quarta-feira, 29 de julho de 2009

Stefhany é POP e ponto!!!


Já falei que a Stefhany não é um viral, repito quantas vezes forem necessárias que o talento dela é imensamente maior que a sua capacidade de fazer virais. A Volkswagen, no entanto, parece que não pensa assim e contratou nossa Diva Absoluta para ser sua nova garota propaganda. Mas não uma propaganda como as que estamos acostumados a assistir nos intervalos da programação televisiva ou em páginas e mais páginas da Revista Veja. Os publicitários estão se adequando aos novos tempos e a campanha nova da Volks seria aquilo que poderíamos chamar de Viral Artificial.

Com seu clipe da música "Eu Sou Stefhany" ela havia involuntariamente feito um marketing perfeito para o Crossfox. E de graça. O reconhecimento a empresa alemã foi feito no programa do Luciano Huck, onde deram a ela um carro zerinho. Era o mínimo que poderiam ter feito. A contratação de Stefhany é um passo além desse mínimo. A campanha chama-se Stefhany Trocou de Carro, com Hot Site, comunidade no Orkut, Twiter e tudo mais que a Internet 2.0 pode oferecer. A tática para forçar o viral é não revelar quem é o contratante, isto é, o internauta assiste o vídeo na web e tenta advinhar qual é a grande empresa por trás da campanha. Os 200 primeiros a acertarem ganham uma foto autografada. Poderia ser um disco, né não?

Bom, tá na cara que é a Volks, não estou sacaneando viral de filho da puta nenhum aqui.

Nesse momento até seria cabível um vendida! mas seria sacanagem de minha parte. Se partirmos do pressuposto que os clipes toscos da Diva Absoluta comprometeram a imagem dela por anos, uma presença maciça na mídia, mesmo que na web, será proveitosa. Só que como sua ascenção ao topo parece ser irresistível, ela segue distraída e vencendo. No próximo sábado ela se apresenta no Forró do Sitio, umas das principais casas de shows de Fortaleza, no Ceará. Pra quem não sabe, o Forró do Sitio é o templo sagrado dos Aviões do Forró e do Forró do Muído.

Tudo o que este escriba mais sonha nessa vida é que ela caia nas mãos de um bom produtor, nem que para isso o pacote inclua uma lamentável contratação por uma gravadora. A independencia precisa da Stefhany, mas a Stefhany precisa ainda mais de uma boa produção que catalize seu talento latente.

Fico na torcida e na esperança de que um dia ela me dê bola. Ave Maria cheia de graça bem dita sois vós......

*Atualização

O video "Eu sou Stefhany", após mais de DOIS MILHÕES de acessos foi retirado do Youtube a pedido da gravadora (sempre elas!) Universal Music. Na época da apresentação de Stefhany no Caldeirão do Huck a Globo já tinha entrado em contato com a Vanessa Carlton e a cantora não permitiu que a versão de sua música fosse tocada no programa. Até aí tudo bem, apesar de euzinho aqui achar ridículo. O Luciano Huck até lançou uma campanha Libera Vanessa.



O pessoal do Forró em Sampa, ao noticiar o caso, inclusive comenta:

"Agora resta saber se o You Tube retirará todos os vídeos semelhantes do ar… será que é o fim da liberdade dos vídeos no You Tube? Não teria Stefhany também colaborado indiretamente para uma divulgação ainda maior do trabalho de Vanessa? Ou apenas um caso isolado que chamou a atenção pelo sucesso e repercussão do vídeo? A montadora, que foi beneficiada e reconheceu isso dando de presente com um automóvel à cantora , deveria também pagar pelos direitos autorais ou parte deles? Quem está certo: a Vanessa Carlton que exige direitos ou a Volks que reconhece sucesso e criatividade do vídeo?" (o artigo original pode ser lido aqui)

Eu digo mais, e se as gravadoras gringas descobrirem que os forrozeiros deitam e rolam fazendo versões de musicas em inglês vai ocorrer o que? Uma caça às bruxas pelo norte e nordeste inteiro? A terceira guerra mundial? Parece que os sinais estão claros, as antigas gravadoras gigantes estão prestes a desabar sobre nós e antes de dar o último suspiro ainda vão berrar muito e nos trazer muitos problemas.



Enquanto isso fica a dica aqui. Uma das maiores tendencias da musica popular brasileira (a verdadeiramente popular, não a catatônica MPB) é que os fãs estão se tornando os grandes divulgadores do trabalho de seus artistas preferidos. Seja através de blogs, Orkut ou o escambau. E o melhor site pra se saber notícias da Diva é ESSE DAQUI Ó. Depois, quando esse post for descendo, vocês podem achar o link no box Blogs Amigos na coluna da direita. EXclusive, se você amigo internauta, tiver um blog e linkar o Cabaré, me avisa que eu retribuo o link. O aviso pode ser feito nos comentários. INclusive, será que ESSA PORRA de comentários está funcionando, até hoje nunca ninguem comentou aqui no Cabaré. Mistééééérios.

2 comentários:

A Sthefany é uma excelente cantora,tem carisma e presença de palco porém precisa urgentemente de uma boa produção!
Torço pra que ela encontre pessoas inteligentes,bacanas e legais na vida e que não precise re render aos moldes das gravadoras.O melhor caminho pro artista do futuro é ser independente!
Se ela encontrar as pessoas certas que não a explorem e que a deixem criar sua música com liberdade, ela tem tudo pra se eternizar como a musa do POP MOB Nacional!
o Tim seria o cara ideal pra cuidar da carreira da Sthefany,e se ele quiser umas dicas de figurino e cenários pra clips novos estamos aí..rs..rs.rs.rs..

Aline, no novo site dela conta a seguinte informação:

[ A carreira da cantora passou a ser administrada pela SDR Produções, comandada pelo empresário Silvio Rodrigues, uma das maiores empresas do Show Business do país, que a partir de agosto coloca a disposição da cantora uma mega produção que acompanhará a nova fase da turnê da artista que não podia ter outro nome, "Absoluta". ]

Agora você e eu já podemos dormir tranquilos. Em camas separadas, que fique bem claro.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More