segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O que o Forró do Muído e Victor & Léo tem em comum (e o que não tem)



É com imensa satisfação que noticio aqui que a coluna Forró do Muído - Pé de Serra para o Século XXI superou as QUATRO MIL LEITURAS!! É de longe o texto mais lido de todo o blog Bis MTV. Para se ter uma idéia da dimensão deste fenômeno, a coluna que está em segundo lugar em leituras é O Céu & o Inferno de Vicor e Léo, que a duas penas não consegue nem se aproximar dos dois mil acessos. Qual a explicação para isso?

Claro, tem o som extremamente original do Forró do Muído, tem aquela batida da zabumba perfeitamente audível, tem o sax do Fabiano cuja sonoridade é a marca registrada da banda, tem o talento e a longa experiência do vocalista Binha Cardoso, mas é inegável que o elemento catalizador dessa soma de igredientes é o apelo pop poderosíssimo da dupla de vocalistas, as irmãs Simone e Simaria Mendes.

Já é público os problemas que enfrentei com a assessoria de imprensa da A3 Entretenimentos quando escrevi a coluna das quatro mil leituras. Era para ter sido um artigo bem mais completo, com mais informações biográficas das cantoras e mais algumas colocações pontuais, que foram tesouradas pela assessoria. Claro, eu podia ter mandado a assessorias às favas e publicado do meu jeito, mas confesso que era iniciante e era meu primeiro contato com essa espécie de profissional. Acabei capitulando. Hoje não faço mais isso, mas está feito e agora paciência.

A colocação pontual mais revelante que foi cortada do texto final era a em que eu apontava na possibilidade latente do Forró do Muído estrapolar o nicho forrozeiro. Essa possibilidade já foi levada a cabo por outro nome da Musica Original Brasileira, a dupla Victor & Leo. Muita gente que nunca escutou um disco de musica sertaneja tem o Borboletas em seu aparelho de MP3 (o Borboletas e mais alguns, mas esse pelo menos é o que quase ninguém tem vergonha de dizer que tem). O mesmo pode acontecer com o Forró do Muído. Sei disso porque já testei aqui no meu ambiente de trabalho. Moro em Curitiba e por aqui são poucas as pessoas que ouvem forró e com o Muído a coisa acontece, as pessoas gostam.

Mas então, o que falta para o Forró do Muído acontecer nacionalmente? Um bom trabalho por parte da assessoria, trabalhando em perfeita sinergia com quem da mídia queira ajudar, seja ela oficial, seja ela independente. Com minha coluna do mês de maio eu tentei. Não consegui. Mas esse número, quatro mil leituras, não me permite a desistência e eu não desisti. Posso adiantar aos muideiros de todo esse país que estou com uma idéia na cabeça e não vou sossegar esse meu facho enquanto não a realizar.

Por enquanto deixo vocês com dois presentinhos. O primeiro é um texto sensacional de Janny Laura, uma futura blogueira que mora em Campina Grande da Paraíba e que, alem de bonita, simpática e inteligente, tem uma agenda de contatos de fazer inveja a muito jornalista cultural de arake. O segundo presente é uma lista de links para vocês baixarem todos os cinco discos promocionais que o Muído já lançou.

Não cochile não coleguinha!!!!!!!!

Valei-me, Nossa Senhora do Muído!



É assim, pedindo ajuda à santa protetora dos muideiros, que inicio minha aventura nesse mundo de blog, que para mim é um paradoxo: tão próximo, pois sou uma amante da internet (o que pessoas sem senso chamariam de “viciada”), e tão estranho, já que não me meto a encarar, quer dizer, até esse presente momento. Para me dar sorte, decidi escrever sobre algo que aprendi a gostar e que hoje faz parte constante em muitos aspectos da minha vida: o Forró do Muído.

A primeira vez que ouvi as vocalistas da banda, as irmãs Simaria e Simone Mendes, foi na época que elas substituíram a vocalista de Aviões do Forró, Solange Almeida, quando a mesma foi se submeter a uma cirurgia. Aqui no Nordeste, como já foi mostrado pelo Tim Pin, os shows são gravados e vendidos a torto e a direito e no comecinho de 2008 comprei o CD do show de Aviões em Soledade - PB, no qual as Coleguinhas, que até então eram desconhecidas, estavam cantando. Esse primeiro contato foi inesquecível, porque simplesmente eu odiei. Não, você não leu errado. Vou repetir: eu simplesmente o-di-ei! Quando ouvi o CD, umas vozes no mínimo diferentes me comendo o juízo, um palavreado que Deus me livre e guarde... Eu imaginei: “Se mainha sonhar que eu tô ouvindo uma coisa dessa, ela me deserda!”. Minha vontade era de quebrar o CD na cabeça daquele ambulante infeliz das costas ocas, mas graças a Deus e a Nossa Senhora do Muído que eu não fiz isso.

Só não sabia o porquê me pegava de vez em quando escutando aquele maldito CD. Escutava uma vez, depois outra, mais outra e depois outra de novo. Com pouco tempo, já sabia todas as músicas de frente pra trás, de trás pra frente, de cor e salteado, tinha decorado até os alôs que elas davam pro povo. “Se eu aguentar!”, pensava essa blogueira que vos fala. Logo me deparei baixando outros shows, e mais outros, e ouvindo, e gostando, e baixando, e ouvindo, e assim sucessivamente. Aí Solange se recuperou e voltou pra banda. Foi quando as Coleguinhas começaram a fazer nome com o Forró do Muído. Nesse momento, já olhei pra banda com outros olhos e não demorou muito pro Muidão, como é carinhosamente conhecida, torna-se rotina na minha vida.

Assim como aconteceu comigo, acabou acontecendo com o resto do Nordeste. Percebi que tava virando febre, porque não era só eu que tava viciada naquele som massa, mas muita gente só falava nela. Isso não é muito normal, porque o pau que mais tem por aqui é banda de forró, então é difícil surgir quase que uma unanimidade entre os forrozeiros. Foi então que eu comecei a olhar o Muído não somente como uma diversão, mas também como um objeto de estudo. Procurei desvendar que moléstia fazia nos prender à banda. Então eu vi que era mais fácil do que imaginava, pois como eles mesmos dizem: “Forró do Muído é diferente!”. E é mesmo. É diferente de todas as bandas que já vi e ouvi, das mais famosas às que só são conhecidas aqui em Campina Grande. E olhe que eu sou uma forrozeira assumida!

Essa diferença é perceptível já na parte visual. O Forró do Muído não tem dançarinos, que quando não é 8 é 80. O corpo de ballet numa banda é assim: quando acerta, fecha de cadeado e faz parecer que a banda é tampa-furico; mas também quando erra, torna a banda um circo, o público fica olhando pro palco pra mangar dos dançarinos. O Muidão não tem isso, e o melhor é que ninguém sente falta, porque Simaria e Simone tomam conta do palco, são irreverentes, engraçadas e improvisam como aqueles humoristas cearenses. Pouquíssimas cantoras tem uma presença daquela, e sem precisar usar figurinos, digamos assim, inusitados. Mas o que de fato atrai o público é a diferença do som. Quem já pensou juntar o pé de serra com o eletrônico? Pois é, Isaías imaginou isso e imaginou bem. Santa cabeça pensante essa do Isaías. O som do Muído é muito show, aquele forrozinho que meu avô gosta com a pegada que eu não dispenso. Assim, criou-se o pé de serra eletrônico. Genial!

Genial também foi minha idéia de criar a Equipe Muendo com Muído pra acompanhar a banda, pois em tão pouco tempo, ela já proporcionou muita coisa em minha vida, muitos contatos, amizades, parcerias e conquistas. E cada vez mais me identifico com o pessoal da banda, todos muito prestativos e atenciosos, do cara que carrega os instrumentos às Coleguinhas. Tá aí outro fator que segura esse sucesso estrondoso deles.

O Forró do Muído veio pra fazer um marco na história do forró. Em breve, será a banda de maior sucesso no cenário nacional. Se depender dos fãs dela, isso acontecerá logo, pois pense num fãs organizados são esses. Por fim, fiquem com essa célebre frase de Flaviane Torres, administradora do Blog do Muído: “Não basta ser forró, tem que ser Muído!”.



Janny Laura e sua amiga Simaria Mendes

...............................................

Links para download dos CDs Promocionais oficiais do Forró do Muído

Volume 1

Volume 2

Volume 3

Volume 4

Volume 5

15 comentários:

Vamos Muer, que amar tá difícil!!

o Texto é maravilhoso, amei mesmo Tim e Janni. e como uma blogueira viciada em net também claro que tinha que ser a primeira a comentar né?

é fenomenal o que o Muido tem conseguido de fãs nesse Nordeste afora, afinal mais de 30 fã clubes não é fácil, não dá pra explicar o pork de tanto carinho, por essa banda...Pra quem não conhece, só conhecendo pra sentir...

Amiga hoje sou grata a "maldita inclusão digital" e ao Forró do Muido por ter te conhecido, assim como o Tim, a May, a Flavi e centenas de nomes que eu escreveria aki sem problemas, mas é isso aí se a net é uma ferramenta vamos usá-las do jeito certo..beijão pra vcs...beijo Tim!

Muito massa o texto tão de parabéns ;)

Sou fã todo do Muído e por eles tudo vale a pena fazer. Pode acreditar, tudo mesmo! Sou de Sobral - Ceará e tenho um Fã Clube. O É bem docim mamãe...

Fãs Incondionais...

"D

Pessoal, muito obrigado pelos elogioas. Mas seguinte ó, tô fazendo umas pesquias pra entrevistar a Flaviane do Blog do Muído e vi que lá tem uma listas fãs clubes. Esses mais de 30 fãs clubes estão todos cadastrados lá?

Nossaa.. mais de 30 sim, cadastrados ja são 35, mas é isso aí, a tendencia eh cada vez aumentar esse numero.
Eiita Muído grandeee..
Tim você é muito ótimo, sua matéria tem explicação pra tanto estouro, você sabe o quanto gosto dos seus textos. Parabéns.

Janny resumiuu em algumas linhas o que todos os Muideiros do Brasil iriam qrer descrever !! Parabéns Janny .. O textoo ta ótimo,ótimoo..

éh isso aí eu aki de novo pra dizer que o Muido é Estouradoooo e é indrivel como o Muido tem fã clubes, e olha que tem bastante por aí que não estão no blog, então isso é sinal de que a banda tende a crescer cada dia mais...

uma coisa que percebo é a nossa união, é a união dos fãs, e isso graças a nossa comunidade e ao blog, já perceberam que tem fã do muido em tudo que é site: youtube, kut, messger, blogger e até no twitter..Ave nossa Senhora do Muido!!!

Janinha parabéns pelo texto. Ele é simplesmente um sucesso !!

È isso ai, você vai muito longe Muendo com o Muído .....

;)

Obrigada a todos pelos elogios..
É assim que conseguiremos estourar mais ainda o Muído, nos unindo num só propósito!

;D

Améém! Janinha é fod* kkk Aceita/

quem substituiu a solange foi a Márcia e ñ as coleguinhas!!!

as novas musicas 2010 de forro do muido

http://www.oforrodomuido.com/Videos-Youtube/Sorte--Lucky-17/

ESSE TEXO É SIMPLESMENTE TUDOOO.. NOIS É MUIDEIRA ATÉ da uma dor, rsrs/ AmO meu muído! e se Deus quiser ele vai estourar cada vez mais!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More