segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Victor e Leo gravam DVD em São Paulo e deixam interrogação no ar

Voltando a ativa. Pessoal, seguinte ó. Pelo post anterior vocês ficaram sabendo que estamos criando um blog coletivo onde qualquer um que manjar de algum ritmo da Musica Original Brasileira e escrever bem pode participar. Para aquecermos os motores, vou publicar aqui um texto escrito por uma futura colaboradora, Karla Ikeda. Ela foi nossa enviada especial na gravação do novo DVD do Victor & Leo. Espero que gostem. Eu gostei.

Outra coisa, a dupla fez umas declarações polêmicas na coletiva que antecedeu o show. Sobre esse assunto tenho muito a dizer e direi amanhã. Vocês (e a dupla) não perdem por esperar.

Victor e Leo gravam DVD em São Paulo e deixam interrogação no ar

Essa semana aconteceu em São Paulo a gravação do DVD do Victor e Leo e devo dizer: Projeto audacioso! Não é qualquer artista que lota um Ginásio do Ibirapuera dois dias no meio da semana, mas quem tem a músicas na abertura de uma novela global pode! E pode mesmo! Acompanhei o segundo dia de gravação e lá vi pessoas de todas as idades e de vários cantos do Brasil, quiçá do mundo (tá acho que estou exagerando, mas que seja). Fiquei impressionada com uma senhorinha com faixinha de glitter com o nome da dupla amarrada na testa, seria fofo se não fosse cômico (ok! esse comentário foi maldoso).

Antes de falar da gravação em si, apenas uma introdução sobre a expectativa para o evento. Me considero uma pessoa eclética, gosto de sertanejo e acho a música de Victor e Léo muito envolvente, daquele tipo que a gente escuta e já viaja, nesse caso, para uma casinha no campo em um clima bem tranquilo. Sinto que a dupla resgata as raízes sertanejas (aliás, fui informada de que o Victor - ou seria o Léo? - não gosta que classifiquem o som da dupla como "sertanejo", mas, como não imagino nenhuma outra classificação para o estilo, sigo com essa nomenclatura), mas de uma maneira mais atual, sem cair no segmento universitário que também está na moda, mas mantendo essa coisa mais tradicional mesmo... Não sei explicar ao certo, diria tradicional moderno se isso existisse ou se fosse possível que me compreendessem dessa forma.

Fiquei feliz com a possibilidade de assistir à gravação do DVD e vi que muitas pessoas (mesmo aquelas que eu nunca ia imaginar que gostariam de ir em um show sertanejo) ficaram com uma invejinha (boa espero eu) de mim. Ou seja, os caras são OS CARAS mesmo! A empolgação era tamanha que até cheguei a buscar na internet se as músicas que seriam tocadas já estavam disponíveis para eu não ficar brisando no show e fiquei pasma ao ver que algumas músicas gravadas na noite anterior já estavam disponíveis. Pasma e mais empolgada ainda, pois o cenário era lindo, eles iriam cantar algumas músicas dos cds anteriores, regravar Alceu Valença - "Tu vens", perdida eu não ia ficar, então só alegria! 'Bora pra festa!!!

Como fui apenas no segundo dia de gravação, perdi a chance de ver as participações de Alcione e de Renato Teixeira. Na quinta-feira era só o Victor, o Léo, a banda e o público. Até aí tudo continuava ótimo e, nem mesmo o atraso para o início do show (que estava marcado para começar às 22h, mas que nesse horário só víamos os músicos em cima do palco passando som - aquilo era hora?), desanimava os fãs de todo o canto que lotavam o ginásio.

A primeira música foi "Borboletas" e, em seguida, a dupla emendou outro sucesso "Fotos". Fiquei arrepiada, de verdade, fiquei vendo aquele povo todo em pé, cantando, batendo palmas e até pulando e pensando na emoção dos dois em cima do palco, imaginando o DVD pronto. Tenho dessas coisas, sempre que vejo um DVD ao vivo e o público todo super animado, paro para pensar na batalha do artista para ter chegado àquele estágio e me emociono.

Aquela estrutura toda também me impressionou, ok que eu já tinha visto pela internet, mas ao vivo é diferente e fora que, quando chegamos estava, obviamente, tudo desligado e, quando acederam aqueles leds todos no palco e em volta da arquibanca, aqueles canhões de luz... Passaram várias coisas na minha cabeça, o trabalho que deve ter dado fazer aquilo tudo, em cada detalhe que precisaram pensar para decorar um lugar como o Ginásio do Ibirapuera, para posicionar as câmeras, a grana que deve ter sido gasta. É tanta coisa que não tem como não valorizar o trabalho realizado e, pensando bem, mesmo que fosse um dvd de um grupo qualquer na esquina, não deixa de ser trabalhoso (ou não)!

Enfim, vendo o começo do show tinha tudo para ser um evento maravilhoso e inesquecível, mais até do que o show da Madonna, pois no dia que eu fui nem estava tão cheio assim e as pessoas nem pareciam tão ignorantemente empolgadas como na gravação do DVD do Victor e Leo, mas o fato é que, de repente, o clima do show que estava lá no alto despencou de tal forma que eu estou sem entender até agora!

Juro, dessa vez não estou exagerando!!! Tudo começou quando eles resolveram cantar uma música inédia... lentíssima... as pessoas começaram a se sentar, se sentar e, de repente, até umas fãs muito, mas muito empolgadas mesmo, daquele tipo "vergonha alheia" que estavam próximas de mim se sentaram também! Olhei para trás e uma moça estava cochilando encostada no marido (?)... Era inacreditável!

O Victor, talvez pelo fato de ficar mais focado, com o microfone no pedestal por causa do violão e tal, também parecia desanimado. Parecia não interagir muito com o público, ao contrário do irmão que às vezes começava a rebolar e a andar pelo avanço do palco para delírio das cowgirls de plantão. Em um dado momento, os dois foram para a frente do avanço do palco e, no caminho, tiraram fotos com fãs que estavam no miolo entre o palco principal e o "secundário" por assim dizer. Momento de histeria rápida, mas o que prevalecia mesmo era o tédio.

As pessoas se animaram um pouco quando a dupla cantou "Nada normal", mas nada se comparava à energia que me arrepiou nas primeiras música. Victor e Leo voltaram para o palco principal, cantaram sucessos como a ótima música "do sapo que caiu na lagoa". Algumas pessoas voltaram a se levantar, mas a verdade... A verdade é que tava tudo muito morto na minha opinião!

Minhas amigas e eu pegamos nossas coisas e fomos embora. Na saída vimos outras pessoas saindo também e, no estacionamento, comentaram com a gente que o pessoal do dia anterior também saiu reclamando do show, porque demorou para começar (normal), porque repetiram mil vezes as mesmas músicas (mais normal ainda em se tratando de uma gravação de DVD), porque não acharam lá essas coisas (fiquei até aliviada, achei que nós é que éramos implicantes).

Não sei se depois a galera tomou uma injeção de ânimo, sei que o show acabou lá pelas duas da manhã.

Em alguns momentos, senti que a própria dupla parece que abriu mão, do tipo: "gravamos o legal ontem e hoje estamos aqui para cumprir tabela e garantir mais umas imagens", na música que eles disseram que gravaram na noite anterior com Renato Teixeira é que isso ficou claro para mim, pois não senti uma entrega, a maior parte da música foi o público que cantou (aliás... acho que foi depois disso que o povo "brochou") e, como o que vai para o DVD é a participação mesmo, que se dane!

No fundo, no fundo concluímos que quem errou foi o produtor musical! Quem pensou na ordem do repertório não deve ter percebido que as músicas no meio do show declinavam. Não digo nem de qualidade, mas de ritmo mesmo! Ter a sensibilidade de mesclar músicas mais para cima e mais conhecidas entre as inéditas e mais românticas. Sei lá! Não entendo muito bem disso, por isso mesmo não faço essas coisas, mas entendo do resultado no show; da visão do público; da minha visão lá em um primeiro momento super feliz de estar ali e, em seguida, já pensando na minha cama e no horário que eu teria que acordar no dia seguinte.

Fora isso, minha amiga que não parava de repetir: "o problema é o arranjo! esses arranjos novos! o problema é o arranjo!" e era mesmo. Como ela também não cansava de dizer, mesmo as músicas já conhecidas, a versão dos cds anteriores é mesmo diferente! Volto até a falar da música "do sapo que caiu na lagoa", adoro essa música; ela já cansou de animar churrascos e afins, mas no dvd...

Não quero falar mal simplesmente por falar, mesmo porque reconheço que os caras são talentosos e que merecem muito estar onde estão, além disso, foi uma produção maravilhosa já disse e repito isso quantas vezes for necessário! Tenho certeza, também, de que o DVD será muito bom, apesar dos pesares. Ainda tem edição, tem o primeiro dia de gravação que eu não vi, tem muita água para rolar, mas não posso negar minha surpresa, negativa, com o desfecho da minha noite! Não que não tenha valido a pena, pelo contrário, foi uma noite ótima, mas abaixo das minhas expectativas e, como diz o ditado "criou expectativa dá m...." vai ver que o problema foi mais meu do que do show! Assim espero, por eles e também pelos fãs; pelos tantos fãs que vieram de longe, como uma menina que ouvi dizer que saiu do Piauí para vê-los! Eles merecem!

Karla Ikeda

20 comentários:

O DVD deixou sim a desejar,musicalmente os fãs não sentiram tanto por que já estavam sabendo as músicas novas..
Mas teve a pior das decepções que foi a criação de uma aréa VIP onde só entrariam modelos contratadas,como erraram na conta ou não conseguiram encontar mulheres de 1,80, loiras e de olhos verdes que enchessem a tal Ilha VIP,começaram a fazer a seleção dentro do próprio estádio e então a produção foi a caça das melhores meninas,as feias não entravam na Ilha,podiam implorar que não entravam...E isso foi tdo feito
as claras,no orkut tem até o cartaz da seleção pra orientar o pessoal da produção.Isso foi o Fim..Decepção total..Mas a Jaque pode relatar melhor tudo isso por que ela estava lá..
Agora quanto a entrevista em que o Victor enfiou o pé na Jaca,eu já vou me adiantar e dar minha opinião a respeito.
Eu vi o video e li a entrevista,e o Victor diz sim com todas as letras que não faz sertanejo universitário e não é por que forma uma dupla com o irmão que é necessáriamente sertanejo,que eles tem estilo próprio e que tocam desde blues ao rock..
Eles não estão errados não,por que não estão fazendo mesmo o sertanejo. Mas essa negação abrupta causa estranehza no público que não consegue desvencilha-los do sertanejo.E muito menos a mídia que precisa sempre de um rótulo.
Eu entendi o que o Victor quis fazer,ele está tão irritado da mídia sempre classificar a dupla como sertanejo universitário que quis dar um basta e está usando a denominação dada pelo Renato Teixeira de Folk brasileiro como a sua própria denominação de estilo..
Só que ninguém entende que porra é essa de Folk aqui no Brasil,Folk é um termo antigo e americano demais,não cola aqui no Brasil,não vira,as pessoas nunca vão entender e se acostumar com isso.
A essa altura do campeonato querer se desvencilhar do sertanejo meu caro Victor, é BURRICE! E foi exatamente por isso que optaram por Alcione e Reanato Teixeira como participações especiais,justamente pra se livrarem do rótulo de sertanejos universitários..

Concordo inteiramente com a Keila, a partir de um determinado momento, senão me engano, qdo cantaram a música "Muito Natural" deu uma queda no show, ficou apático por bom tempo, na minha opinião só ganhou um up no finzinho, com as músicas em espanhol, mas aí muita gente já tinha ido embora. Além disso a sony anda fazendo uma "verdadeira caça às bruxas" com os vídeos sobre a dupla. Chegaram a excluir minha conta no youtube por denúncia de violação de direitos autorais, isso pq não tinha sequer um vídeo desse
DVD, havia 2 videos de músicas novas, mas cantadas em shows anteriores, bastava excluir essas duas né! Excluiram até um video de Borboletas que tá mais rodada que táxi de SP!

Pô Jaque, é sério isso? Pusta sacanagem por parte da Sony. Mas e então, vai escrever sua resenha do show pra mim postar aqui?

Aline, basta então vc explicar pro Victor que o que ele faz é Musica Original Brasileira. Simples assim.

Agora quanto as declarações dele, gosto de usar a metáfora de uma casa. O tal público diferenciado que ele alega ter (e tem) é como se fosse as paredes de uma casa. São mais visíveis, são coloridos, afinal é essencialmente classe média, aparece muito mais na mídia. Só que é uma ilusão. O alicerçe da casa é o imenso público do sertanejo e aí também é classe média, mas também é classe alta, baixa, baixíssima e lá vai cacete. E esse público é o responsável pelo sucesso e com uma declaração atrás da outra deste nível ele está perdendo essa base. Um dia a casa cai e quando cair, eles descobrirão que a Sony não dispõe de uma Departamento de Defesa Civil para socorrê-los. É como eu costumo dizer, reputação é algo que leva anos para ser contruída e segundos para ser demolida.

Ao invés de eles usarem o respeito que conquistaram para estendê-lo aos ritmos populares (que eu tanto e a duras penas defendo), fizeram o caminho inverso e os renegam para tentarem cair nas graças da Zelite Cultural. Lamentável Victor Chaves. lamentável.

Pois é Tim,eu juro que tentei explicar pro Victor(através de sites e orkut) que o que ele faz é MOB,mas o HOMI parece estar lobotomizado pelas Zelites Globais e o diabo a quatro..Tá é fazendo merda, uma em cima da outra.Onde já se viu chamar a Alcione que é Samba pra participar do DVD?!A participação dela ficou bonita,mas não tem nada a ver com a história músical da dupla.
Por isso que digo que estou cansada de falar ao Vento,e a gora a Sony promovendo caça as bruxas nos videos dos fãs,está cada dia pior argumentar a favor de V&L..Eu vou lavar as minahs mãos e ver a casa ruir,não tem mais jeito..

E o que é maios contratidório disso tudo é que as Zelites Culturais( a revista Veja) nunca vai enxergar a dupla como Folk,eles sempre farão parte da Discote Caipira,os Mauricinhos do Sertanejo Universitário..Por isso que digo que é BURRICE das grandes essa negaçaõ do sertanejo.Veja o exemplo do Brasilian Day,V&L tiveram uma participção infíma se comparada a Elba Ramalho,Alcione e os outros que não lembro o nome..
Mas a lobotomização promovida pela maledeta da Sony não os faz exxergar isso..

Jaque, é Karla não Keyla ;)
Quanto à caça aos vídeos do youtube... bom, os vídeos ajudam na divulgação, né? nem sei se é mesmo a Sony que está fazendo isso, talvez seja a própria produção da dupla, fica a dica! e a qualidade de vídeos do youtube é tão baixa que é a maior besteira proibir... chama-se marketing viral/guerrilha... ou como se quiser nomear! só dar uma pesquisadinha e ver o quanto é eficiente e o quanto é burrice barrar!

Jaque, é Karla não Keyla ;)
Quanto à caça aos vídeos do youtube... bom, os vídeos ajudam na divulgação, né? nem sei se é mesmo a Sony que está fazendo isso, talvez seja a própria produção da dupla, fica a dica! e a qualidade de vídeos do youtube é tão baixa que é a maior besteira proibir... chama-se marketing viral/guerrilha... ou como se quiser nomear! só dar uma pesquisadinha e ver o quanto é eficiente e o quanto é burrice barrar!

Este comentário foi removido pelo autor.

Fala, negada. Fala Tim, Aline e Jaque. Conheço vcs de comentários, é a primeira vez que escrevo. Mas tem uma justificativa: eu penso exatamente o contrário de um ponto q vcs abordaram.

Não fica claro pra vcs que essas notícias veiculadas sobre "victor ingrato feio e bobo renega o sertanejo" é coisa de mídia "dazelite?" Vcs nunca viram a má vontade com que eles tratam revistas "dazelite", como a Caras e a Veja? Basta ver que o troco é descarado, uma chamando a dupla de 'mauricinhos', e outra estampando que eles "renegam o sertanejo".

Lendo as resenhas do show, achei um puta tapa na cara as duas participações terem cantado as duas músicas mais caipiras que a dupla tem no repertório. Pô, o cara chamou a Alcione pra cantar uma toada sertanejinha de estilo antigo.

A mídia é ruim. A "dazelite" é um lixo.

Não concordam em nada cmg? hehe...

Aguardando o texto do Tim... abraço

Não fica não EDNO..rs.rs.rs..
Eu acompanho a carreira da dupla já a dois anos bem de perto,e desde sempre o Victor detestou o rótulo de sertanejo Universitário,eles querem é fazer a mídia que os rótula dessa forma entender que o que eles fazem é um Folk,o Victor chegou a dizer que faz Folk intuitivo,e depois que o Renato Teixeira os classificou como Folk Brasilieiro,aí é que ele tomou gosto..kkkk
Eles não renegam as origens sertanejas,mas querem por que querem fazer todo mundo entender que o som deles é algo próprio.
O que é contraditória é que as Zelites Culturais nunca vão admitir que uma dupla que nasceu do Sertanejo agora quer ser MPBregionalista..
Mas a tua visão conspiratória é interessante..kkkk
Talvez a Lobotomização do Victor faça parte dessa Conspiração das Zelites,tem alguma coisa a ver sim..Muita coisa mudou em V&L depois que assinaram com a Sony e principalmente depois que a música Tem que ser Voicê virou tema de novela e caiu nas graças da Débora Secco e dos atores globais,Victor e Leo não são mais os mesmos..

Talvez tenha passado pela cabeça do Victor que chamar a Alcione e o Reanato Teixeira e fazerem cantar músicas bem caipiras,interioranas fosse fazer a Elite Cultural olhar pra dupla com outros olhos.Mas isso os faz perder a identidade músical. A Alcione nunca será caipira,não adianta..kkkk Com isso quem é do sertanejo os vê com estranheza,pensam o seguinte: Poxa vida Alcione,mas por que não Sérgio Reis?!Leonardo ou Daniel?!
Tenatando agradar uns eles desagradam a maioria..

Edno, seja bem vindo a este digníssimo cafofo; espero que seja o primeiro comentário de muitos!

Muito interessante este teu ponto de vista. Não tinha mesmo reparado neste fato de terem dado musicas caipiras para a Alcione cantar. Faz todo sentido.

Outro aspecto novo da questão foi esta tal má vontade ao lidar com pessoal das revistas Zelitosas. Você fala isso baseado em algum relato de alguem ou observação direta?

Conta melhor essa história pra gente pra gente!!!

E Deus e Eu no Sertão ritimicamente saiu muito mais a la MPB do que a Caipira..kkkk

Podexá que vou fazer um texto melhorzinho Tim pra vc postar.

Eles sempre negaram o sertanejo universitário, o problema foi a frase na qual o Victor foi infeliz, "sertanejo universitário? Não sei o que é isso". Mas com ctza ele respeita os outros estilos, é que às vezes ele é meio "bocó" pra falar,principalmente no improviso a gente que é fa conhece as ratas dele! kkkkkkkkkkkkk

Jaque o Tim não vai saber que vc. é o Pescador..kkkkkkk Tá doidinha hoje né?!

Oi de novo. Então, Timpin, eu não sou do meio (nem jornalístico, nem musical), mas muito me agradam os dois assuntos.

Acho que é um tanto perceptível a forma pouco cortez com que o Victor responde a perguntas que demonstram um grande desconhecimento pelo seu trabalho. Por ser artista, esse tipo de questionamento costuma ser comum, mas convenhamos que ele está no direito de considerar falta de respeito.

Agora, pensa comigo. Vc já viu algo como "Victor e Leo abrem a fazenda e mostram o dia a dia", "Leo mostra a família e fala de sua paixão por cavalos", "Victor, o compositor do momento, mostra fotos de sua última viagem para a magnólia do sul". Algo parecido, acho que só foi exibido uma vez, no Fantástico, numa matéria alardeada como a maior já feita com a dupla, mas que durou dois palitos.

Eles não são os queridinhos da imprensa, não tem uma polêmica na vida dos dois. Se não tem, criemos uma, ora pois.

Os "mauricinhos do sertanejo universitário" é só a cereja do bolo.

Acredito ser por esse caminho =)

Uma jornalista da Caras perguntou pra ele: vc como compositor, considera que o seu jeito de falar de amor é antigo ou moderninho?

Ele respondeu: "Vc já ouviu alguma musica minha?"

Pra mim, isso diz mta coisa.

E quanto ao fato de dizerem que tem influencias de varios outros tipos de musica e que tocam outros tipos de musica, eu nao consigo ver nisso (mas isso eh 100% opiniao, que pode ser inteiramente confrontada) uma sacanagem a musica sertaneja. Quando Jorge e Mateus entopem a Daslu ou o Leonardo canta em festinha fechada de empresa, ninguém fala nada, afinal, eles não são os bambambans do momento. Quando o Victor fala qualquer coisa, vira o inimigo numero 1 do sertanejo.

Opa, o anonimo fui eu, esqueci.

Ola,

Que estranho, lendo todos os comentários, parece que estivemos em shows diferentes!
Fui ao segundo dia, quem sabe por estar na tal "área vip" não tenha sentido esse desanimo do publico, muito pelo contrário... me arrepiei ao ver, em plena quinta-feira, com o caus. do transito em São Paulo e o frio de rachar o Ginásio do Ibirapuera lotado...cantando todas as musicas...e a dupla com a felicidade estampada na cara!!!

Quanto ao fato de ser ou não sertanejo, fico pensando se rotular esse ou aquele artista faz dele melhor ou pior!
Gosta das musicas? então ouça.. não gosta..não ouça, simples.Agora criticados sempre serão, unanimidade, nunca terão!

Ops, foi mal Aline, loguei como Sr Wilson! kkkkkkkkkk

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More