quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DVD Tô de Férias -A bela e emocionante Fênix do Grupo Tradição


A fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Não sei se o guitarrista Wagner Pekois - único remanescente da formação original - sofreu alguma espécie de queimadura grave, mas ele segurou as pontas depois que todos os outros membro do Grupo Tradição picaram a mula, repetindo a atitude de Michel Teló. A banda foi reduzida a cinzas mas ele persistiu, escalou uma trupe de jovens músicos e eis que a banda ressurge das cinzas, mais bela e mais forte do que antes, calando a boca de muita gente que tinha decretado seu fim.


Tal decreto não era de todo sem fundamento. O Tradição tinha mais de uma década de carreira, praticamente com a mesma formação desde que era uma banda do circuito dos bailes, tocando por horas a fio. O carismático cantor Michel Teló era a própria imagem da banda. Tanto que logo após ele sair, eles fizeram uma mini turnê pelos Estados Unidos e foram hostilizados por desavisados que pensavam se tratar de uma fraude.

Só que a persistência dos dois Wagners - o guitarrista e o empresário Wagner Braga Hildebrand, criador da banda - aos poucos foram gerando frutos. Primeiro descobriram na banda gaúcha Os 4 Gaudérios dois irmãos extremamente talentosos, o cantor Guilherme e o baterista Leonardo. Do grupo sul matogrossense foram recrutados o sanfoneiro Jefferson e o baixista leandro. Com o percussionista Marcio, fecharam a formação e sairam em turnê pelo sul do país, aperfeiçoando o repertório e a sinergia do grupo.

Foram dois anos de tentativa e erro, os dois discos que lançaram de lá pra cá eram indecisos e irregulares, mas mostrava uma banda em busca da redescoberta de sua própria identidade. A gravação do DVD no primeiro semestre era a prova e provavelmente a última chance de voltarem a serem uma banda relevante no competitivo e saturado mercado atual da música sertaneja. Era tudo ou nada. E eis que essa semana lançam o DVD, intitulado Tô de Férias, gravado no Balneário de Camburiú e surpreenderam até os mais céticos. Enquanto a maioria dos artistas sertanejos adotaram um comportamento de manada, reproduzindo fórmulas em prol do sucesso fácil, o Tradição buscou em si o que os diferenciava do resto todo.


Já na faixa de abertura, evocam no ouvinte aquela saudade dos antigos discos que ele nem lembrava mais que sentia. Um ritmo contagiante, dançante que invoca a alegria e a festa. Logo em seguida emendam dois hits certeiros, o recente "Ingrata" que teve boa execução nas rádios locais e "Barquinho", sucesso do tempo de Michel Teló e que foi trilha da novela global América. A sequência de inéditas que se segue é irretocável, com o Tradição fazendo o que sabe de melhor, apartir da sanfona criada à base de chimarrão gaudério do vanerão, a inserção de elementos de axé, do forró e até de arrocha.

Eles conseguem soar tradicionais e modernos ao mesmo tempo, sem em momento algum soar forçado. A prova mais cabal são os dois pot-pourri que sucederam o lindíssimo dueto com a cantora Amannda na música "Eu tenho você". Primeiro dois modões de raiz que explicita o domínio técnico dos músicos, que a exceção de Pekois, todos com menos de 20 anos. Depois uma micareta com introdução de uma vinheta eletrônica, a cargo do DJ paulista, atualmente residindo em Uberlândia, Minas Gerais, Dan Rocha.

O segredo para que a peteca não caia nunca durante o show está na definição da sequência do repertório. Por exemplo, depois dessa ousada micareta eletrônica, um classico do antigo repertório "Eu tô bebendo todas" e depois mais inéditas, sempre intercalando dançantes com românticas. Do segundo caso "Beijo na chuva" com participação do novato Jairinho Delgado já nasce clássica. Sobre as participações cabe uma observação, eles não chamaram nenhum figurão para impulsionar as vendas, pelo contrário, Amannda, Jairinho e Felipe moro ainda não são conhecidos do grande público.


Os Pot-Pourris parecem que são mesmo uma das especialidades do Tradição. Mais uma vez eles se superam, primeiro resgatando dois clássicos da dupla Leandro & Leonardo: "Temporal de amor" e "Você vai ver" para depois atacar de "Moda de Bailão" e "Barulho da sanfona", musicas de bailão capazes de mover estátuas.

Quando o show se encaminha para o final, a grande supresa da noite. E não é que o baterista Leonardo também compões e canta bem? O reggaezinho "Te espero", composto com Jeffinho, o "Sanfoneiro Cachorrão", tem potencial pra emplacar em qualquer FM de música pop. Até neste aspecto a nova formação conseguiu resgatar - com o perdão do trocadilho involuntário a tradição do grupo, que era ter vários bons cantores na formação. Além de Guilherme, Pekois e Leandro, o baterista manda bem no microfone.

Como toda obra-prima que se preze, o final é daqueles de arrancar lágrimas de emoções até dos mais turrões, e confesso aqui que foi o meu caso. A emoção de todos os presentes no palco salta aos olhos e a história que envolve essa música e o próprio show fez com que o momento fosse ainda mais intenso.

Eles sempre tiveram o hábito de encerrar seus discos ao vivo com alguma canção gospel. O dia do show estava se aproximando e eles ainda não tinha a canção para o encerramento. Foi um técnicos de som chamado Janderson, que também arranha como cantor, apresentou um rascunho. Apartir dali a criação foi coletiva, com cada um dos meninos acrescentando uma frase aqui, outra acolá e a música ficou pronta praticamente no dia do show.

Ocorre que depois de uma semana inteira de tempo bom e de um dia inteiro de sol, horas antes da gravação um temporal se abate sobre Camboriú. Era como se o mundo desabasse sobre a alma de todos os envolvidos na produção. Foi quando o empresário Hildebrand lembrou-se de eventos semelhantes na época da gravação do primeiro DVD Micareta Sertaneja, penitenciou-se por sua pouca fé e fez suas preces. E a chuva passou, dando a todos os membros da banda o sentimento de garra e determinação que transparece nas imagens de todo o show e culmina na última música.

É emocionante ver Guilherme não conter as lágrimas ao cantar "Mais que vencedores", todos com os olhos úmidos e o nó na garganta é praticamente visível a olho nú. Quando a música acaba e os créditos sobem, uma enxurrada desaba dos céus, sem que o público demontre o mínimo de sinal de arredar o pé pra fugir da chuva. O final perfeito para um show perfeito. A imagem do cantor Guilherme se jogando no chão do palco, enxarcado pela chuva entrará para a história, assim como esse disco. Numa escala de zero a dez, a única nota que me vem na cabeça é onze.

20 comentários:

Nossa, eu como fã desde a epoca do Michel posso dizer que realmente ouvi muito q o Tradi iria sumir do mapa! mas torci muito pra q isso não acontecesse! Graças a Deus o Grupo Tradição venceu esse ''tempo ruim'' com uma equipe super competente e talentosa, o Tradição realmente está demais e merece todo o sucesso do mundo!

Cara parabéns pela belíssima matéria!! Fico feliz em saber que esse novo trabalho do Tradição tá calando a boca de muita gente que falava mal sem nem se quer conhecer o trabalho deles

Arrasou na matéria... Isso é Tradição!!!!
Trabalho que esta vindo com tudo para calar a boca de todos que não acreditaram nessa nova formação.. que por sinal é a melhor!!!!

Conheço toda essa história, cada obstáculo, cada conquista, toda a luta e trabalho, e muito trabalho, pra se chegar até ai e isso é só o começo de uma nova história. Cada palavra escrita ai me fez lembrar do dia mais emocionante da minha vida, o dia da gravação do DVD, o dia em que eles conseguiram emocionar o público e fazer com que até mesmo quem nunca tinha ouvido suas músicas ficasse encantado, vi um sonho começando a se realizar, o sonho de mostrar pro mundo que com união, determinação e talendo, qualquer sonho pode se tornar real. Esse DVD é só uma prévia do que esses meninos são capazes de fazer!

Sabe, toda vez que leio sobre o que falam do novo DVD só consigo sentir ORGULHO, o grupo trabalhou muito para ver este sonho realizado, eu sinto de novo o gostinho que senti lá ao vivo, rindo com eles, pulando, cantando, e chorando...
Não há melhor coisa no mundo do que ver as pessoas que você ama realizarem sonhos, e é isso que vi acontecer no dia 04/03/11 em Balneário Camburiu - SC...
quando chegamos no outro lado da praia em BC você via km a mega estrutura montada na areia, um filme começava a passar na sua cabeça, uma espectativa, e não podia ser de outra forma, foi PERFEITO!
Ver o nervosismo do Gui que nem tinha dormido direito, não queria comer, ver o orgulho nos olhos de sua mãe, seu pai e seu irmão, não tem dinheiro no mundo que pague o carinho recebido por eles, não tem dinheiro no mundo que pague você ver aqueles lindos fogos de artifício com os olhos deles brilhando...
Eu acho sinceramente, que esse DVD já é sucesso, vai fazer história, quero ver alguém conseguir assistir o DVD e não chorar com eles, não se emocionar, e sentir um gostinho de Trabalho CUMPRIDO!

Família Tradição.... AMO VOCÊS

Nossa é emocionante demais pra mim ler esse Post acompanho o Tradição desde 2005, com a formação antiga, vi acontecer todas as mudanças o povo falando que não tinha mais chance que o Tradição tinha acabado, era triste para mim ouvir esses comentarios, mas dentro de mim tinha uma esperança e sempre acreditei que algum dia o NOVO TRADIÇÃO, desculpa mas iria calar a boca de muita gente e esse dia chegou! ainda não vi o DVD só ouvi as músicas e quando ouvi meu coração disparou, um imenso sentimento de alegria tomou conta de mim, sempre acreditei no talento desses meninos desde que os conheci, minha admiração e carinho por eles só aumentou ao ver a garra, a dedicação, a vontade que eles tinham de mostrar para o Brasil que nada tinha acabado sempre com muita humildade, simplicidade e sorriso no rosto conquistaram fãs pelo Brasil e não deixaram se abater pelas criticas, pelas dificuldades ao contrário usaram dessas criticas, das dificuldades para crescer!
Por isso com muito orgulho digo que sou fã desses meninos, tenho um carinho, admiração, respeito muuito grande por cada um deles! É MUITO ESPECIAL O QUE SINTO POR CADA UM DELES! Peço a Deus que os abençoe, ilumine em suas carreiras e em suas vidas e que Brilhem muuito sem perder duas das milhões de qualidades que eles tem a HUMILDADE E A SIMPLICIDADE!
UM GRANDE BEIJO! E SUCESSOOO!

ASS: UMA GRANDE FÃ DESSE GRUPO DE CADA UMA DESSAS PESSOAS QUE COMPÕE ESSE GRUPO CHAMADO TRADIÇÃO! AMO VOCÊS DE CORAÇÃO

JANAINA GRUBER -SÃO MIGUEL DO OESTE

Primeiramente, parabéns pelo blog e pela matéria do Grupo Tradição! Realmente eles precisavam se reafirmar num mercado a qual sempre foram citados como referência. Foram 2 anos de ajustes, e a prova que o Tradição não acabou está estampado neste novo trabalho e que venham os frutos...A Fênix voltou!!!

Só duas palavra definem esse Trabalho incrível do Grupo Tradição "Persistência" "Fé" e muito talento! Parabéns a essa nova formação que mostrou q não veio a brincadeira e Parabéns ao Wagner Hildebrand por não deixar o sonho morrer e a história linda do Tradição se perder! Sucesso Fênix.

Nunca deixei de acreditar neles, no talento que cada um possui... e assim como eu, muitas outras pessoas também não deixaram de acreditar em cada um. DEUS é muito bom, e sabe recompensar aqueles que fazem o bem e levam alegria às outras pessoas... Nesse sábado, finalmente depois de muito tempo de espera, vou poder confirmar o renascimento da Fênix!!! Sucesso meninos, hoje e sempre, estarei sempre com vocês, mesmo que bem longe, mas meu pensamento e coração sempre terá um espaço pra vocês! Amo muito!!!

Priscila Nunes - Patrocínio/MG

"Não importa quem é seu ídolo e o que ele é capaz de fazer, a sociedade sempre vai falar que ele não é bom o bastante, e irá julgar sem ao menos conhecer a sua historia."

Resenha crítica mais íntima que já li.

=)

Talento, dedicação, garra, determinação. Vontade de seguir em frente, de fazer o chão tremer, de levar alegria para as pessoas apesar das dificuldades, e também dos comentários maldosos que muitas pessoas faziam sobre o novo Grupo Tradição. Confesso que ouvi muita piadinha de mau gosto, e ficava muito chateada ao ouvir certos comentários estúpidos. Mas nunca, nunca deixei de acreditar no talento, na humildade, na persistência, no trabalho desses meninos. Me orgulho em poder dizer que sou uma FÃ que ACREDITOU no potencial de cada um, acompanhou esse dia a dia, todos os passos pra conseguir chegar até aqui. Esse apenas é o começo de uma nova etapa cheia de bençãos, conquistas e sucesso. E com toda certeza, continuarei ao lado deles, acompanhando passo a passo, vendo os meus meninos crescerem cada vez mais no meio musical! Não há palavras pra explicar essa alegria, essa emoção, esse misto de sentimentos que se passam dentro de mim só de ouvir falar o nome deles. É bom demais poder fazer parte dessa história, dessa família que o Grupo Tradição construiu.
Agora aqui estamos, pra calar a boca de muita gente, e mostrar qual era nosso objetivo, para o que viemos! Esse DVD vem com tudo, #VaiSerExplosão e muito além disso.
"Te dou o céu se for preciso, tudo porque te amo TRADIÇÃO"
amovocêsdemais \\ MAIS QUE VENCEDORES! //

Com muito carinho, um grande abraço:
CAMILA STEFFENS - SÃO PEDRO DO BUTIÁ/RS

nossa parabéns ,pra quem fez esse belo txto,e que com certeza,falou tudo sobre o grupo tradição,poís eles são mereçedores,eles são demais parabéns

È isso ai timpim falou bonitoooo!!! adorei a materia e o dvd dos meninos fcou perfeito agora so falta investir em publicidade porque sei que se eles investirem o tradiçao vai explodir novamente. eu quero ver gente morrendo com a volta do tradiçao. Glauce Itumbiara Go

Sou fã do tradi desde pequena, sempre fui muito fã...Fiquei sabendo da saída do Michel, vi um video do restante do grupo cantando com a Janaynna..fiquei muito triste...pq pensei que tinha acabado o grupo..eu tava muito triste..depois vi um cartaz sem foto, dizendo que teria show do tradição, aqui pertinho, mas nem liguei, pq aqui tem um grupo de dança q se chama tradição, dai pensei que era esse grupo de dança...no dia do show passou um carro anunciando e tocou a musica ingrata..meu coração disparou, senti mais de um milhão de sentimentos dentro de mim..fiquei muito feliz...movi montanhas pra ir nesse show..mas ninguem me levou, queria me matar...na época, eu não tinha internet, e quando eu queria acessar tinha que ir na casa da minha vó...daí pra me conformar de não ter ido no show, resolvi criar o fã clube TRADIFÃS .. Já completamos dois anos de fã clube..foi a melhor coisa que fiz na minha vida, como disseram, muitas pessoas criticam..mas eu sempre acreditei no sucesso desses meninos, passei esses dois anos seguindo passo a passo deles...e sempre dizia eles são sucesso, a cada dia eu admirava e amava mais esses meninos, defenderei eles com unhas e dentem, se meteu com o tradi, se encrencou comigo, vou estar ao lado deles sempre...enfim amo muito todos eles...Esse DVD será apenas o começo de muito sucesso que virá pela frente...pq o tradi é o melhor grupo que existe, a alegria é contagiante, desses meninos, a humildade é incrível e o talento deles é insuperável..Eles fazem o chão tremer...SEREI ETERNAMENTE TRADIFÃ! s2 s2

Show de bola. E que coisa essa "mais que vencedores" hein? pensei que fosse uma regravação. Não assisti o DVD. Sério que choveu no final. Me emociono só de imaginar. Porra, Tradição honrou seu nome.

Sobre Michel Teló, ele era sim uma figura importante, mas o Tradi nunca foi um grupo de um integrante só. Até mesmo nos vocais. Eu mesmo só sinto falta do Anderson. Mas todos os integrantes REPRESENTAM.

Só não entendo porque o hit "Perigo" não entrou nesse DVD.

A música Perigo não deve ter entrado porque o Sr. Danilo Dyba, que é o compositor da música, deve ter crescido os zóio e não liberou a música pro DVD. Cheio de frescura, isso sim (ele foi convidado pro DVD e disse que não queria participar). É mesmo um tapado!

perfeito simplesmente perfeitoe esse dia do dvd marco pra mim também,toda aquela energia a nossa faixa de 60 metros abrindo foi simplesmente perfeito

alguem pode me enviar o dvd?

alguem pode me enviar o dvd?

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More