segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Considerações Extemporâneas acerca de Luan Santana enquanto Fenômeno de Mídia de Massa

Para compensar o post colegial sobre Luan Santana na semana passada, eis aqui um post acadêmico sobre o rapaz.



Considerações Extemporâneas acerca de Luan Santana enquanto Fenômeno de Mídia de Massa


1

Luan Santana participou esta semana de um quadro no programa Caceta & Planeta da Rede Globo. O fato evidencia uma clara estratégia das Organizações Globo, que durante muito tempo deteve o monopólio na formação da opinião pública deste país, em tranformá-lo no grande fenômeno de massas por definição. Principalmente entre o público jovem, posto que também participou de Malhação, mas não só.

2

A tendencia mercantil, vigente entre os cantores sertanejos de fazerem cruzeiros transtlânticos, foi deguida também pelos produtores de Luan Santana. Em dezembro será efetuado o cruzeiro do jovem cantor. Correm a mensagens pequenas via twitter que no Cruzeiro, posto que a faixa etária dos viajantes será essencialmente composta por adolescentes, o que implica a proibição de bebidas de teor etílico, algodões doces e tubaínas serão gratuitos, assim como as camas elásticas, que no entanto terão seu tempo de uso limitado a três minutos, para evitar confusões.

3

As recorrentes reclamações quanto ao fato de que Luan Santana não cita o nome de Sorocaba como seu tutor responsável por sua meteórica ascenção nas mídias de massa, por certo momento chegaram a arranhar sua imagem de garoto humilde. Some-se a isso a preocupação de amplos setores do meio sertanejo de que sem os hits de Sorocaba, um eventual disco subsequente de Luan resultasse num retumbante fracasso. O silencio quanto a responsabilidades éticas na relação compositor/cantor, se deu aparentemente por razões contratuais entre diferentes gravadoras. Com a recente contratação da dupla Fernando & Sorocaba, este empecilho será superado e mais um capítulo da História será inuagurado.

4

O evidente extrabismo de Luan Santana acabou por resultar num acalorado debate sobre como pequenos comentários acerca da anatomia de certas celebridades resultam em comoções públicas que ampliam o conceito de relevância da informação, assim como forneceu um riquíssimo mateiral para estudos psicológicos quanto aos instintos primitivos despertados ao arquétipo do ídolo for abordado de formas que não de idolatria destituída de ambiguidades.

5

A dupla de apresentadores Fausto Silva e Xuxa Meneghel, em seus respectivos programas semanais, demostraram um aparente constrangimento e, sob certos aspectos, até uma velada supresa, ao verem suas platéias cantarem as canções de Luan Santana em uníssono, ao passo que eles mesmo, desconheciam os versos. O fato implica a existencia de dois contextos culturais neste país, sendo que um não sabe da existência do outro e o outro não gostaria que o primeiro existisse.

0 comentários:

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More