quinta-feira, 4 de abril de 2013

A polêmica em torno de Joelma & O desabafo de um blogueiro (eu)


Toda essa polêmica envolvendo as declarações da Joelma explicitou algo que faz tempo que tenho percebido: a radicalização das opiniões das pessoas com relação a banda Calypso em geral e a Joelma em particular. Parece que só existem duas posturas, ou a admiração apaixonada ou o ódio insidioso. Daria um ótimo tema para estudos psicológicos que talvez trouxessem à luz aspectos interessantes da psicologia do povo brasileiro.



Vejamos o caso dos fãs. O fanatismo dos fãs da banda Calypso não encontra paralelo com nenhum outro caso na musica brasileira. Eles fazem plantões nos aeroportos para conseguirem uma foto ou até mesmo apenas para ver o casal Joelma e Chimbinha passarem. Fazem caravanas para assistir ao trocentézimo show em cidades muita vezes distantes. Fazem questão de possuírem a discografia original, em formato físico, desprezando a simples posse da discografia em arquivos de mp3. Compram souvenires  da loja virtual da banda, além de manter um ativismo constante nas redes sociais.

Já os detratores... bem, os detratores estão aí aos milhares. Nas redes sociais não faltaram tópicos e declarações do tipo "Joelma, equívoco é você existir", "Espero que esse lixo de banda acabe de uma vez" ou "o sucesso dessa banda é mais uma prova da burrice do povo brasileiro", etc, etc e etc. E olha que tais frases foram escritas por pessoas que se dizem esclarecidas, com alta formação cultural e que se manifestaram por conta do preconceito de Joelma com relação ao homosexualismo. Reclamam do preconceito COM preconceito.

Que fique claro que não se trata aqui de defender Joelma. Ela errou em suas declarações, isso é ponto passivo. A questão aqui é, mais uma vez e sempre, o preconceito que a suposta "classe pensante" brasileira tem contra a música feita e consumida pelo povo. Essa mesma "classe" que expressa seu ódio por Joelma, foi a que comemorou quando Gusttavo Lima anunciou que talvez encerrasse sua carreira. É a mesma que diz que Wesley Safadão não faz forró e que tecnobrega e funk são música de favelados.

São viúvos e viúvas da época das gravadoras, quando os artistas populares financiavam a existência de artistas de vanguarda. Agora as cartas estão na mão de escritórios comerciais e este modelo de uma parcela do cast financiar a outra acabou. Fazem tanto barulho por nada que não tem ouvidos para a nova musica popular que está sendo produzida, não reconhece que ela está avançando sim, em termos de qualidade. Qualificam como lixo e nem se dão ao luxo de escutá-la com atenção. É preciso que alguém de fora a reconheça como boa, como frequentemente ocorre com o funk e o tecnobrega.

Sertanejo, forró, arrocha e outros ritmos ainda não possuem visibilidade no exterior, mas talvez a Copa do Mundo e a Olimpíada revertam essa situação.É apenas uma esperança, não uma certeza, mas uma certeza pelo menos temos, não será da "classe pensante" que virá o reconhecimento de que a musica popular atual é relevante em termos culturais.

24 comentários:

Essa polêmica em volta da Joelma , ta ficando chato já , nunca vi, todos sabem qe ela não fez comprações nenhuma ! agora pulem pra outra ...

Ama gustavo lima , luan santana e Banda Calypso , o povo brasileiro so mete o pau nos artistas daqui , agora os Internacionais só falta lamber !

Eu ama a Banda Calypso sempreee ... Joelma é minha DIVA !

Vão se fuder não é mais uma ou menos uma polêmica que vai fazer a joelma perder o brilho que tem. bando de idiotas que se deixam levar pro uma manchete de jornal.

Sem palavras parabéns pela escrita.

ARRASOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOU *-*

concordo plenamente, sou fã da banda calypso e sempre serei, e os crítios arrogantes que não respeitam e não querem ver o sucesso de muitos daqui, só querem dar valor aos artistas de fora e ao mesmo tempo buscam cultura na musica brasileira. assim fica dificil entender alguns crítios brasileiros.

Eu amo a Banda Calypso e sempre vou amar , recalque tem em todo luga né gente ! Isso é Calypsooooooooo , simboraaaaa !

Parabéns pelo blog, vc falou tudoooo!

falou tudo que a classe revoltados pracisam ver para cair na real, que essas polêmicas idiotas ñ vão conseguir derrubar quem nasceu para vencer!

Calypso é minha vida e joelma é minha diva #aceitaquedoimenos !

É o que eu penso: um país só cresce quando se aceita do jeito que é. O Brasil é de Gusttavos, Joelmas, Gabys, e também de Seus Jorges, Calcanhotos e Telós também! (:D). Resumidamente, incrível pensar que temos um território tão imenso e pensamentos em relação a nossa produção do tamanho de um grão de café...

A joelma tbm tem direito dar sua opniao,ela nao quis ofender ninguem,e q os Brasileiros nao sabem da valor ao q tem agora quando e um la de fora como USA,europa japao so faltam da o cu pra eles laber.

O que é Expressar opinião no Brasill??? Acho que ninguem sabe responder,, pois qualquer coisa que venhamos falar ja se caracteriza preconceito ou bulling.... Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões... Existe?? BRASIL

Falou por você, naum pelo o q o povo brasileiro pensa. Assumi que voc é fã da banda e só tá defendendo ela. A verdade ta ai pra quem quiser ver, a propria naum tem segurança nenhum em kda palavra q fala, axa que vai converter todo os gays do mundo. Mais eu, voc que é sabe, q isso naum tem mudança.

A Joelma não fez comparação nenhuma!!
e ela foi mt cincera pelo menos ela deu sua opinião eu apoio ela!!
pelo menos ela não é piolho q vai pela cabeça do povo ela é realista!!!
Ela ta de parabéns,e não vai ser essa merda q vai acabar com a beleza dela não!!!

Sempre fui fã tem mais de 10 anos , era louco , mas todo o meu amor virou ódio! quero esquecer que ela existe , pior traição dá minha vida .

A Joelma deu uma declaração homofóbica sim, queridos fanzocas tapados! É a opinião dela, expressa livremente (dentro da liberdade de expressão q ela tem direito), mas é uma opinião homofóbica, expressão homofóbica. Opinou e sofreu as consequências. Por outro lado, muita gente q odeia a banda Calypso e q odeia artistas vindos do povo e q tocam para o povo (q não são os "artistas universitários", "cultos", a elite da "MPB" ou do "rock de classe média") aproveitou a situação pra poder expressar suas opiniões d ódio à banda. Para eles, seria ótimo q, por conta da polêmica da Joelma, o Calypso acabasse. Mas esses elitistas fudidos vão ficar só na vontade, pelo jeito! - Elitistas, reconheçam q o Brasil é bem maior q o seu playground! - Joelma, aprenda a considerar a satisfação q cada um tem em ser o q é, seja homossexual ou qlq coisa! Desde q não prejudique o próximo, podemos ser qlq coisa. E os homo. não prejudicam ninguém. A mesma incompreensão d quem quer "converter" os fãs do calypso à "boa música" é a mesma imcompreensão d Joelma q quer converter os gays em hetero. Aprendam a compreender o próximo, caralho!

Comestes merda antes de escrever esse texto? Com cretinice a la Ronaldo, só falta dizeres que música não se faz com talento. Essa nova música do Brasil é lixo e não se discute. Os grandes mafiosos do império midiático brasileiro perceberam o grande filão que podiam usufruir da baixa capacidade cultural do nosso povo, por isso esse despejo incessante de fezes sonoras no mercado musical, que impacta diretamente na qualidade da música popular. Por ser popular a música não deve necessariamente ser pobre e podre. Os abutres sempre buscam uma forma de ganhar o seu sujo dinheirinho: basta um povo burro e cretino.

Meus queridos também sou gay assumido. A Joelma tem toda razão no que declarou, sim, razão porque eu já passei por isso, muitas vezes me neguei, me escondi e tentei me livrar disso como se fosse realmente um vício. Hoje sou bemos resolvido, vou na igreja, amo demais essa mulher,essa banda, e concordo em tudo e com tudo que ela faz e fala. Eternamente serei fa e amarei Joelma e sua banda.........

Cabra, deixando Calypso de lado, Gusttavo Lima: não gosto da música! Não tenho nada contra, exceto o fato de dizer que é sertanjo.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More