sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Delicada Arte de Lidar com uma Espécie em Extinção

Escrever a coluna Tudo Junto & Misturado no site Bis MTV é um trabalho que me traz uma imensa satisfação e que mesmo sem remuneração, faço com muita dedicação e paudurescência. Ouço novos sons, faço novas amizades e divirto-me muito. Só que, como de resto tudo nessa vida, tem também aqueles momentos em que dá vontade de enfiar o dedo no cú e puxar até rasgar.

Esses momentos costumam ocorrer quando tenho que lidar com uma espécie que desde o período cretácio desistiu espontaneamente de evoluir, os assessores de imprensa. Acontece que em minha área de atuação as informações disponíveis são pouquíssimas, logo, preciso telefonar para as assessorias e obter aqueles dados que agregam valor à matéria. É aí que começa a via crucis.

De presto eles afirmam que gostam muito da idéia, ainda mais quando ouvem as três letrinhas mágicas: ême, tê e vê. A segunda coisa são promessas de envio rápido de informações e fornecem e-mail e MSN. Então por razões que a razão desconhece quase nunca estão on line e quando estão quase nunca respondem as mensagens e quando respondem em geral fornecem prazos que nunca são cumpridos e quando cumprem, repassam aquelas mesmas parcas informações que eu já tinha encontrado na Internet. Basicamente releases (muitas vezes mal escritos e cheio de erros de ortografia e concordância) ou entrevistas de baixa criatividade.

Então acontece o momento em que eles travam, digo que já tenho aqueles dados e envio outras perguntas. Daí pra frente é mais fácil marcar uma entrevista exclusiva com Mahmud Ahmadinejad do que falar com eles. O resultado é que os prazos vencem, escrevo as colunas com o que tenho nas mãos e seria muito bom, seria muito legal se a coisa morresse aí. Mas não. Essa coisa é pior do que gato, tem sete vidas ou mais.

Por outra razão que a própria razão, tal qual um Luis Inácio Lula da Silva, é a última a saber, eles reaparecem no MSN. Isso quando não ligam! No caso da excelentíssima senhora S. Mello Pinto, de uma banda aí que não vou citar o nome por que ainda alimento esperanças de traçar a vocalista, me telefonou aos berros dizendo que não era nada bom cutucar leão com vara curta porque não tinha tirado o parágrafo que ela tinha MANDADO tirar. O meu patrão, o intrépido André Forastieri, nunca me mandou fazer nada. Mas o pior mesmo sabe o que é? Eu pensava que o dito popular era cutucar onças com varas curtas. Até onde eu saiba, além de terremotos e revoluções, aqui também não existem leões. Lá na Africa, de novo até onde eu saiba, ninguém cutuca leão com porra de vara nenhuma.

O pessoal que assessora a dupla Victor & Leo, pelo menos, fogem de mim como o diabo da cruz. O cidadão chamado Luis Antonio, para vocês terem uma idéia, a esta altura já deve ser um notório corno, pois está a semanas viajando e por conseqüência, sem dar um trato na patroa. Tudo para não dar satisfações sobre as merdas que andou fazendo com o pessoal dos fãs clubes nas turnês.

Mais recentemente outro martírio, seguindo todos os passos do roteiro apresentado acima, a coisa aconteceu de novo com a coluna sobre Axé Music e a banda Via Circular. Tudo pronto, coluna on line e milagrosamente no outro dia, na primeira hora da manhã a janela do MSN da assessora de imprensa é a primeira a se abrir como um coração em flor no desktop do meu computador. Disse que o pessoal não gostou do texto, que não entendeu onde eu quis chegar, que comecei falando de um evento, depois fiz uma tour rápida pelo história do Axé para só no final, falar da Via Circular.

Se parasse aí, eu nem estaria escrevendo este texto, mas os caras conseguem se superar, ela queria que eu mandasse o texto antes de postar para ser aprovado e aí sim, mantermos uma parceria. Se fosse uma parceria envolvendo sexo eu até achararia justo e aceitável, mas uma parceria para gerar colunas chapas brancas, tô fora. A matéria foi feita inteiramente com as informações passadas a mim pela Julli, do fã clube oficial.

Assessoria de Imprensa é algo que só tinha função na era pré-digital, onde era possível ter controle quase absoluto sobre as informações que eram divulgadas. Agora felizmente as coisas estão mudando numa velocidade tão grande, que esses últimos representantes da espécie não se dão conta das cagadas que estão fazendo. O controle sobre as informações está saindo das mãos dos poucos eleitos por indicação e indo para as mãos dos mais rápidos, espertos e inteligentes, eleitos por meritocracia.

No constante aprendizado da vida, (e do jornalismo, pois sou um auto ditada que está aprendendo a profissão tomando cacetada) o Timpinho aqui de hoje em diante só vai se relacionar com fãs clubes, que ao contrário daqueles locais cheios de tiazinhas mal comidas que são as assessorias de imprensa, está cheio de gatas lindas e maravilhosas. Afe Maria! Grandiospai!

0 comentários:

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More