terça-feira, 4 de agosto de 2009

[ Nova Série ] Comentários que nos convencem que vale a pena blogar - 1

Por: Aline

A MPB(Música Popular Brasileira)deveria englobar todas as vertentes da música dentro de sua classe, deveria estar atenta a tudo o que é popular e não fazer distinção de
ritmos. Mas se tornou algo elitizado e não existe espaço para o popular dentro MPB. E por isso está catatônica, não surge nada de novo, por que os formadores de opinião e os artistas consagrados do nosso país não abrem espaço para o popular e teimam em rotular ritmos que surgem com a velocidade da luz em todas as regiões e cidades desse país como Brega, Emo, Sertanejo Universitário,entre outros.

Portanto nada mais do que justo que a criação de uma nova classe músical para dar espaço e respeito a tudo o que a MPB rejeita como música popular. Eu acho complicado julgar a música que o povo elege, que o povo consagra, como algo ruim e anticultural. È uma visão preconceituosa que precisa ter um fim. E O MOB vem pra isso, para acabar com a barreira do preconceito que existe dentro da música.

Você pode não gostar de determinado ritmo, mas julgá-lo como ruim, brega, cafona, sem ao menos conhecer, é algo que me irrita em certos formadores de opiniões. Por
isso te parabenizo Tim, o seu trabalho é essencial para que pessoas como Chimbinha e Joelma, por exemplo sejam conhecidos como realmente são: artistas paraenses que criaram um novo som, o Calypso, e que levam milhões de pessoas a seus shows fazendo uma música de qualidade que o povo curte.

Exemplos não faltam e você os trata com a devida seriedade sem os julgamentos preconceituosos que a Classe elitizada da MPB teima em tratar. Eu conheço a dupla Maria Cecília e Rodolfo e acho bárbaro essa junção de Homem e Mulher no Sertanejo, a Harmonia vocal dos dois é linda! Eu gosto da voz dessa moça, ela tem personalidade e é diferente da maioria das vozes femininas do sertanejo!

Parabéns pela matéria!

Este cometários foi publicado orifinalmente na minha coluna sobre A Nova Geração Pop Pantaneira de Campo Grande

3 comentários:

Sim, hj os rótulos nunca são favoráveis a quem canta é sempre uma forma de desprestigiar uma banda um grupo ou uma dupla, por exemplo quem é q vai dizer q gosta de músicas que são chamadas de emo, se não quer ser chamado assim.
Os rótulos tem sim que acabar, o que não fará as pessoas gostarem mais ou menos...isso a qualidade da música fará...

Acabar com os rótulos é uma utopia. Seria como acabar com as palavras, no final das contas, palavras são rótulos. O que tem que acabar são os estereótipos.

nas horas boas tudo nos faz acreditar que verdades sao ditas sem precisao de julgamento mas ate o feliz poeta se trai quando julga as pessoas sem saber o real motivo de uma simples leitura se considera Deus para se deleitar dentro dos seus proprios mandamentos vamos acreditar apenas no que faz bem

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More