segunda-feira, 1 de março de 2010

A Batalha de Titãs Mais Inútil & Equivocada da História da Galáxia

Na última sexta-feira estreei como colaborador do Blognejo, blog especializado em crítica musical sertaneja. Quando começei minhas aventuras musicais na web, desconhecia a existência desse site, confesso que acreditava ser pioneiro no assunto. Talvez, e isso não passa de mera especulação, seu eu soubesse de sua existência, nem tivesse me aventurado no ramo. Talvez. Mas, como dizia John Lennon, a ignorância é uma bênção e, neste caso em específico, foi mesmo.

O texto no Blognejo acabou por despertar uma certa polêmica na caixa de comentários. Tudo porque eu falei que o Luan Santana é uma espécie de novo Elvis Presley. Confiram lá meus argumentos em defesa dessa tese. Descontados dois ou três cometários de apoio, os resto foi escárnio e sob certos aspectos, ofensas pessoais.

Que algumas pessoas não concordassem com meu ponto de vista já é algo que eu esperava, afinal já recebi ameaças de morte ao afirmar que Maria Cecilia & Rodolfo eram mais legais que Sandy & Junior e até mesmo quando disse que o próprio Luan Santana ofuscaria a carreira solo de Michel Teló, ex vocalista do grupo Tradição. Normal. Lidar com fãs é muito semelhante a lidar com muçulmanos ortodoxos ou militantes do PT. Envolve uma série de riscos que vão desde ter sua reputação colocada em cheque até sua vida em risco.

O diferencial nesta polêmica foi que o debate foi entre fãs de blogs. Já faz uns bons pares de meses que esse arranca rabo anda ocorrendo nas caixas de comentários, sem que ninguém chegue a uma conclusão final. Quase ninguém torna pública suas opiniões a respeito. Abusam-se da opção de postagem anônima. Parece que temos aqui a gênese de um tabu. Como não devo nada a corno nenhum, não tenho medo de macumba e sou adepto de Éris, a deusa grega da discórdia, vou dizer aqui o que penso a respeito.

O dois sites que mancham de batom os monitores dos internautas, são, respectivamente: Blognejo e Universo Sertanejo. Como sou amigo de todos os envolvidos e heterosexual praticante, sinto-me em condições de assumir uma postura imparcial e desprovida de passionalidades.

Sou fã dos dois sites. Cada um cumpre sua função ao ser fiel a seus principios e suas premissas.

A premissa de André Piunti, do Universo Sertanejo é tentar atingir a imparcialidade, publicar a notícia como ela ocorreu, sem emitir opinião a respeito do fato (ou disco, ou show) noticiado. Essa postura ele adotou desde quando era estudante de jornalismo e continuou adotando ao ser contratado pelo UOL para escrever sobre musica sertaneja. Até onde eu saiba, da emergente geração de blogueiros a escreverem sobre musica sertaneja, ele foi o primeiro a conquistar seu lugar ao sol da remuneração. Devido a seus contatos obtidos com seu crachá do UOL, a exclusividade com que obtém suas infornações faz de seu site o melhor em matéria de notícias. É ele, por exemplo, nosso posto avançado que nos conta em primeira mão o que ocorre nos transatlânticos sertanejos. Ponto pro Andrezinho.

A premissa de Marcus Vinicius (e de Fabio Dorneles, outra autoridade em musica sertaneja, que tocava o site Território Sertanejo e que agora participa do Blognejo) é tentar analizar as informações que publica, emitindo opiniões e tentando contextualizar a notícia. Essa postura também foi adotada desde os primórdios. Isso a mais de dois anos atrás. Um trabalho nessa linha é fundamental que seja feito, afinal a musica sertaneja praticamente nunca teve um crítica séria e quem aprecia música sempre gosta de ver a qualidade artística der seus artistas prediletos sendo questionada ou exaltada. E o poder de uma opinião forte pode ser comprovado quando a dupla Victor & Leo obrigou-se a manifestar-se publicamente frente a repercussão que o Blognejo capitaneou sobre a coletiva deles antes da gravação de seu novo DVD. Ponto pro Marquinhus.

Assim apresentadas as características de cada um dos sites, fica claro que não existe uma concorrência, mas sim uma complementariedade. Ele se complementam, com cada preenchendo as lacunas do outro. O Universo Sertanejo é a noticia crua, como os jornais diários. O Blognejo é a noticia aprofundada, como as revistas semanais. Com o tempo, os leitores acabaram escolhendo a opção que mais lhe agrada ou então duas, sem levar a coisa para o terreno bélico das ofensas e piadinhas bestas das caixas de comentários.

Essa polarização só existe porque esse terreno, a crítica e o jornalismo musical sertanejo, ainda é muito insipente, com pouca gente colocando as mangas de fora. Trata-se, digamos assim, da primeira geração de blogueiro na área. Quando a segunda geração surgir, a polarizaço desaparecerá e que vai sobrar será um farto (e muitas vezes divertido) para os futuros historiadores da era digital. Por enquanto deixemos o Andrezinho preenchendo a lacuna do Marquinhus e o Marquinhus preenchendo a lacuna do Andrezinho

Porque não sei vocês, mas eu muitas vezes estive a ponto de mijar nas calças de tanta risada dos comentários furiosos de fãs e partidários. É pra cair o cú da bunda

3 comentários:

Tudo bem Timpim. Baitolagens à parte, tem como continuar a história do chapéu?

Pois é! Concordo! Eu sou fã de sertanejo, adoro Bruno em Marrone, mas aceito críticas à eles, se é que existe (brincadeira!), e a qualquer outra dupla que eu adoro porque, acima de tudo, tenho um intelecto desenvolvido e sei que gosto é uma coisa e talento é outra! Esse pessoal, principalmente os anônimos, não tem uma noção clara, penso eu, de que podem gostar de alguém que não tem base musical, por exemplo. Muitas duplas são produtos mercadológicos avaçaladores, mas isso não implica que sejam músicos de primeira linha! Os amo assim mesmo e respeito quem os criticam. Afinal, ler uma boa crítica é bom pra dupla que pode melhorar, bom pro público que pode aprender e bom para os intelectuais que exercem seu poder de crítica. Mais uma observação: realmente os blogs supracitados se complementam! Mas tenho uma quedinha mais que especial pelo Blognejo, o qual sou assídua e sempre que me considero competente dou uma comentada!

Aí timpim, tu é foda mesmo. Ainda não tinha sacado essa. E estou aqui por causa do Marcus, que divulgou esse post no twitter. Só que ele gerou um problema. Agora ao invés de ler só os dois blogs, os quais eu leio e comento todo dia tbm, vou passar a ler o seu tbm. Abraço e sucesso procês tudo!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More