quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Conheça o Movimento Péla-Porco

Texto sensacional escrito pelo meu camarada Doug Aquino. Aqui um breve release do figura, extraído do Twitter dele: Tecladista amante do estilo 'péla' de ser e de tocar. Técnico em informática e zuador nas horas vagas!


Você pode nunca ter ouvido falar em "péla-porco" mas isso é uma coisa bem mais presente em sua vida do que você pode imaginar.

A expressão se refere a um jeito de fazer música que faz sucesso mas que é ignorado simplesmente pelo fato de ser muito ruim. (hehehe)

Para que um artista seja qualificado com o Péla-Porco o critério é simples: se ele não tá nem aí pra nada, pronto. Uma banda Péla, como os do ramo costumam dizer, só se importa com a satisfação do público. Ou seja, se o povo estiver dançando, tanto faz se tá tocando certo ou cantando no tom; o importante é fazer o péla.

Talvez você não tenha identificado de cara, nenhum artista ou banda nesse estilo, então vou dar alguns exemplos de Pélas "finos", ou seja, pélas que são tão bons em ser pélas que fazem muito sucesso.

  • O "pai" de todos os pélas é o Anjinho dos Teclados ele foi o primeiro cantor a fazer sucesso tocando forró apenas com um teclado. A grande maioria dos pélas (eu, por exemplo) apareceu por causa dele.
  • Um outro exemplo de péla-porco que fez sucesso só com um teclado foi o Frank Aguiar, depois de estourar como "tecladeiro" ele montou uma banda de verdade e pra mim, não teve a mesma graça mais.

Mas embora todos os tecladeiros sejam péla-porco (essa é uma palavra norte-mineira e portanto não possui plural. hehe), nem todos os péla-porco são tecladeiros.

Os fãns vão me odiar, mas o maior péla-porco do Brasil é a banda Aviões do Forró.

Pra quem só conhece os CD's de estúdio deles, não faz muito sentido; mas pra quem ouve os CD's promocionais que a A3 Entretenimento enfia no mercado constantemente, aí sim faz sentido.

Um péla-porco nada mais é, do que uma coisa ruim mas que todos gostam. Melhor dizendo, uma coisa não tão bem feita assim. Uma banda que faz seus shows no estilo péla-porco é o Trio da Huanna. Sucesso nos sons automotivos, eles fazem sua música com um teclado, uma guitarra e um saxofone.

O grande problema é que a maioria dos cantores péla-porco não é reconhecido pela mídia. Suas músicas não tocam nas rádios, as televisões não sabem que eles existem, e os grandes eventos os contratam e ganham dinheiro com eles, mas sequer põem suas fotos nos cartazes de divulgação... Não estou falando de pélas como Aviões e Trio da Huanna; mas sim dos pequenos, aqueles que agradam o povo de igual maneira e não são reconhecidos. Eu podia citar dezenas, mas estou sem tempo agora.

Já está chagando a hora de alguém enxergar que os pélas representam uma maneira particular de fazer música e que não é pior que as outras. Só é mais simples, mais original eu diria. Viva os pélas!

Artigo mais sem noção... eu hein?!

...

2 comentários:

kkkkkkkkk! Eu fui/sou péla também! Engraçado que eu ouvia sempre o meu amigo e tecladista João Medeiros, daqui da Bahia, usar a expressão e nunca sabia o significado. Ta aí, vivendo e aprendendo, hehehe!

hsuahsaush, outra bandinha péla-pôico (rsrs) é a tal de forro pegado, swing bom, mais as letras kkkk, se vc parar de ouvir... pqp, é de matar.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More