terça-feira, 16 de outubro de 2012

Confusão no Cafofo de Pith Batidão ou Arranca Rabo depois do programa A Liga, sobre tecnobrega


Semana passada foi ao pela TV Bandeirantes o programa A Liga sobre tecnobrega. Os destaques foram Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Era tudo o que o pessoal de Belém queria, que o tecnobrega fosse divulgado em rede nacional. Mas não foi bem isso o que aconteceu. Muita gente não gostou da maneira como tudo foi apresentado. Em seu perfil no Facebook, o Dj Pith Batidão externou sua opinião e com isso, catalizou uma série de desabafos de outros belenenses nos comentários. As palavras de Pith Batidão foram as seguintes:

"Minha opinião sobre o programa é a seguinte. Eles agiram o tempo todo como se a tremidinha, o treme, o passinho, o piripaque e etc fossem um ritmo. Como meu amigo Joe Benassi falou uma vez, isso não é um ritmo, isso é uma dança. Deu a entender que aqui no Pará só toca Gang do Eletro e Marlon Branco. Eu não tenho nada contra eles, até porque são meus amigos, acho que faltou ao programa mostrar outros tipos de tecnomelodys, que apesar de serem versões de músicas internacionais, são as músicas que realmente predominam aqui em Belém e no resto do Pará. Vou dar exemplos de algumas bandas: AR-15, Os Brothers, M-Synck, Anjos do Melody, Bruno e Trio, Banda 007, Estrela do Melody, Kalango, Os Karinhas, Companhia do Tecno, New Melody e muitas outras". (Pith Batidão)

Pith Batidão, músico e produtores de tecnomelody

Várias pessoas concordaram com as palavras de Pith Batidão. Mais de oitenta pessoas curtiram a publicação e os comentários superaram as duas centenas. Do coro dos descontentes, o mais exaltado foi Joe Benassi. Suas palavras saíram carregadas de um certo revolta incontida:

"...só fico triste que os "bola da vez" não tenham a minima consideração, lealdade, bom senso, escrúpulo, de orientar a produção do tal programa, pra que fosse feito um documentário claro, transparente, real e acima de tudo íntegro...  Mas por outro lado ate que não foi tão ruim, serve pra baixar a bola de uma meia duzia que se acha a nobresa do techno melody se achando superior as bandas que eles excluirm forçadamente do techno melody para o que eles deram um titulo novo chamado Tremidinha." (Joe Benassi)

David Sampler e Joe Benassi

Sua revolta no entanto é compreensível. Afinal de conta lá estava a Gang do Eletro sob os holofotes, aclamada pelo seu inovador eletromelody (o tecnomelody padrão do Pará, mais acelerado e mais pesado, devido à mistura com eletrohouse europeu) e ele foi o criador da mistura, juntamente com o cantor Marcos Maderito. Contigências do destino fizeram com que os dois seguissem caminhos diferentes. Hoje Joe está na batalha com sua Techno Machine junto com David Sampler e talento pra chegar onde a Gang do Eletro está chegando, tem de sobra.

Waldo Squash, hoje o maestro da Gang do Eletro, é um cara extremamente diplomata, centrado e de bom senso. Quando a fogueira estava queimando no tópico de Pith Batidão, apareceu para esclarecer as coisas. A declaração de Waldo foi a seguinte:

 "Amigos, isso é só o primeiro passo para o crescimento real da cena, essa não foi a primeira e nem será a ultima reportagem que será feita aqui. O mercado musical tem espaço para todo mundo, basta ter paciência e trabalhar duro. Não sei se vocês perceberam, mas já tem uns 5 meses que a Gang do Eletro não grava musivas novas. Isso é por que estamos trabalhando duro fora do estado, tentando vender o som que agente faz.Mas esse trabalho não é pra exaltar somente a Gang do eletro, e sim a todos que trabalham o mesmo Gênero musical. 

Os meninos da banda UÓ tem um publico muito grande dentro do brasil e estão ajudando a espalhar o rítmo. Sair da sua terra e tentar conquistar novos amantes desse tipo de musica não é fácil, em todo lugar tem uma cena musical que é muito diferente do que vivemos em Belém, o som daqui soa estranho no ouvido das pessoas fora. Mas vamos chegar lá com ajuda de todos, queríamos poder colocar todas as bandas dentro da matéria, tanto que convidamos os meninos da ARK para a gravação no dia do SUPERPOP, mas isso fica a critérios dos editores, eles vieram aqui e nós levamos eles nas festas do Tupinambá, SuperPop, Badalasom... não levamos em mais por que Mega Principe e Rubi não estavam tocando em Belém no final de semana em que eles estavam gravando. Mas em fim, vamos nos ajudar que a coisa anda, minha gente!" (Waldo Squash)

Dj Waldo Squash

Com a declaração de Waldo Squash ficou claro que todos os deslizes da matéria são única e exclusivamente de responsabilidade da produção da matéria. O motivo pelo qual estou contextualizando aqui os principais comentários, é que eles são reveladores de uma característica muito forte que tenho notado nos artistas paraenses, principalmente os da cena do tecnobrega: a desunião e uma aparentemente indestrutível rede de intrigas. É raro encontrar alguém - e o Waldo é um desses raros alguéns - que não fale mal de outro alguém. É isso que prejudica o movimento e que praticamente inviabiliza a coisa toda na forma de um movimento. Pra finalizar, colo aqui o meu depoimento na discussão, que mais ou menos sintetiza o que eu penso a respeito:

"Em primeiro lugar, temos que parar com essa mania de achar que uma reportagem, principalmente feita por alguém de fora, vá dar conta de toda a diversidade musical local. Isso é impossível, ou os caras mantém um foco ou o telespectador não vai entender nada. 

Em segundo lugar é essa desunião. O tecnomelody é um ritmo consolidado, mas está muito longe de ser um movimento. Como ritmo, o tecnomelody não conseguirá estourar nacionalmente. Pode uma banda ou um artista, que é mais ou menos o que está acontecendo com a Gaby Amarantos e com a Gang do Eletro. 

Acompanho a cena de perto já fazem quatro anos e tenho percebido um padrão: todos esperam que o tecnomelody estoure, mas como não há um movimento, como disse, isso nunca vai acontecer. Ou as pessoas esquecem o "estouro" e se concentram em "trabalho contínuo em harmonia" ou vai ficar por isso mesmo por mais quatro anos. 

A coisa vai mudar no dia em quer surgir alguém com carisma e poder de liderança pra superar todos os rancores que, como pude observar, quase todo mundo tem contra quase todo mundo. Até lá, nos resta torcer e que cada um faça uma análise de sua própria consciência. " (Timpin)

Timpin, cafetão desta espelunca que ele chama de Cabaret


31 comentários:

TIMPIN, te peço que faça uma matéria sobre a burrice do artista paraense em trabalhar em função de aparelhagens e djs sem receber em troca absolutamente nada! Pergunta pro Maderito da tão famosa Gang do Eletro quanto ele ganha, fazendo musica pro SuperPop por exemplo! Absolutamente nada, ele anda de onibus!!! E quando alguém questiona os Djs, a resposta é q eles estão "Divulgando" a música! Divulgando não, estão fazendo show com o trabalho do pobre coitado, que passa o dia sentado na frente do pc, produzindo os tecnobrega, pensando em como irá pagar a conta de luz do mês, enquanto isso os donos de aparelhagens desfilam em seus carrões e se exibem em frente seus telões gigantes de led!
Bandas como AR15, Batidão e Msinck, que se acham as melhores do Pará, vivem nesse circulo vicioso de gravar músicas falando de djs e aparelhagens, o tempo todo, e além de gravarem pra aparelhagem, ainda pagam pros djs tocarem as proprias músicas que foram feitas pra eles...ou seja vc grava uma música de graça pro Superpop e ainda tem que pagar pro proprio Dj do Superpop tocar a música q foi feita pra ele! E ai, quando esse processo de "divulgação" nas aparelhagens é bem sucedido e uma música entra em evidencia...As aparelhagens fazem festas com bilheterias de 50 mil no minimo EM BELÉM, enquanto o que resta ao artista que tá com sua "música estourada" é ir tocar lá no oiapoque viajando em vans apertadas pela piçarra ou lá pras profundezas do marajó enfrentando correnteza braba pra ganhar mizeros 3, 4 mil que são dividos entre 12 ou mais componentes das bandas! No final das contas o cara não tem dinheiro pra comprar um equipamento decente pra produzir uma música melhor, não tem grana pra divulgar o trabalho, fazer um clipe que seja etc...não tem estrutura de palco...não tem nada, e os coitados PÕEM A CULPA DO TECNOBREGA NÃO ESTOURAR, NA TREMIDINHA OU NA GABY Q NÃO FALA DELES...!!!!
TIMPIN POR FAVOR DESENVOLVA UMA MATÉRIA SOBRE O SEGUINTE TEMA: O CARTEL DAS APARELHAGENS PARAENSES. Mas já te aviso, será extensa!

Ass: KLEBER LUÍS.

Kleber Luis, me adiciona no Facebook pra gente conversar melhor e tu me passar uns contatos? http://www.facebook.com/cabaredotimpin

Tecnobrega cultura de gente da periferia sem noção.

ENTENDA:

Um cara passa a semana trabalhando, ou até roubando na PRÓPRIA periferia, traficando viciando seus manos pra gastar enchendo o c* de cachaça, pó e massa.

E os Djs, donos de aparelhagens Playboys SIM são tratados como "reis" só por serem donos das aparelhagens 'desguiadas', mas são playboys SIM !

Abre o olho meu povo da periferia, a gente enche o bolso desses boy aí achando que tá fazendo o certo, mesmo "odiando os play", pagando de lalau ?!

Pera lá!

Todos os caras de Bandas de Tecnobrega já viram seu post amigo, mas dificilmente alguem vai vir aqui comentar pq o MEDO DAS APARELHAGENS impera no cenário paraense! É a verdadeira LEI DO SILÊNCIO!!! Quem comentar para de tocar...

cara entao o negocio eh serio assim???
eu componho melodys para as aparelhagens mas essa historio ai ta muito carregada!!!!
By: Werlen Apa

Pow, o kleber luis realmente falou tudo! é exatamente isso que acontece aqui no Pará.

Olá pessoal sou Deyvison dono e criador do site Portal do Melody bom, eu penso assim à espaço para todos os 3 tanto o Tecnomelody o Eletromelody quanto a Tremidinha, so que na matéria do programa a liga mostraram somente a Tremidinha eo Eletromelody sem que o verdadeiro Tecnomelody não foi demostrado para o publico Brasileiro, eu achei uma grande injustiça por não mostra todas as Bandas paraense assim que ganhou midia e popularidade foi as Aparelhagens ea Gang do Eletro quanto as Bandas Ar-15, Ark, 007 e entre outras ficaram chupando dedo, não tenho nada contra o Eletromelody nem com a Tremidinha pois eu curto todos esses Ritmo so digo que foi injustiça de não mostra o verdadeiro Tecnomelody.

Obrigado a Todos
Me siga no Twitter
@djdeyvisom
Siga o Site Portal do Melody
@portaldomelody

pow esse cara ai de cima só falou merda tremidinha eletro tecnomelody é tudo a mesma coisa só q um fala de amor e o outro de tremer mas tudo é um ritmo só não há diferença agora o q esse tal de kleber luis falou é realmente o q todo mundo queria falar mas tem medo da sua música parar de tocar ...o cara foi foda mesmo agora duvido algum dj vir aqui comentarkkkkk essa eu to pagando pra ver

Bom e o siguinte, sou dj de musica eletronica, mais gosto muito de tecnomelody, o poblema e que as bandas desse ritmo paraence, não conseguem produzir nada original,ou a musica e versão de alguma musica internacional ou a letra so fala de treme, aqui no pará o plubico de tecnomelody não liga muito pra oque ta tocando, apenas querem treme, so que o publico de fora do estado e diferente, pelo amor de deus vamos fazer musicas com letras bonitas e originais, que com certeza serão reconhecidos, outro ponto, ja pararam pra pensa porque as aparelhagens não saem aqui do estado, você paga 15 reas para ouvir o dj ficar falando a festa toda, mandado abraço toda hora parecendo o progama da xuxa, você esta esperando aquela musica que você gosta quando o dj coloca a musica, alem de não deixar a musica tocar toda anida fala canta a musica, se ele faz isso la em são paulo ou qualquer outro estado ele sera vaiado.

é verdade too com pit aee .. esse pessoal tem que mostrar representar o nosso pará bem..apesar de ja temos uma cantora Gaby Amarantos fazendo sucesso desejo a gang do Eletro mais ainda..que eles represente o pará melhor que a gaby poque pra mim a gaby não mostrou muita coisa..sooo queria falar dos Panelinhs Dela...aqui em belém temos muitas bandas que faz musica de letra e também versão ..mais fica bonitoo Como a BANDA BATIDÃO, BANDA BLANSH que hj era pra essa cantora da blansh ta em são paulo porque ela foi a cantora que fez a muisca ME LIBERA estourar ..e fim temos muitas bandas mita mesmo que faz sucesso quem déra se essas bandas tivese oportunidade de esta no lugar de gaby, gang,um dia possa que esteja, desejo muita sorte a todos os artista de belém-pá lembrando o pará tem coisa muito boa além desse tremidinha ,tem que mostrar também oque os artista faz com o coração fa muisca lindas que falam de amor e também falam de realidade e mostrar também que tem muita coisa que os artitas levam a serio no seu trabalhoo

olha so enquanto alguns ficam ai,nese comentari pesado uns,contra outros,sobre technomelody.trermedinha, olha só vocês tem que ir numa festa de verdade,aqui nopará.numa festa do ouro negro o som das marcantes.

Claro que eu sei que ea mesma coisa o negocio e que não estão dando espaço para as Bandas que não cantam Treme ta explicado agora????????
so passa na TV so treme so treme eu dou valor no treme nas romanticas também o negocio que é so treme na TV e fod..

Kleber Luis, pesquise e se atualize antes de fazer um comentário chulo e falar que a AR-15 vive de um ciclo vicioso, a AR-15 é um dos maiores nomes do Tecnomelody no Pará, eles não se acham, quem diz isso é povo que lota todos os shows por onde eles tocam, e cantam todas as músicas, essa banda não paga para as músicas deles serem tocadas, pois não precisam disso, até porquê a Banda AR-15 raramente grava músicas para aparelhagens/djs, é no começo da carreira sim, mas a banda só estorou por causa das dezenas de músicas com letras românticas, muitos sucessos, a cada 10 músicas de sucesso, 9 não citavam nome de aparelhagens, esse ano foram gravadas apenas 2 músicas para as principais aparelhagens do estado. A baixo vou colocar a lista com número de músicas que a AR-15 gravou para aparelhagens/djs/equipes.

2006 - 11 músicas
2007 - 23 músicas
2008 - 13 músicas
2009 - 5 músicas
2010 - 3 músicas
2011 - 1 música
2012 - 2 músicas

Por esses números você, Kleber, pode percerber que a AR-15 à um bom tempo já parou de fazer muitas gravações para djs e aparelhagens. Então falo mais uma vez, se atualize e se informe antes de fazer qualquer comentário sobre a AR-15.

PS.: Sou fã da Banda AR-15 e acompanho a carreira deles desde o começo. As aparelhagens deram muita força pra essa banda, mas como eu já disse, +ou- 90% das músicas de sucesso não contém letras para aparelhagens.

Jeff BEP vc é apenas mais um fã! Não sabe da metade da história! A AR15 todo mês sustenta um DJ que faz um programa muito famoso de aparelhagem em Belém, pra colocar a música deles na rádio!É 500, 600 reais todo santo mÊs... Se o Herisson pegasse o dinheiro que ele já gastou pra música dele tocar na rádio e comprasse estrutura de palco, q ele não tem, ele sempre aluga... a banda dele não se limitaria apenas a um par de cdj uma guitarra, um teclado e um monte de dançarino. Mas a questão não é a AR15 em si...são todas as bandas que sustentam aparelhagem invés de investirem em si proprios, por ACOMODAÇÃO!!!!Por isso não conseguem sair do eixo belém - macapá nunca!

concordo em partes com o nosso amigo kleber luis mas prefiro me manter calado!!!!!!!!!!!!

tinpim dê a sua opinião sobre o processo movido pelo super pop contra a aparelhagem badalasom para inpedir que ele (badalasom)tocasse em belèm

E quem é você? É DJzinho ou produtor de meia tigela que nem tem coragem de colocar o nome... Vocês são todos assim, um fala mal do outro, ficam detonando as bandas e etc... E sempre escodendo a cara! Engula suas palavras sem credibilidade. Estão todos comentando como anônimos, mas sei que muitos dos citados na postagem já vieram ler e comentar aqui.

Também quero ver um texto sobre os produtores que trabalham em função de aparelhagens. Eu moro em Belém e sei disso a muito tempo - produzir música na cena tecnobrega não da dinheiro algum

Senhores, voces deveriam profissionalizar, organizar e controlar as questões voltadas para o Tecnomelody. Vocês tem um diamante na mão. mas não estão sabendo lapidá-lo...Sou de SP, moro em SP mas so ouço Tecnomelody...No ultimo volume. Criem uma associação e profissionalizem !!! Grande Abraço !!!

Senhores, voces deveriam profissionalizar, organizar e controlar as questões voltadas para o Tecnomelody. Vocês tem um diamante na mão. mas não estão sabendo lapidá-lo...Sou de SP, moro em SP mas so ouço Tecnomelody...No ultimo volume. Criem uma associação e profissionalizem !!! Grande Abraço !!!

Donisete Bezerra
donibezerra@hotmail.com

ai amigos que curti o Tecnomelody acesse ai
http://www.portaldomelody.com
o melhor site de Tecnomelody do momento

val todos se lascar é o meha é o mega a melhor aparelhagem do pará

TEcnomelody tá morrendo as banda tudo tão gravando arrocha, os cantores tudo passando pro sertanejo...já era...esse ano o melody vai sumir de Belém!!!! As aparelhagens vão tudo se FUDERRRRRRRRRR

CONCORDO COM GENERO NUMERO E GRAU COM O AMIGO KLEBER LUIZ

como sempre todos descultem, batem boka...
o movimento tecnomelody parece mas um ringui onde todos querem oculpa o mesmo espaco. o pará e xeio de cultura somente os incruspuletos não ver isso (Y)
por isso vem umas bandas de fora pega as musicas daki e estoura la fora como foi o caso que ja aconteceu, quantos as aparelhagens elas n passa de luxo onde o trabalho de produtor dura apenas metade de 2min... enquanto eles gastão hras na frente do pc...

Edson pyolla

O que falta nessa budega se chama profissionalização!!!! Quanto tempo vcs querem esperar pra constatar o óbvio? Sejam originais e as chances de sucesso nacional vão aumentar. Ninguém curte por muito tempo uma música requentada! Um grande artista precisa enfrentar muitas dificuldades para estourar de verdade. Então, não desanimem. Busquem originalidade e parem de pensar pequeno e continuar nessa mesmice de se cagar de medo das aparelhagens. Quem quer ter sucesso, se arrisca! Pensem nisso.

Maurício

poow mano,ta td mundo fallando só de gang do eletro & tals,e tbm essa gaby amarantos não canta nada,procura ae quais são as músicas que ella fez,poucas...
Tão fallando di td menos da banda TECHNO MACHINI essa siim é uma banda legal,faz as músicas pras equipes e aparelhagens de todo o canto do Pará,só acho que eles deveriam ver isso,não é só pq a Gang Do Eletro tem história que td mundo vai gostar só delles... Tbm não éh assim néh cara,vamos prestar + atenção nisso ae...
Techno machine,sou fã da banda,gostaria dii ter tds as músicas da banda + só teenho as que eu baixo msm..

De uma vez por todas, PARA DE FALAR DO "ELETROHOUSE EUROPEU", puta que pariu, que irritante, até parece que não manja do assunto (às vezes não manja mesmo)

EI ANONIMO, PARA DE FALAR MERDA SEU FUDIDO FILHO DUMA PUTA. TU QUE VAI SUMIR PAU NU CÚ

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More