sexta-feira, 4 de maio de 2012

Dudu Borges & A Profecia de Gaspar


Não é de hoje que se comenta que foi o Tradição, com a formação da época de Michel Teló, que moldou aos poucos a sonoridade atual da música sertaneja. Apesar todos os membros da banda na época terem participado na criação da receita, um cara oriundo da música gospel também teve uma participação fundamental: Dudu Borges.


Com a debandada geral que ocorreu na banda (história que ainda vamos detalhar aqui no cabaré) depois que Michel saiu, Dudu passou a produzir discos de terceiros, dando continuidade no processo de modernização da música sertaneja que começou com o Tradição. O disco "Curtição" da dupla João Bosco & Vinicius hoje já pode ser considerado Discoteca Básica e influência fundamental para a pegada pop que o gênero assimilou nos últimos anos.

Mas Dudu seguiu em frente, sempre inovando e esbanjando criatividade, culminando no disco "Aí já era" de Jorge & Mateus, um dos melhores discos sertanejos de todos os tempos. Só que daí pra frente parece que algo se perdeu. O produtor começou a brigar com outros produtores, tendo crises de arrogância e egolatria e com isso sua criatividade foi para o ralo. Nunca mais conseguiu produzir nada que obtivesse o destaque que conseguia em suas produções anteriores.

É fato que sua parceria atual com Michel Teló está rendendo horrores em termos de dinheiro e colocou os europeus de quatro. Mas é um sucesso inócuo, uma bolha de ar que quando estou vai deixar os dois com uma mão na frente e outra atrás, porque na ânsia de conseguir sucesso a qualquer preço, esqueceram-se de um detalhe crucial: a construção de uma base sólida de fãs.

Dudu Borges atualmente anda dando sinais de que o rumo foi miseravelmente perdido. A maior prova é o single e clipe novo da dupla Bruninho & Davi. Ali não tem quase nada de sertanejo. A sanfona está lá só pra não assustar completamente os fãs do gênero. O que antes era modernização, agora transformou-se em demonização, parece que o rapaz quer esquecer que um dia foi produtor sertanejo e com isso, levar o gênero inteiro para o buraco.

Isso tudo me faz lembrar dos comentários feitos por um tal de Gaspar, no site Blognejo. Esse cara sempre foi um mistério, ninguém sabe sua identidade e ele sempre alertou para o apocalipse sertanejo que ocorreria caso essa tal modernização não fosse feita com cuidado e com a devida preocupação artística. Lá atrás, há mais de três anos atrás Gaspar já alertava que do jeito que as coisas estavam se encaminhando, a ganância financeira ditaria as regras e a Era de Ouro transformaria-se na Era de Bosta.

A Profecia de Gaspar parece estar cumprindo-se e o produtor Dudu Borges tem uma parcela de culpa enorme em suas costas. E agora Gasparzinho, quem irá nos salvar?

11 comentários:

A profecia está aí nas portas e na cara mesmo.

Mas gostaria de corrigir que não acho que o culpado é o Dudu Borges somente, aliás se ele tem alguma culpa nesse processo, é um dos MENOS responsáveis. É uma conjuntura GERAL que calhou de se iniciar com o ele e outros. Tem que ser justo e salientar que ele apenas faz o seu trabalho e acredita nas suas covicções, e com muita dedicação diga-se. Deixa ele quieto.

Agora, os GRANDES culpados são os "colarinho branco" que surgiram na música sertaneja:
DIVERSOS(!) empresários desta turma toda que chegou, alguns deles que nunca entenderam merda nenhuma de música, e que vieram com seus investidores (e lavadores de dinheiro?), e que EMPURRARAM goela abaixo na mídia toda e com ardis de planejamento invejáveis e níveis de jabá nunca antes vistos.

Por isso, de certa forma "expulsaram" (depois de uma bela guerra nos bastidores de rádios) os melhores artistas que vinham e estavam no status quo até aquela época e convenhamos, uma mentira dita mil vezes acaba virando verdade (quiçá 10 milhoes de vezes pra cada artista ou apenas música todas as vezes)

Então, sabe porque caiu a qualidade artística em geral de tudo no meio desde artistas e tudo mais ?
Qualquer um que produzisse música pra um destes pagantes naquela determinada época, iria se beneficiar INEVITAVELMENTE... pois iria tocar DE QUALQUER JEITO empurrado com estes milhões, e foi o que OCORREU.

Vammos salvar as boas exceções (que existem) mas a ramifiação disto é que surgiram compositores que não compoem merda nenhuma. "Produtores" em cada fundo de quintal e babando ovo pra cada artistinha com "investidor". O cara é um jagunço nato e vira o "cabeça" na música... Tenha dó !

Então os grandes culpados não são produtores, pois estes tem é que agradecer ao investimento desta turma toda naquela época, pois colhem, e colhem.

Os verdadeiros culpados são os que compraram (e ganharam) esta briga milionária de uns 5 anos pra cá, com dinheiro sabe-se lá DE ONDE !... E que agora pagam de bons moços e bem sucedidos... Pelamor !

E Timpin, não se abata que ninguém comenta, mas MUITA gente está lendo e fingindo não se importar, tenha certeza.

Podem até te ODIAR, mas tenha certeza que irão TE RESPEITAR.
E isso é o que permanece.

Abs

Eu simplesmente acho que o sertanejo num existe mais desde a epoca de amado batista,leandro e leonardo,zeze e luciano,bruno e marrone,e por ai vai
isso e musica romantica (o que citei em cima)!
sertanejo era tiao carreiro,sergio reis;tunico e tinoco,zilo e zalo;
goiá e biá(saudade da minha terra),etc.
hoje em dia e arrocha,pop,samba rock ate eletronejo (se da pra citar esse nome.)
então eu acho que num convem fica descutindo estilo sertanejo,
porque o sertanejo se tornou um (rótulo)infelismente!
respeito a opinião de vcs..mais tem quem gosta deste estilo,dudu borges e um grande compositor. assim como pinochio talvez o unico um pouco mais tradicional mais sempre inovando pra num fica pra tras,ivan miyazato,o baron!! so que cada um tem seu estilo e acredita no que faz e é legal!! porque se não num seria o sucesso que e hoje!!!diga se de passagem que jorge e mateus mudou muito o estilo da epoca do pinochio pra hj com o dudu borges, mais a carreira deles continuam ai e nem tem o que contestar estilos tao passando e vindo muita coisa nova por ai ainda! mais sertanejo mesmo (ja era)!!!!
numca esqueça o que e ser sertanejo...
essa e minha opinião abraço timpin o blog ta bem legal e transparente!! fuiii.

Timpin, parabéns pelo blog! Já vi alguns comentários seus no Blognejo (do qual sou leitor assíduo), e por acaso encontrei seu blog. Textos muito interessantes e bem escritos. Sucesso ae! Abraço

Gostaria do e-mail do DUDU Borges

denho umas dúvidas ref ao Resgate e sua saida.

gostaria do email do do dudu borges.

Gostaria de e-mail ou contato do Dudu Borges Produtor.
aguardo
cleomaramaia@yahoo.com.br

Sou Fernanda Vegas Cantora compositora e modelo, faço um show quando canto.
O Sertanejo Universitario é minha vida.amo o que faço.
Gostaria que Dudu Borge produzisse minhas músicas, tenho 15 anos sou um ótimo mercado para as industriais.

http://www.youtube.com/channel/UCKlinykfWRZrqAV8GiNJPJQ
clique curta, comente se inscreva

cleomaramaia@yahoo.com.br

Acho que tem gente pagando a língua hein....

Nunca li tanta porcaria junta! Misericordia! Pega artistas como Gusttavo Lima, procura lá vê se a sanfona saiu ou perdeu a importancia dela! A questão é que o mercado se amplia e se renova, assim como a musica. O Sertanejo ta ai, mais forte do que nunca, e ao mesmo tempo que se renova, passeando por variações dentro da musica sertaneja, o sertanejo nato, não perde sua essência!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More