente, tornando-se fundamental para o sucesso e reconhecimento de artistas como Bonde do Maluco, Trem Bala e Edu & Maraial. Claro que nestas alturas do campeonato Marcelinho já sabia de sua importância no meio, porém, por uma questão de honra, não aceitava ajuda financeira para divulgar banda nenhuma.


Gravando shows pra postar na comunidade

Um encontro casual, no entanto, foi decisivo para a profissionalização e institucionalização da comunidade. No final de um show, quando foi pedir CDs para postar na comunidade, Marcelinho foi abordado por Tenente Ramos, produtor de Edu & Maraial e Trem Bala. Ele o acolheu e lhe abriu os olhos:

- Rapaz, não tem o mínimo cabimento você ficar aqui implorando discos. Você não faz idéia da sua importância para Movimento Arrocha. Você tem direito a tudo isso daqui, camarote, camarim, viver entre os artistas!

Apartir de então a comunidade Acervo Arrocha passou a ter patrocinadores e Marcelinho pode jogar na mesinha da cozinha a primeira nota de cinco Reais e dizer:

- Ó mãe, quem foi mesmo que disse que Orkut é coisa vagabundo?


Agora no showbusiness, acompanhando a banda Fuska Virado

A gota d'água, por assim dizer, para que a comunidade fincasse definitivamente sua bandeira na história do Movimento Arrocha, foi em 2009, através de um telefonema de nada mais, nada menos que Dan Ventura, cantor e compositor do Bonde do Maluco, a principal banda do gênero. Depois de uma longa conversa os dois passaram a ser amigos, com o Bonde dando uma substâncial ajuda financeira, de modo que desde então, Marcelinho passou a viver única e exclusivamente de sua comunidade.

Hoje, de Marcelinho da Lan House, passou a ser a celebridade conhecida por Marcelinho Inho e o figura vive na estrada, acompanhando bandas, tomando cerveja na conta dos outros, afinando o bilau de tanto traçar gostosonas, num caso de união entre o útil e o agradável jamais visto na história desse país.


Colhendo os louros da fama, cercado de beldades e com amplos poderes de escolha

............................

Participe já da Comunidade Acervo Arrocha

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aviões do Forró x Garota Safada




Uma nova estrela começa a brilhar cada vez mais no cenário do forró: Wesley Safadão. Sua banda Garota Safada está conseguindo o que até então parecia impossível, ameaçar a unanimidade chamada Aviões do Forró. Pra quem está de fora isso pode parecer banal, mas não é. Mesmo com o sucesso nacional da Calcinha Preta, graças ao impulso que o talento de Dira Paes deu a "Você não vale nada", a liderança do Aviões não sofreu um arranhão sequer.

Mas com Garota Safada a coisa muda de figura. O embate entre os Aviões e Calcinha Preta se deu no sul e sudeste. Um jogo fora de casa, por assim dizer. Como se um jogo importante de beisebol fosse disputado no Maracanã. Para um público indiferente, tanto faz quanto tanto fez quem sai vencedor. Só que a disputa com Garota Safada está se dando no centro do território forrozeiro: o sertão nordestino.




Não que Wesley Safadão tenha puxado essa briga, ele apenas está fazendo seu som, investindo em sua carreira e animando muitas festas. A questão é que o pessoal da A3 Entretenimentos, empresa que é proprietária do Aviões, Forró do Muído, dentre outras bandas, não aprecia uma das regras mais básicas do capitalismo, a livre concorrência. O próprio Xandy Avião costuma fazer piadinhas nos shows com outros cantores que começam a fazer sucesso.

E já faz um certo tempo que Xandy tá tirando onda com a cara de Wesley Safadão.



Não é de hoje que a A3 pratica concorrência desleal. Todo mundo que trabalha no meio sabe disso. Eles tocam músicas de bandas iniciantes como se fossem suas, entopem os camelódromos com CDs promocionais seus e com isso abalam muitas carreiras de muita gente.

O Bonde do Maluco, banda de arrocha da Bahia, sentiu isso na pele e até hoje, mesmo já estando com quatro discos lançados, ainda não se recuperou por completo do baque que foi ter tido as principais músicas de seu sensacional e revolucionário disco de estréia, tocadas pelo Aviões num fatídico disco promocional. Aquele que tinha "Chupa que é de uva", pra se ter uma idéia.

Faça o teste. Cante os seguintes versos e pergunte de quem é a música: "abre o som do porta mala / bote a gata pra dançar / abre mais uma cerveja / que o bicho vai pegar / abre, abre / abre, abre abre". Todos responderão que é do Aviões. Essa e mais meia dúzia de músicas, todas do Bonde do Maluco.

No caso com a Garota Safada, a bronca foi por causa do megasucesso que a música "Tentativas em vão" está fazendo. A música periga superar o arrasa-quarteirão que foi "Chora Me Liga" no ano passado. Sem nenhum grande hit para incluir no Volume 7 do Aviões, a A3 foi procurar o compositor de "Tentativas em Vão" e propôs o pagamento de R$30.000,00 pelos direitos exclusivos da música. Proposta recusada. Ponto para o compositor e para a esperança de que esse país ainda tome jeito.

Em outras épocas, talvez o poder de fogo do capital financeiro da A3 Entretenimentos, garantisse a vitória nessa pendenga, mas os tempos são outros. Hoje em dia uma banda de forró faz um show na sexta-feira em Juazeiro do Norte, na Bahia e já no sábado, o pessoal de Campina Grande, na Paraíba, já está escutando a gravação do show em seu mp3. Assim como notícias, como essa tentativa de corrupção por causa de uma música, correm soltas.



Some-se a isso tudo um fato fundamental que sinaliza Garota Safada como substituda dos Aviões do Forró como maior banda da atualidade: apresença de palco marcante de Wesley Safadão. Sua voz não perde em nada para de Xandy Avião, nem seu carisma, nem sua simpatia. No entanto Welsey tem uma vantagem inestimável para os tempos modernos: é jovem, bonito e atraente.

As meninhas adoram a bunda de Wesley Safadão. As menininhas veneram a bunda de Wesley Safadão. Estou falando aqui de uma faixa etária para a música realmente importa em suas vidas. É essa faixa etária que vota em enquetes, passa o dia twitando, no Orkut e no MSN. É a galera que cria os virais, a mais eficiente forma de divulgação.




Aviões do Forró - e tudo por culpa de sua produção - tem tudo para entrar pra História como a mais importante banda de forró da primeira década do século XXI. E só da primeira década.

..............

Ouça o sucesso Tentativas em vão AQUI

Baixe aqui o CD inteiro. Timpas recomenda

terça-feira, 4 de maio de 2010

Luan Santana não lembra o que comeu no almoço




Não entendeu lhufas?

Confira o babado no Blognejo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More