Aviso logo que este post será navalha na carne. São todos meus amigos. Só que amigos tem carta branca, dizerem umas verdades uns aos outros, se cobrirem de pancadas e depois terminarem dando risadas na mesa de um bar. Espero aconteça isso, assim como espero que esses cornos me ouçam.
Eles tem medo do empresário/LoboMau, quando o correto deveria ser o contrário
A mesmice tomou conta da trinca de blogs Blognejo, Universo Sertanejo e Caipira de Prédio. Questão de apenas um ano atrás o cenário era bem outro. Universo Sertanejo era um blog de notas e noticias rápidas, Blognejo era de análises aprofundadas e Caipira de Prédio era a terceira via, iniciando suas atividades e buscando um identidade própria e diferenciada.
Agora estão todos iguais, todos publicam notas, videos e lançamentos e o pior, geralmente com os mesmos temas e sem um pingo de análise crítica, salvo raras exceções que nada mais fazem do que confirmar a regra.
O motivo que levou meus amigos a amargarem esta triste realidade todos comentam a bocas pequenas, mas ninguém vem a público para escancarar. Como acreditamos que revelando todo o esquema, estaremos fazendo um bem para a música sertaneja e para nossos próprios leitores, é justamente isso que faremos aqui.
Foram cooptados e feitos reféns pelos grandes empresários e produtores através de convites para "cobrirem" grandes eventos e terem contato próximo com os astros. As aspas colocadas no verbo cobrir da frase anterior são o ponto chave da questão: as coberturas são chapas brancas, fazem vistas grossas para todo e qualquer aspecto negativo.
Resultado: acabou a crítica especializada na música sertaneja.
A desculpa mais frequente que os três mosqueteiros apresentam é o acesso a informações privilegiadas. Mas de que adianta esse acesso se as informações acabam por serem sub utilizadas, para prejuízo de seus próprios leitores. Esse é outro ponto chave da questão: o comprometimento de um blog gerador de conteúdo deve ser com seus leitores e não com o mercado, que é o que está acontecendo.
Fora o espectro maligno dos posts pagos, que se recusa a silenciar. A história do cara que ganhou uma BMW de um empresário e fechou um acordo anual de dezenas de milhares de Reais com outro empresário já é folclórica na blogosfera. A farsa do separação de Zézé di Camargo & Luciano também apoiou-se em alguns blogs para ser aquitetada.
Sei que essas são palavras duras, que talvez venham a ferir egos e arranhar reputações, mas são palavras necessárias. Repito, os três são meus amigos, camaradas de longa data e adoraria que calassem minha boca com um réplica bem feita, bem argumentada e que confirmasse o velho ditado de minha falecida vovozinha, de que a língua é o chicote da bunda.
Avante amigos, o farol está acesso e ainda há tempo de ajustar o rumo antes da batida com o iceberg!
...
Ps.: do Cafetão: Leiam abaixo a resenha crítica da gravação do DVD de Cristiano Araújo, escrita pelo blogueiro Gabriel Orriz, que atualiza o melhor blog de downloads de sertanejo. Este post é um exemplo a ser seguido.
Cobertura - Gravação segundo DVD de Cristiano Araújo
30 comentários:
Nossaaaa Timpas vc sempre botando pra lascar... BUMMM *
Timpas por isso q muitos te temem, pq vc não é um lambe saco igual esses caras, salvo o Blognejo q ainda escreve bem , mas em algumas situações acaba parecendo com esse Universo Sertanejo e esse Caipira. Parabéns cara por jogar toda a história no ventilador.
Timpim esse texto é dos melhores que já li sobre a atual cena da blogosfera sertaneja! Esses caras não tem mais credibilidade nenhuma, são uma bando de interesseiro que são comprados por viagens pagas a famosa "cobertura". Bando de Otário.
Timpim continue sempre assim verdadeiro até com esses caras que dizem ser seus "amigos" , Posta o link do Blog do Gabriel Orriz,quem sabe esse cara junto com vc salvem a blogosfera sertaneja.
TIMPIM VC É FODASTICO!
Aguardando ansiosamente se algum deles vai ter capacidade de te dar uma boa resposta. E mostrar que realmente são criadores de bom conteúdo.
Alguns blogs hoje são meramente fachada para o dono ser algo, ter algo ou conquistar algo. Escrever um blog ou qualquer coisa do gênero deve ser bem explicita em suas intenções, se ali é para ser uma opinião do blogueiro ou algo jornalístico ! Todos temos direito a opinião, a internet é feita pra isso! Mas está tudo muito misturado. Ou é algo para meus amigos ou algo que tenha uma abrangência total do assunto! Mas a prostituição por troca de favores está em TODOS os meios de comunicação! Precisamos só fazer uma triagem do que é bom, o que não for entregar pra Deus !
Sabe o que é pior..
não é só nos blogs que vemos isso, toda a mídia em geral é paga rádios e etc, é uma pagação de pau atrás da outra ou seja quem faz sucesso hoje depende do único quesito ou ele é cheio da grana e paga pros caras falarem dele, ou ele tem que estar entre os escritórios mais bem sucedidos sendo assim se isso não acontece são tratados como Anônimos , quem dera se fosse igual aos anos 90 no qual zezé de camargo não tinha nada no bolso e muito na bagagem como VOZ o mesmo acontece com chitãozinho e xororó que começaram cantando em circos e logo chegaram ao sucesso, hoje é tudo QI quem indica além de ser uma furada qualquer tipo de divulgação as boates e festas de peão também são manipuladas pelos contratantes que só dão oportunidades para as pessoas que são indicadas ou que pagam pelo passe ... O pior disso tudo se resume no seguinte será que as pessoas que amam a música tem esperança de ser alguém nessa selva ? Assim como a política infelizmente a música também é corrompida e não me assusta ver esse post seu, já vi alguns desses blogueiros cobrindo eventos que por sinal fazem matérias pagas em vez de divulgar as novidades que aparecem pela estrada a fora ... UMA PENA...
Vou deixar o meu comentário aqui. Sobre os donos dos outros blogs mencionados, eu não tenho como falar nada. Só sobre mim, Marcão do Blognejo. Então vamulá.
Em primeiro lugar, eu CONCORDO que a blogosfera sertaneja está uma pasmaceira. Tudo igual e sem graça. Inclusive meu blog. Mas não concordo com os motivos apontados aqui para esse fenômeno. Eu tenho, na verdade, outras razões para tais acontecimentos.
Falando por mim:
1) Estive convalecido no último mês. Tomei um tiro e fiquei 15 dias no hospital. O blog ficou sem atualizações e depois eu demorei alguns dias até voltar ao ritmo normal.
2) Como é natural na fase pós Carnaval e pós semana santa, estamos com muitos lançamentos e muitos eventos, como gravações ou lançamentos de CDs e DVDs. O Blognejo também anuncia os lançamentos e participa dos eventos. E TODA SEMANA tá tendo alguma coisa. Ou seja, acaba que isso se torna tema recorrente das postagens.
3) Eu estou num período delicado de transição de um blog sem fins lucrativos para um blog comercial. Parei de trabalhar no meu emprego concursado e estável há quase um ano e preciso ganhar dinheiro de alguma forma. Não que isso signifique que eu vá aceitar propina ou ficar refém de empresários. Eu só tenho que tomar mais cuidado com o tom das minhas postagens para não assustar possíveis anunciantes. Ao invés de falar batendo na cara, eu devo me manifestar sutilmente, sem citar nomes, como aliás eu faço em diversas postagens. Esta postagem aqui (http://blognejo.terra.com.br/destaques/a-arte-de-enganar-o-publico-o-marketing-do-factoide) é um bom exemplo desse jeito de escrever. Não dá pra sair metralhando a galera a torto e a direito.
Enfim, são algumas das razões que eu posso apontar. Pelos outros infelizmente não tenho como falar nada. Nem pelo cara que dizem que ganhou uma BMW de um empresário e que ajudou a encobrir a farsa da separação do Zezé e nem pelo cara que mal começou e já está absurdamente deslumbrado, mesmo o blog dele não tendo o minimo de repercussão ainda. Ser famosinho no Twitter não significa ser respeitado pelo que escreve no Blog.
Abraços.
Marcão do Blognejo
Oóia o Marcão roubando a cena aí no último parágrafo. Vai render..
Marcão, essa história de transformar o Blognejo em blog comercial é justamente o que consideramos um tiro no pé, pelo menos na maneira como a coisa está sendo feita. Moderar o tom das críticas para não afastar potencias anunciantes é anular as críticas.
Como seria possível fazer uma crítica negativa de um show, um evento ou um disco, sem citar nomes? Desta forma, postagens históricas, como aquela de Fabio Doneles sobre Maria Cecilia & Rodolfo, que arrancou até uma twittagem indignada do próprio Rodolfo, serão coisas mortas e enterradas. É isso? E mais, como criticar uma música nova de um artista que ostenta seu rosto e contato num banner publicitário.
Monetizar um blog é algo louvável, ainda mais para um cara como você, que praticamente dedica sua vida full time à música sertaneja, mas deve ser feito com cautela e método. A cobrança para divulgar músicas é outro ponto delicado. Artistas consagrados deixarão de ter seus lançamentos divulgados se não pagarem? E se tiverem lançamentos divulgados, sem precisarem pagar, justamente por serem consagrados e cuja omissão seria um equívoco, como ficaria a situação dos novatos obrigados a pagarem, por mais simbólico que seja esse valor? A ética, nesse poço de ambigüidades, fica perigosamente situada no Fio da Navalha.
Obrigado por sua resposta cavalheiresca e ferro na boneca, Timpin
Já pensei muito nisso, mas não consigo achar outras formas de monetizar. Vou continuar mantendo a linha crítica. Mas preciso tornar urgentemente o blog mais comercial. Meu casamento tá dependendo disso. É SÉRIO. E não vejo outra alternativa pra fazer isso.
Desde que o mundo é mundo existe o tal do jabá ou permuta entre empresas e meios de comunicação! Mas isso é bem diferente do que ser um espaço vendido! Qualquer meio de comunicação hoje precisa de meios de sobrevivência! Cabe ao leitor, ouvinte, telespectador e ect ser o juri do que é bom! Não é pq está escrito em um blog, sendo veiculado em tv ou rádio que determinado produto seja bom! Muitos falam do eixo Rio/São Paulo mas muitos artistas não são conhecidos nesses dois Estados e são fenômenos de sucesso em outros lugares! O poder está na mão do espectador, será que vale a pena ter um veículo de mídia que só é feito para falar de parceiros e companheiros? Ao mesmo tempo um blog que não é feito por um jornalista tem a "licença" de postar ali o que lhe convén! Até pq hoje até uma criança sabe fazer um blog! Mas se um espaço de um blog é destinado a falar de música Sertaneja por exemplo deveria por ética abrir espaço a todo o segmento, não apenas o que esteja em evidência! Procurem selecionar o que lhe é mais aceitável ler, nunca acredite em apenas uma fonte de informação! A sorte e o revés da internet é isso o pluralidade de informação, mas ao mesmo tempo muita gente não sabe o que fazer com tanto conteúdo !
Essa resposta do Marcus não me convenceu.
Entendo o Marcus é concordo com ele, pelo menos teve peito de se manifestar, cade os outros????
Melhor post sobre blogueiros sertanejos dos últimos tempos!!
fala serioooooooooooooooooo vai que saco isso ahahhahhaha
Tudo é tão claro, esse piunti não é jornalista nem aqui, nem na china pelo simples fato de que ele não entende de música sertaneja, o cara q compara zezé com bob dylan. não merece nem ser citado aqui. O Marcus esse era bom quando era polêmico, pq agora virou uma criança chorona, esse Yago não sei nem de onde saiu, mas pelo q já andei vendo a trajetória não vai durar muito. Resumindo não temos um crítico sertanejo para termos orgulho.
Você quer ser crítico? Quer ser imparcial? Primeira coisa, não faça amizade no meio que você vai analisar, pq se não vai se embora a imparcialidade.
Agora, você quer dar notícias? Quer ganhar grana? Quer viajar e ir a eventos? Faça o que quiser do seu blog... é mais ou menos por aí...
Digo isso com a propriedade de ser blogueiro de um artista, afinal, vou falar mal das pessoas que me pagam? Como? Sou pago para enaltecer o bom trabalho para as pessoas e corrigir os erros internamente.
Os Blogueiros do Sertanejo Geral fazem o que faço, só que para vários artistas... é simples... é fato. Não vejo mal nisso...
Só não venham falar em imparcialidade, e mimimi.. pq eh fato que isso não existe na chamada blogosfera sertaneja... kkkkkkkkkk
Sou dos mais parciais, JN&F sempre, e sei do que estou falando!!! kkk
Quanta bobagem!No sertanejo nunca vai ter um verdadeiro crítico musical como a MPB tem Nelson Mota, porque simplesmente os caras não são críticos, são blogueiros que escrevem porcaria como esse aí de cima.
Mario Quintana disse uma vez: "O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso."
A Internet é de livre arbitrio. Não gostou, visita outro site, se os "principais" não agradam o leitor, não leia.
O Marcão fala o que quer, e vive pagando por isso, agora precisa "mudar" a imagem pra tentar vender.
O Piunti é Jornalista, e apesar dos apesares, sabe se posicionar.
O Yago ta no começo ainda, sabe escrever super bem, porém ainda tem muito a aprender.
A verdade é que todos visam o lucro. Seja na questão mídia, dinheiro, viagem, amigos, etc. Você também quer anunciantes.
Respeitando todos, o cenário da música e da blogosfera vive mudando.
É o respeito acima de tudo! Não gostou não leia é simples! E como ver TV não gostou muda de canal.
Ótimo texto, ótima discussão.
Como leitor diários dos 3 blogs em análise, eu também percebi que basta ler um só, que é a mesma coisa ultimamente. Infelizmente os 3 blogs que tinham linhas totalmente diferentes, hoje são idênticos.
O que eu mais respeito e, particularmente, mais gosto é o Blognejo. É o blog mais crítico, que analisa de forma mais profunda mesmo os eventos que é "convidado" e principalmente os textos de reviews dos CDs e DVDs são de extremo detalhamento e profundidade. Uma pena que o fato da necessidade de virar comercial, atrapalhou um pouco. Cresceu ainda mais no meu conceito depois que o cara veio aqui e se justificou, concorde quem quiser, mas as justificativas foram dadas de forma coerente.
O Caipira de Prédio era o blog mais despretencioso, aquele que entrávamos para dar risada e ver um lado diferente da análise do mercado sertanejo, hoje virou mais um blog comum e chato. O lado engraçado ficou apenas no twitter do dono, que, aliás, até parece que são duas pessoas diferentes, uma que atualiza o twitter e outra que atualiza o blog.
O Universo Sertanejo foi o que menos mudou, ele sempre seguiu essa linha de ser mais próximo dos artistas e empresários e, por isso, ser apenas um blog de notícias e informações sem muito aprofundamento. É o blog que mais aparece, mas o que menos tem comentários e discussões de suas postagens, o que prova o seu lado político.
Gostei bastante do texto do Gabriel Orriz, espero que possa ser mais atuante nesse meio e se tornar diferente do que temos hoje.
Enfim, em um momento que a música sertaneja mais precisava de críticos e blogs com análises que separassem a qualidade da quantidade de artistas, de eventos e de músicas novas, não temos ninguém que faça isso.
E, ao meu ver, nada será mudado, pois muitos dependem de poucos. E o mercado sertanejo, por mais que tenha sido invadido por muitas caras novas, será sempre dominado por 2 ou 3 escritórios que irão centralizar as atenções dos blogs.
Timpim você deveria ser convidado para todos os eventos, pq não tem papas na língua, ai sim teríamos verdadeiras análises dos trabalhos dos sertanejos. Blognejo ainda merece meu respeito, US como o amigo acima disse continua a mesma coisa não vejo mudanças. O caipira poderia ser um bom blog mas virou uma cópia do US. Por isso eu acredito que o cabaré deveria se aprofundar no sertanejo e deixar um pouco o forró de lado.
Timpim, considero-me seu amigo, conheço o Marcão, acompanho o trabalho do Yago e algumas vezes opino no blog do Piunti. Por ser empresário musical, principalmente sertanejo, tenho a obrigação de acompanhar as noticias do meio nesses blogs. Cada um tem seu estilo e merecem meu respeito. Concordo que, se houver a utilização de formas disfarçadas de se publicar notícias favoráveis, isso deve ser condenado. Não vejo isso nos blogs citados. Algumas vezes um pouco mais de transparência seria interessante, até mesmo uma nota ética no rodapé do tipo: “O blogueiro teve suas despesas de viagem pagas pela produção do artista tal”, por exemplo. Em algumas coberturas de eventos parecem também que emularam o “Amaury Junior”. Não vejo como algo tão grave. Eventualmente, de quem escreve, um deslumbramento natural, que com o passar do tempo, se dispersa. Mas, infelizmente, nada substitui o lucro, inclusive para os blogs. Sertanejo, pagode, MPB, forró, música enfim, mais do que cultura, hoje é business. Se as pessoas antes escreviam por hobby, hoje não dá mais. Hobby não paga nem o provedor. Por isso, creio que meios de estruturar financeiramente o blog (anúncios, promoções, publicidade, etc.) ajudam sim a se ter mais independência, evitando a “verba promocional” tão comum nas rádios. Quem sabe, um cantinho no blog para lançamentos de músicas e vídeos, sem comentários mais profundos (deixados mais para as pautas específicas sobre o trabalho completo do artista) fosse mais interessante e democrático. Não que o blogueiro tenha a obrigação de postar, mas fica mais transparente, caso seja publicado, que é uma divulgação, não um “jabá”. Tive materiais (vídeos, musicas) que foram enviados e que não foram veiculados. Acredito que não atendiam o perfil do blog. E nem por isso fico chateado com o blogueiro. Ele não tem essa obrigação. Pode e deve ter algumas preferências, embora muitas vezes ter-se uma preferência pareça um crime. Tem jornalista esportivo, por exemplo, que diz que não torce para ninguém, para parecer mais ético. Mas como o cara foi gostar de futebol, ser jornalista do segmento, sem nunca ter tido paixão por um time? Balela, isso sim. No segmento que você entende bem, forró, denotam-se essas preferências (Forró do Muído, por exemplo). Você está vendido por isso? Está cooptado? Claro que não. Só uma opinião, não uma tentativa de impingir um gosto pessoal aos outros. Ser crítico e independente são fundamentais para um blogueiro. Mas tem que ser educado; não podemos confundir “Hesitação” com (falta de) "Educação". Críticas, se necessárias, devem ser expostas, mas com equilíbrio, com respeito para com quem lê e com que está sendo analisado. E aqui fica uma opinião humilde sobre seu blog: tem brigas que você se envolve, com palavras muito duras, que parecem, desculpe a sinceridade, moinhos de vento. Admiro sua indignação, mas, temos que combater o bom combate (palavras de São Paulo), e, em algumas situações, não há Dulcinéia de Taboso que mereça tanto barulho de sua parte.
Assinado, seu fã: DENIS
Porra Dênis, e eu fui mal educado? Em que parte? Eu vesti todas as luvas de pelica que encontrei no guarda-roupas!!
Era pelica ou era pelúcia? Agora me atrapalhei todo...
Timpin,
Vc está correto. A galera precisa sempre deixar o mais claro possível para o público suas posicões (o Marcão é o único que tenta deixar mais explícito).
Sinceramente, eu não levo a sério mais nenhum blog. Ainda, apenas o seu, Timpin (mas confesso que pouco o leio).
E gosto da pessoa Marcus ainda (apesar de pouco ou nada conhece-lo), mas comento lá muito raramente pois acho que ele não gosta mais de mim.
O tal Piunti tem todas as caracteristicas de um belo jabazeiro mesmo (mas que fique claro que NÃO posso afirmar nem provar). Agora, as pessoas tem que ter noção de até onde vai a cara de pau nesse meio...
Agora, ele é o que tem mais coerencia com sua postura nos dias de hoje (sério?), pois apesar de tudo tem tido a mesma tonica desde o inicio... KKK
Go$ta de quem go$ta ba$tante dele, $ó publica notícia$ que lhe interessam e acabou. Ponto.
Leiam o blog dele tendo em mente.. ma$ $erá ?... rs
Marcão, quem sou eu pra falar, mas um casamento é mais importante mesmo. Nada vai valer mais que ele. Infelizmente tem gente no mundo que é mais sortuda ou menos ética. Fama e bom renome valem mais. Mas aviso que aos batalhadores e honestos a hora chega também. Mas seria melhor não perder as coisas mais importantes da vida pelo caminho. Nessas horas é sempre bom ter uma renda fixa ou continuar com outro emprego para continuar financiando nosso projetos. Quem não nasce rico, tem mais trabalho... Mas entendo tb que não é fácil balancear as aspirações...
O outro blog nem vale comentar... Jájá amanhece, bate o Sol, e a folha queima.
Agora Timpin, vejamos as opções: Jornalismo, jornali$$mo, notícias (de balcão) ou... Entretenimento com curiosidades (eu acho interessante) e podia-se voltar a seguir esse caminho.
Obs:
Timpin, como gosto de graça do Marcão, eu já havia me ADIANTADO e feito uma análise detalhada e comentada dessa situação geral há mais de um ano (e que tb se aplica a todos blogs em geral), veja abaixo:
.
.
.
.
.
VEJAM SÓ o foi dito DESTE MESMO assunto seu, TIMPIM, mas o mais interessante veja o MEU COMENTÁRIO:
http://blognejo.terra.com.br/blognejo-informa/voltamos-a-estaca-zero
04/11/2010
(Eu costumo me antecipar e comentar às coisas e elas teimam em rolar depois...)
.
.
.
.
.
.
.
Tora o pau mesmo, Timpin !
Marcus, vc é o cara ainda, fuerza (agora blindado)
Bjundas em todos
Gaspar
(já re-nascido, MAS um BEBÊ ainda não me encham o saco, só me aguardem quando eu crescer...rs)
(PS: E lembrando sobre meu Apocalipse Sertanejo está na cara de quem não quer ver ou dar o braço a torcer, apenas está se arrastando ainda mais porque a galera tem MESMO caminhoes de dinheiro e poder, isso eu nunca neguei, mas já não tem mais volta o processo, não é delírio e "vai" ser OU ESTÁ sendo doído)
A crítica do Timpin tem seus fundamentos, mesmo pq crítica é pessoal e deve ser respeitada, mesmo não se concordando. Creio que as abordagens, que eram diferentes, se igualaram todas ao estilo do US, talvez pelo anseio dos outros blogueiros de se tornarem maiores, estilo esse que o Timpin pretere por algo mais crítico. Mas creio que ele não quis apertar algumas feridas, como o fato de o Marcus não conseguir monetizar o blog simplesmente pq é motivo de chacota. Os 'amigos' que passam a mão na cabeça dele falam mal pelas costas, e quando precisam gastar com alguém ou divulgar algo importante, vão no outro, enquanto ele perde tempo escrevendo textos imensos aqui nos comentários e falando mal dos outros por aí. O Timpin defendeu o Yago no twitter, pois ele realmente tem muito de Timpin, principalmente o sarcasmo. Natural que o blogueiro novo siga o mais bem sucedido e irrite quem está ficando pra trás. Uma coisa é cantar de galo no Twitter e fazer altas defesas aqui no blog do Timpin. Outra é o que a gente ouve no dia a dia, nas festas, e pelos exemplos que a gente tem. A língua é uma arma perigosa, principalmente quando começa a voltar contra a própria pessoa. Continue afiado assim, Timpin, mas ainda acho que vc aliviou o texto pra não magoar um 'parceiro' (o que poderia ser até uma crítica a vc).
Poxa, Gaspar, quem falou que não gosto de você? Vc é o cara pô!!!
Postar um comentário
Solta o verbo!