quarta-feira, 10 de março de 2010

Um enigma chamado Banda Djavu - Um raio X das estranhas razões de seu sucesso nacional




A banda Djavú é um fenômeno que ainda deve ser estudado. As periferias de todo o Brasil foram tomadas de assalto por aquela batida repetiva e por aquelas letras muitas vezes incompreensíveis: todos cantam “Rubi nave do som / faz a pedra vem pra cá” sem saber que diabos é esta pedra que a cantora pede pra fazer. A banda reproduz o tecnobrega de Belém do Pará de uma maneira, digamos assim, rudimentar, desacelerando a batida e usando teclados, sem guitarra. Para completar, todos sabem que tocam covers sem autorização dos autores.

Ou seja, isso não teria a mínima chance de dar certo, no entanto, foi de longe o maior fenômeno de sucesso do ano passado, com a agenda lotada e shows e com cachês na ordem de dezenas de milhares de reais. O tecnobrega do Pará, ou tecnomelody, que é como agora é chamado por lá, depois de anos e anos sendo uma grande promessa de estourar no resto país, acabou estourando pelas mãos de uma banda da Bahia.

Esta inclusível é mais um ítem intrigante do enigma DJavú. Existem dezenas e mais dezenas de cantores e banda de tecnomelody no Pará. Como e porque a Djavú sozinha conseguiu vencer tamanha concorrência? Apropriando-se das músicas paraenses? Provavelmente não.

Por mais surreal que isso possa soar, o primeiro acerto da Djavu surgiu apartir de um erro. Eles não sabiam tocar tecnomelody. Paulo Palcos e Geanderson haviam contratado a Banda Ravelly para tocarem na região norte do interior da Bahia em 2008. Por uma confusão na agenda da produção da Ravelly o compromisso não foi cumprido e em virtude desse calote, a Djavu foi montada as pressas. Como eles não sabiam tocar o som como era tocado no Pará, reduziram a batida de 1.80 para 1.64.

Como em Belém a produção de novas músicas é muito, mas muito rápida a batida por lá ultimamente tem seguido um caminho inverso, acelerando cada vez mais, a ponto de já ter até um subgênero, o eletro melody. Para o público local, que acompanha essa evolução de perto, os ouvido acabam por se habituar gradualmente, mas para quem não está acostumado ao som, isso só prejudica a assimilação. Ou seja, enquanto o tecnomelody evoluia em qualidade para o público local, tornava-se mais alienado do gosto global. E ninguém nem pensava nisso.

A Djavu também não pensou nisso, apenas adaptou-se às circunstâncias. O vocalista Geanderson admtiu pra mim por telefone que nunca imaginava que o sucesso deles atingiria essas proporções. Mas só isso, uma simples mudança nos BPMs (batidas por minuto) explica todo esse sucesso? Mais uma vez, provavelmente não. São extremamente raras as histórias de sucesso que não envolvam trabalho e eles trabalharam muito. Só que as bandas paraenses também trabalham muito, ou você acha fácil percorrer as imensas distancias amazônicas para se apresentarem? Então, onde está a diferença?

A diferença está na geografia. Capim Grosso, cidade natal da Djavu, fica no sertão nordestino e isso faz toda a diferença. Fred Zero Quatro, vocalista da banda pernambucana Mundo Livre S/A tinha uma frase em uma música que era assim: “Não espere nada do centro se a periferia está morta” e São Paulo é o grande centro do país, se algo acontece em São Paulo, é apenas uma questão de tempo para acontecer no resto do país. Nesse contexto, dado a quantidade de migrantes nordestinos, o sertão é a periferia de São Paulo.

Todo mundo fala da população nordestina da capital paulista, mas sob as tradicionais generalizações, sempre tem o óbvio ululante invisível, o migrantes são em sua avassaladora maioria do sertão. Pouquíssimos migrantes são das capitais litorâneas. E com as facilidades de comunicação, seja via celular ou lan houses, dos tempos modernos, muito rapidamente o que toca no sertão, passa a tocar em São Paulo. Então, quer se antenar dos potenciais sucessos nacionais, descubra o que está tocando no sertão. Aqui, voltamos para as razões da vitória da Djavu sobre os paraenses.

Desde que surgiu, a Djavu não parou de se apresentar pelo sertão nordestino. As bandas paraenses, devido as imensas dificuldades de logística que a distancia impõe, se apresentaram bem menos. Assim, praticamente num trabalho de formiguinha, a Djavu foi se destacando e cimentando seu nome no inconsciente coletivo da população. Mas foi só isso, diminuição dos beats e boa localização geográfica a razão de todo o sucesso? Provavelmente não.

Imagem é tudo e a Djavu soube trabalhar a sua. A gravação de um DVD, mesmo que às pressas sem que a platéia sequer soubesse quem estava no palco (era o público que aguardava um show da Calypso) e uma capa, vamos admitir, bonita e atraente, fizeram mais uma diferença. Isso, aliado a uma esperta estratégia de reivestir em DVD que eram disponiblizados entre os altos escalões da pirataria, acabou por dar catalizar tudo isso que está acontecendo, a febre chamada Djavu.

A biografia da banda foi construída sobre muita polêmica. Mil histórias de estratégias escusas correm a boca pequena no show business brasileiro. Se um dia elas virão à tona a ponto de acabar com a reputação deles, é algo inescrutável. Mas uma coisa é certa, o inconsciente coletivo brasileiro para sempre carregará o seguinte verso:

“O que pensa que eu sou / se não sou o que pensou / me libera / não insista / vai buscar um outro amooooooooor”

13 comentários:

Segredos a parte,parece que o Hit da Djavu está mais pra obra de Vodu,entra na cabeça e não sai mais.
Fui em um baile de Formatura e a tradicional banda de baile OPUS,depois de ter fervido o salão com os hits dos anos 70,80,os clássicos Mamonas Assassinas lá pelas 3 da madruga,quando todo mundo já estava cansado de tanto dançar e rouco de cantar,a banda(por sinal exclente,dá uma pesquisada aí Tim)resolveu tirar todo mundo das cadeiras novamente,adivinhem o que tocaram:

"O que pensa que eu sou se não sou o que pensou,não insista,me libera vá viver um outro Amor.."

Conclusão passei o dmingo todo com o maletedo do refrão na cabeça..kkkkkk

obviamente nao vou me dar ao trabalho AINDA de ler esse seu post biblico(parece q vc postou genesis e só terminou em apocalipse/revelação)

Mas de onde sai essa gente q parece q veio de algum navio perdido do show da xuxa???

ilari-ilari-ilari-ê é o caralho

o cidadão de teclados, o marinheiro com botas de gaucho.
O esquistao de sobretudo de couro, pensando q vai fazer mais um filme da sério O CORVO. Só se for corvo cagado.

E a gostosa no centro nao decidiu se é paquita ou alguma vizinha gostosa, daquele tipo q nao dá nada pra nós.

senhores, confabulem!

zezelito

respeito todas as opinioes sobre a banda djavu e dj juninho portugal, mas porque existe essa rejeição nesses sites de tecnomelody??
como ja disseram, existem milhares e milhares de bandas q tocam tecnomelody, e como ja disseram nenhuma delas conseguiram fazer sucesso no brasil... entao eu so posso crer que vcs estao com inveja pq a djavu de propagou pelo brasil, ao contrario da maioria das bandas, mas quero dexar claro que nao estou menosprezando o trabalho de nenhuma outra banda melody, entao pessoal acho q voces devem parar de julgar o sucesso dos outros e cada um tentar fazer seu trabalho sem se procupar com o do outro. CADA UM NO SEU QUADRADO! ja se falaram muito q o dj da djavu nao sabe tocar o melody... mas a djavu misturou varias batidas desse ritmo, com a musica eletronica, e falar q a djavu nao usa guitarra é mentira!!! pois bem esse e o meu conselho; se cada um cuidasse da sua vida, o mundo seria bem melhor e é normal se incomodar com o sucesso dos outros. o que tenho a dizer e que assim como a djavu estourem tbm outras bandas pelo brasil. um abraço a todos.

sou baiana admiro o pará´,mas acho errado a midia paraense esta tentar prejudicar a banda da bahia , será por pura inveja ou porque nao conseguiram estourar. a banda djavú nunca disse que eles foram os criadores do ritmo,conheço o nadila e o geandersom e posso lhes garantir que isso está´saindo da propia boca de vcs. djavú é sucesso também ai no pará como e em muitos muitos outros estados do brasil, djavú´chegou pra ficar e deus só ele é que está ajudando a banda e o povão que a escolheu por favor sejam mais democráticos.

sou baiana admiro o pará´,mas acho errado a midia paraense esta tentar prejudicar a banda da bahia , será por pura inveja ou porque nao conseguiram estourar. a banda djavú nunca disse que eles foram os criadores do ritmo,conheço o nadila e o geandersom e posso lhes garantir que isso está´saindo da propia boca de vcs. djavú é sucesso também ai no pará como e em muitos muitos outros estados do brasil, djavú´chegou pra ficar e deus só ele é que está ajudando a banda e o povão que a escolheu por favor sejam mais democráticos.

sou baiana admiro o pará´,mas acho errado a midia paraense esta tentar prejudicar a banda da bahia , será por pura inveja ou porque nao conseguiram estourar. a banda djavú nunca disse que eles foram os criadores do ritmo,conheço o nadila e o geandersom e posso lhes garantir que isso está´saindo da propia boca de vcs. djavú é sucesso também ai no pará como e em muitos muitos outros estados do brasil, djavú´chegou pra ficar e deus só ele é que está ajudando a banda e o povão que a escolheu por favor sejam mais democráticos.

sou baiana admiro o pará´,mas acho errado a midia paraense esta tentar prejudicar a banda da bahia , será por pura inveja ou porque nao conseguiram estourar. a banda djavú nunca disse que eles foram os criadores do ritmo,conheço o nadila e o geandersom e posso lhes garantir que isso está´saindo da propia boca de vcs. djavú é sucesso também ai no pará como e em muitos muitos outros estados do brasil, djavú´chegou pra ficar e deus só ele é que está ajudando a banda e o povão que a escolheu por favor sejam mais democráticos.

A RAVELLY É A ORIGINAL. VEJA O BLOG OFICIAL DA BANDA E CONFIRA COMO TODOS OS SUCESSOS DA DJAVU JÁ PERTENCERAM MUITO ANTES À RAVELLY:

http://ravelly-leo-david.blogspot.com

ESSA BAIANA AÍ NÃO SABE É DE NADA!
SE VC ASSISTISSE UM POUCO MAIS DE TELEVISÃO TERIA VISTO QUE NO INICIO ELES DISSERAM QUE FOI ELES QUEM CRIARAM ESSE RITIMO. QUE É UMA GRANDE MENTIRA.

Eu conheço a Banda Ravelly há muitos anos e sempre gostei do seu trabalho. Moro aqui no Maranhão e já fui a um montao de shows da Ravelly. Até que um dia a banda Djavu veio tocar aqui em Santa Helena, e foi o pior show que ja teve por aqui. Inclusive eles encerraram o show mais cedo porque muito gente tava vaiando o vocalista que se acha o gostosão. Eu prefiro a Ravelly mesmo que é a orginal do que a cópia barata da Djavu. Já falei tá falado.

Ai, ai, ai, ai kkkkkkkkkk
Vou falar: Não tô aqui pra mentir galera, então tenho que amitir. Curto muito tecno melody, e pq nao banda Djavú nao eh msm?
Mas vamos ser sinceros, as músicas cantadas pela banda Djavú: Meteoro, Atração pitty bull, Rubi, Maciota Light e Tornado são pertencentes à banda Ravelly, originalmente.
E outras interpretadas pela banda Djavú como Me libera e Não desligue o telefone são da banda Forró Sacode. Uma coisa é pegar as musicas alheias e regravar, outra coisa é fazer sucesso com essas musicas e não dar o mérito ao Pará, pioneiro desse ritmo e às bandas as quais eles copiaram tais sucessos.
Banda Ravelly é a original e não copia ninguém, faz sucesso por si própria.

Arrazou...isso sim estão com inveja da banda djavu...simplesmente eles querem seus 5 minutos de famas...vão cuida da vida de vcs....

Rubi nave do som
faz a pedra vem pra cá!
Kkkk
Vlw djavu

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