terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Forró 2011 - Os Melhores Discos

Fazer uma lista de melhores discos de forró do ano não é uma tarefa fácil. Muitas bandas lançam praticamente um disco promocional por mês. Como o repertório varia muito, assim como a qualidade das gravações, é um trabalho de garimpagem. Mas está longe de ser chato ou monótono. Como muitos fãs tratam suas bandas quase como torcedores fanáticos de times de futebol, é provável que algumas reclamações sejam feitas na caixa de comentários. Como isso é um Cabaret mesmo, não temos medo de confusões e de alguém achar ruim, podem postar suas próprias listas nos comentários. Se alguma for melhor que a nossa, não nos furtaremos em postar aqui como destaque. Eis a lista:

Gleydson Avião - o verdadeiro criador do forró século XXI

10- Aviões do Forró - Ao Vivo em Salvador

Era a grande chance dos Aviões do Forró, via Som Livre e tudo o que ela acarreta, finalmente estourarem no sul e sudeste e derrubar o muro de preconceito que esta região alimenta contra o forró. Infelizmente o repertório fraco e os arranjos bunda moles comprometeram tudo. Nem parece os Aviões do tempo do "Risca faca" e "Beber, cair e levantar". Não fosse a importância que o nome da banda tem na história do forró, nem estariam aqui. Esta décima posição pode ser interpretada como menção honrosa pelo conjunto da obra.

9- Gaviões do Forró - Ao vivo em Carnaíba PE

Chega ser uma ironia os Gaviões estarem uma posição na frente dos Aviões. Não é apenas uma letra a mais no nome, nem a posição nesse rancking que aproximam essas duas bandas, mas sim suas origens. Quem inventou o forró com pegada de vanerão, foi o cantor Gleydson Gavião, isso lá no começo do novo século. Na época Isaias CDs era empregado de Gleydson. Após ser demitido, Isaias montou o genérico Aviões, copiou umas músicas (e o conceito inteiro) e por contigências de percurso, acabou se destacando. Agora os Gaviões estão voltando com tudo, como novos empresários e com o tesão renovado.

8- Forró di Taipa - Promocional Setembro 2011

Originários da região do Cariri, interior do Ceará, o pessoal do Forró di Taipa transpira autenticidade. O cantor Nego Rico é praticamente uma figura folclórica e a banda te uma segurança e autoconfiança veterana em suas apresentações. Recentemente o time teve um reforço significativo, a cantora Elayne Moreno, originária da banda Líbanos. Baixinha e moreninha, apesar de jovem, a menina tem uma presença de palco encantadora. Volta e meia um estrela nasce no mercado do forró e este parece ser o caso de Elayne. Forró di Taipa se destaca ao vivo, seus shows são cada vez mais bem cotados. Esse nome ainda vai dar o que falar.

7- Deixe de Brincadeira - DDB Retrô

É de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte uma das mais gratas surpresas de 2011. Apartir de uma pegada pé de serra, mas com instrumentos modernos e um repertorio essencialmente de versões, a Deixe de Brincadeira gravou esta pequena pérola gostosa de se ouvir. Comecando com"Essa tal Liberdade" dos pagodeiros do Só pra Contrariar e terminando com "Meu Erro/Lanterna dos Afogados" dos Paralamas, a banda liderada pelo cantor e sanfoneiro Giuliam Monte é mais uma prova do poder antropofágico do forró, que é capaz que reverter qualquer canção para o ritmo e botar o povo pra dançar.

6- Boca a Boca - Promocional Junho de 2011

Concebida pelo produtor musica Luis Netto, desde 2009 a Boca a Boca desenvolve seu xote swingado sob o comando do casal de cantores Coronel Alves e Manú Castro. Em maio deste ano no entanto, um acrescimo veio trazer toda a diferença: o cantor Binha Cardoso que havia se deligado do Forró do Muído, descontente com a direção sonora que a banda havia assumido. O resultado foi esse promocional acima da média, extremamente dançante onde Binha dá o máximo de si, passando a sua mensagem através da música e essa mensagem não podia ser mais clara, diante de toda a produção de qualidade duvidosa no mercado atual, ela diz assim: "-É assim que se faz!"

5- Arreio de Ouro - Promocional Outubro de 2011

Já fazem alguns anos que a Arreio de Ouros vem se destacando na vertente chamada forró de vaquejada, um som com uma pegada mais de raiz, com fortes influências do aboio, o lamento dos vaqueiros. O cantor Buscapé é outro que já é figura folclórica no forró com seu idefectível boradão do "tchê, tchê, tchê!". O diferencial neste CD é a qualidade de gravação do pessoal do Hall Stúdio Móvel, que este ano inaugurou um novo paradigma de qualidade, que muitos gravadores precisarão correr atrás. Com a qualidade intrísceca do repertório, só faltava uma gravação dessas para colocar a banda em qualquer Top 10 de forró. Demorou!

4 - Limão com Mel - Um show de Emoções

De Salgueiro, Pernambuco, para o mundo. O grau de sofisticação dos shows da Limão com Mel não encontra concorrência à altura no mercado do forró. Em um ano em que Aviões do Forró lançam um DVD pela Som Livre e a Calcinha Preta grava seu ambicioso "360 graus", a Limão acabou levando a taça de melhor DVD do ano. "Um show de emoções", gravado no Chevrolett Hall do Recife faz jus ao nome. Com arranjos orquestrados e participações especiais que vão do cantor sertanejo Edson ao padre Antonio Maria, durante as 27 músicas o que se vê é realmente um espetáculo. Troca de cenários, de figurinos do ballet e de cantores, sempre conduzidos pelo experiente Batista Lima, que com mais de 20 anos de carreira, ainda canta como um iniciante que quer marcar seu lugar ao sol. Bobagem, a vaga da Limão com Mel no cânone histórico do forró está garantida, mas é bom que a banda siga assim, tentando se superar a cada projeto.

3- Forró da Curtição ao Vivo em Tibaú RN

Advinhar tendências e qual será a próxima banda a estourar é arriscado, mas é divertido. Não é apenas uma questão de chute ou de intuição, com o tempo se adquirie algumas técnicas, uma delas é observar se a banda está em processo de evolução ou se encontra satisfeita com o próprio som. O Forró da Curtição se enquadra na primeira categoria. Ele da Piauí e ela de Pernambuco, o casal Fabinho e Gil Mendes se conheceram no Ceará, quando integravam a banda Forró Real e nunca mais se separaram. Apesar de possuir menos de um ano de existência, a evolução da Forró da Curtição salta aos olhos e ouvidos. Basta escutar o promocional de verão de 2011 e este aúdio do DVd gravado recentemente em Tibaú. O repertório é inteligentíssimo, uma celebração dos maiores sucessos forrozeiros de 2011. De todas as bandas desta lista, se tem uma que tem tudo pra explodir em 2012, ela chama-se Forró da Curtição.

2- Garota Safada - Forró na Balada

O nome dele é Wesley Safadão, o grande astro a despontar no forró nos últimos anos. Desde 2009 que a Garota Safada encontra-se numa espiral ascendente, lançando uma média de um CD promocional por mês, azeitando o repertório, a sinergia de grupo e o que é melhor, os arranjos, cada vez dançantes e voltados para a balada. Depois de um longo período sem lançamentos oficiais, a banda fechou contrato com a Som Livre, foi pra Natal no Rio Grande do Norte e gravou este show que é uma das grandes oportunidades que o forró tem nas mãos de romper o nicho de mercado e fazer sucesso no sul e sudeste. Aqui a sequencia de promocionais no currículo revelou-se um trunfo imbatível, os já classicos no norte, mas desconhecidos no sul enfileram-se: "Fui clonado", "Tentativas em vão", "Escravo do amor", "Vai esperar", o CD é empolgante do inicio ao fim. No decorrer do ano a banda foi acusada de regravar diversos sucessos de outros artistas, mas ao contrário da maioria da concorrência, todas as regravações foram feitas com o consentimento dos autores, num claro exemplo de ética e respeito. Um exemplo a ser seguido por todos, num claro sinal de que talvez o futuro do forró esteja nas mãos (e na voz) dele, Wesley Safadão.

1- Forró do Muído - Volume 9

Quando o Forró do Muído anunciou seu novo disco de carreira e a volta de Binha Cardoso pros vocais, quase ninguém acreditava mais no poder de fogo da banda. Foi um ano difícil, atormentado pela passagem infeliz do cantor Arnaldo Merlotto, por boatos da possível saída de Simone e Simaria para uma carreira solo e de brigas internas na A3 Entretenimentos. Mas a história revela que, quando se trata de artistas de verdade, as dificuldades acabam por se revelar como insentivo para grandes criações. Foi o que aconteceu com o Muído quando entrou em estúdio para gravar este Volume 9, deram o máximo de si e o resultado não só é o melhor disco da carreira da banda, mas um dos melhores lançamentos da música brasileira como um todo. Estão lá todos os elementos que fizeram a fama da banda: a pegada pé de serra, a zabumba e o triângulo em primeiro plano, o sax cool que moderniza o swing, o repertório jovem e descontraído, as carismáticas coleguinhas enfileirando seus jargões e Binha Cardoso, se sentindo mais em casa do que nunca e fechando o ano como um dos mais positivos de sua biografia. Afinal de contas, é a única pessoa a aparecer duas vezes nesta lista. Desncessário e inútil pincelar uma ou outra música pra comentar aqui, este disco é daqueles pra dar play e escutar inteiro. E depois de novo e de novo e de novo. Repito, o Volume 9 no Muído não é apenas o melhor CD de forró do ano, mas o melhor CD de música brasileira de 2011, podem anotar!

16 comentários:

Querido amigo Timpin, você é grandioso por ter o poder das palavras, e sua opinião sobre os melhores do forró em 2011 conta muito. com certeza. Saiba que te admiro. Tamo Junto. Beijos

Esse cara só pode ta de Brincadeira. Aviões ao Vivo em Salvador em 10º, como um dos DVDs mais vendidos do Brasil ganhando disco de Platina e Garota Safada em 2º com aquele Disco com 4 Músicas dos Outros que não vendeu porra nenhuma. Puta que Pariu heim.

Piada isso aqui

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


sem credibilidade nenhuma

CARA ONDE FOI PARAR O NOSSO FORRÓ ROMANTICO? QUE É MELHOR DO ESSA MUSICAS DE DUPLO SENTIDO QUE TEM POR AI....

Gleydson Gavião - O verdadeiro criador do forró século XXI
Concordo demais! O estilo desse Forró de hoje foi ele quem criou.

Na minha opinião, só uma discordia, Forró Na Balada deveria ter sido o primeiro. Sem dúvidas.

CURTIÇÃO em terceiro paaaiii.. vaaaii pra cimma!!!

A CURTIÇÃO é fooodaa!!!!

Ana'

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' Piada demais isso ai viu?! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

Credibilidade nenhuma isso ai!

muido já teve discos melhores!! desse eu só escuto 3 músicas!!

Independente das bandas e do gosto musical do nosso Style Timpin, vale ressaltar a grande importância para música brasileira ter um espaço como esse totalmente democrático onde cada um dispõe de uma opinião própria, bem como um eminente expositor de bons discos que pra muitos apreciadores do forró ainda são desconhecidos.

Tem CD ai que nunca ouvi, e tá na lista? Esse cara é um doente mesmo. Cadê o belo CD da Calcinha Preta, e o DVD dos Cavaleiros, sem falar no Desejo de Menina.

Rapaz esse blog tá de brincadeira mesmo...

Na parte que diz respeito ao Muído, só conserta, por favor, a palavra "insentivo" para "incentivo" ok? Muito boa a postagem, só creio que o Forró Estourado devia estar na lista, mas essas bandas aí são excelentes! Obg

"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"
"NUNCA SERAO JAMAIS SERAO"

o verdadeiro criador deste estlilo de forro se chama Toca do vale!!!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More