quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pagando Pau 1

Os sites que falam sobre os ritmos populares de uma maneira séria e respeitosa começam a proliferar na internet brasileira, para a minha imensa felicidade. A maioria é tocada por fãs e amadores, entenda-se: não jornalistas. Como essa prática ainda é recente, encontramos muita riqueza de informações, mas pouca análise crítica. Defeito de todo fã. Até eu, às vezes me flagro praticando auto censura na hora de apontar defeitos em bandas que eu admiro muito, como o Forró do Muído, Grupo Tradição, Aviões do Forró, Banda Calypso ou Victor & Leo. No entanto existem também honrosas exceções. A primeira delas é o site Blognejo.

Dentre os exemplos de amizades recentes que ando fazendo e que relatei em meu post sobre as assessorias de imprensa, a do Marcus é uma das mais produtivas, para ambas as partes. Seu blog é atualizado com freqüência quase diária e trás muita informação e as vezes muita polêmica. Como na matéria em que ele denuncia o clima pesadíssimo em que está sendo feita a separação da dupla Edson & Hudson. Mas também rola diversão, como quando ele apresenta nomes bizarros de duplas sertanejas. Como se tudo isso não bastasse, temos também idéias geniais, como o Top Five, onde expões cinco situações com temas correlatos. sou fã do blog do cara e recomendo a todos que insiram ele na sua relação de leituras diárias.

Como exemplo da qualidade do trabalho do Marcus e aproveitando o gancho que foi a coluna dessa semana no site Bis MTV com João Bosco & Vinicius, que praticamente criaram o termo Sertanejo Universitário, vou colar aqui o Top Five que conta a história desse gênero. Aproveitem!

O Sertanejo Universitário em Cinco Tempos

1. BRUNO & MARRONE ESBOÇARAM

CD de voz e violão, pirateado, com um punhado de regravações e a posterior gravação de um DVD com várias músicas inéditas e regravações, mas num esquema acústico bem melhor elaborado e que vendeu horrores. Parece a história de uma dupla universitária, não é verdade? Só que estou me referindo a Bruno & Marrone, que, sem saber, desenhavam as primeiras etapas da história de sucesso desse novo segmento dentro da música sertaneja, isso cerca de 4 anos antes do surgimento para o Brasil de nomes como o da dupla abaixo.

2. JOÃO BOSCO & VINÍCIUS LANÇARAM

Vendo o sucesso que aquele esqueminha de Bruno & Marrone fez com a galera jovem, essa dupla resolveu seguir na mesma linha. CD pirateado, regravações, inéditas que pegaram, mas desta vez eles fizeram com a total consciência do público que pretendiam atingir. Galera jovem ,de preferência universitários, que passaram a lotar festas e a cantarolar as músicas para todo lado que iam, principalmente em sons de carros.

3. CÉSAR MENOTTI & FABIANO CONSAGRARAM

Os irmãos de BH fizeram a mesma coisa que João Bosco & Vinícius, só que se apressaram em gravar um DVD top de linha e lançá-lo para todo o Brasil através de uma das maiores gravadoras do país. O resultado: sucesso nacional, presença constante em programas de TV, músicas de sucesso. Enfim, o Brasil inteiro passou a conhecer e amar o estilo universitário.

4. VICTOR & LÉO RENEGARAM

Como é de praxe, o público universitário tende a mudar de dupla preferida a cada seis meses. Acontece que esses dois rapazes tinham um esquema parecido, com regravações, acústico, o que fez com que o público se identificasse e automaticamente rotulasse como sendo o mesmo estilo das duplas anteriores. Eles então fizeram um esforço para se desvencilhar do rótulo e mostrar que tinham um trabalho diferente. Soltaram até uma nota no site oficial repudiando o termo. De certa forma deu certo, já que seu público hoje é muito mais abrangente e seu trabalho é definitivamente diferente e original.

5. ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO ATACARAM


Uma das duplas mais amadas de todos os tempos resolveu atacar os novatos que estavam surgindo valendo-se do rótulo universitário, negando a antiga lenda de que os sertanejos eram uma família. Usaram frases como: “o sertanejo universitário repetiu de ano”, “eu sou mestre”, “eles são uma mentira musical”. Pesado, vindo de quem um dia também começou cantando em meio a farpas.

.........................................

Outro site para o qual eu pago um pau filho da puta é o Território Sertanejo. Não fiz amizade ainda com o Fabinho Dornelles, o dono do cafofo, mas posso garantir que acompanho de perto tudo o que sai lá. Num post dessa semana, foram apresentadas algumas das piores capas de todos os tempos. Vou apresentar algumas para vocês. Lá no blog tem mais, inclusive com textos explicativos. Divirtam-se!



0 comentários:

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More