sábado, 15 de outubro de 2011

Mais um Pé na Jaca no mundo do Tecnobrega

A cena do tecnobrega em Belém do Pará foi sacudida nesse fim de semana por uma mensagem ofensiva postada no perfil no Facebook do cantor Bruno Mafra (Bruno e Trio). Que o ritmo é vítima de preconceito por uma certa parcela da elite local, já é conhecimento geral. Ocorre que a mensagem foi postada pela principal articuladora do DVD Movimento Tecnomelody Brasil, lançado pela Som Livre, com a presença de vários artistas do segmento. Como podemos observar, foram palavras duras:

(...) Seria ótimo que vc viesse justar suas contas com Bis. Me envergonho com Rosalina e Ronaldo por tê-lo trazido pra cá. Me envergonho pelo golpe generalizado que vcs artistas de melody deram em nós e na Som Livre. Me envergonho da classe artística que vcs fazem parte. Me envergonho de tanto mau caratismo e. Me arrependo de um dia ter acreditado que vocês poderiam ser alguma coisa. Tenho asco da forma como se comportaram. Quero esquecer que um dia passaram na minha vida deixando uma mancha imunda e fedorenta. Até nunca mais! (...)

A reação de indignação de quem trabalha no meio ou aprecia o tecnobrega foi imediata e em poucos instantes centenas de pessoas se manifestaram na rede social. A autora da frase alega que seu perfil foi hackeado e que está sendo vítimas de pessoas mal intencionadas. De uma forma ou de outra, o estrago já foi feito e serviu para que as bandas envolvidas no projeto do DVD se unissem para, num primeiro instante, cobrarem uma retratação por parte da Bis Entretenimentos e depois se possível, a revisão do contrato draconiano que assinaram com a empresa.

Essa história tinha tudo para dar errado porque já nasceu errada em sua premissa inicial, que era a exploração comercial do tecnobrega diante do iminente estouro nacional, enquanto o óbvio ululante seria um trabalho de aperfeiçoamente artístico, posto que o ritmo se desenvolveu nas ruas em meio ao caos da produção caseira e da pirataria. Um bom exemplo do que deveria ter sido feito é o festival Terruá Pará, que coincidentemente foi citado ontem em reportagem no jornal da Globo, pelo crítico e agitador cultural Nelson Motta.

Está mais do que na hora que a "elite cultural paraense" passe a enxergar com outros olhos a cultura produzida pelo seu povo. Esse filme já foi visto antes, com o carimbó e a guitarrada. A música paraense - e o tecnobrega é parte intríseca dela, queiram ou não - está com a faca e o queijo para ser a tábua de salvação da catatônica Musica Popular Brasileira e não é justo não só para com o povo paraense, mas para o Brasil como um todo, que esse trem da história seja perdido.

9 comentários:

Nossa! Palavras tão cheias de ressentimento e ódio... Tecnomelody, tecnobrega se auto divulgam. Acho que tiraram o doce de alguém...

Face hackeado, conta invadida?? nem importante tú é, pra q iam querer invadir tua conta, tás doida é! Inventa outra Meg Martins, que essa não colou!

VERGONHA MAIS UMA VEZ PARA O PARÁ.... JÁ BASTAVA A BEIONCÉ PARAENSE FAZER VERGONHA EM REDE NACIONAL E AGORA ISSO...CHEGAAAAAA!!!! VAMOS CRIAR VERGONHA E PUNIR ESSAS PESSOAS Q SÓ KEREM SE APROVEITAR DOS ARTISTAS DA TERRA.... FORA!!!!!

Essa Meg se acha a toda poderosa, adora ser bajulada, promete mundos e fundos e basta contrariá-la pra que ela mostre quem é de verdade. Nojo dessa mulher asquerosa!

Nunca gostei dessa pessoa, sempre se achou demais... Ela só quis se engrandecer em nome do ritmo paraense e nunca deu as bandas o valor que elas realmente mereciam.

Falou tudo aí em cima! O bom é que as máscaras caíram e ela mostrou toda arrogância e mal caratismo que lhe são peculiares. Antes tarde, que nunca! Espero que os prejudicados levem o processo até o fim, em nome de tantos que já foram atacados e humilhados por essa pessoa leviana, desequilibrada, maquiavélica cujo único talento é estragar com seu dedo podre tudo o que toca. Acabou pra ti Meg Martins!

Timpin vc é de que Estado?

Pq estou Impressionado de como vc fala bem de um ritmo do norte, de um do nordeste e de varios outros!!

Eu sou do Pará e uma coisa é certa, a Bis Monopolizou os Shows em belem.

Só trazem artistas fracos, acabou cm o parafolia e ta acabando cm o tecnobrega!!

Apesar de não gostar de tecno brega( excessão do Bruno e trio, tenho minha namorada graças a ele! hehe), torço muito p que esse ritmo de certo e os artistas sejam reconhecidos !!!

Falaram tanto mal da Meg mas essa semana tava todo mundo lá de novo com ela gravando uma musica a respeito da Não divisão do Pará, com a desculpa de compromisso social... Compromisso social é o caralho tava todo mundo lá pra se promover....Esse negocio de tecnomelody é um avacalhação não tem uma banda q seja profissional nesse meio...

Coitada da Meg Martins, mal amada, ainda vem dizer que foi hackeada, eu quero é mais que esse dragão se lasque, enganou todos os artitas do DVD Tecno Melody Brasil, ainda bem que a minha AR-15 nem saiu nesse DVD!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More