quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Fantasmão acabou. O Fantasmão não acabou.

Algo assombroso ocorreu com o Fantasmão. O vocalista Eddy cai fora para tocar um novo projeto solo e o resto da banda em peso o acompanhou. Desde o começo do ano a banda trabalhava em cima de seu novo disco de estúdio, chamado Rap Groovado. De acordo com os rumores da internet, Eddy picou a mula do Fantasmão e levou o Rap Groovado para sua nova banda EddyCity. O Fantasmão vai acabar? Segundo os mesmo rumores supracitados, não. Vão colocar novos músicos e continuar as atividades. Os rumores, esses falastrões, afirmam que tudo isso está acontecendo de boa, sem brigas.



Se existe uma história mais mal contada, por favor, me contem. Prometo sentar e escutar com atenção, sem fazer nenhum comentário besta pra fazer o resto da turma rir.

Eddy é uma pessoa complicada. Eddy é um sujeito casca grossa. Não falo isso como forma de crítica negativa, muito pelo contrário, a Musica Original Brasileira precisa de gente assim, para chacoalhar a bundamoliçe que reina impune no meio.

Só de abril pra cá, que foi quando falei sobre o Fantasmão em uma de minhas primeiras colunas no Bis MTV (notem, eles foram a primeira banda tema de minhas colunas) já se meteu várias "encrencas". A primeira, pelo menos que eu tenha notícia, foi num show em que várias artistas se apresentavam. Ao contrário dos outros paga paus que puxam o saco da imprensa com declarações vazias de relevância, ele saíu do palco, entrou no seu saco e foi embora sem falar com filho da puta de jornalista nenhum. No outro dia o fato foi noticiado tendo como manchete "Ex-presidiário esnoba...". Assim, nesses termos.

Timpin explica. Quando mais jovem, Eddy caiu cozome portando um cigarro de maconha. Sem grana para a costumaz propina e muito menos para o advogado chave de cadeia, passou a noite no chilindró. Se isto faz com que alguém possa ser chamado de ex-presidiário, podem fazer o mesmo comigo.



Em outra ocasião Marcio Victor, vocalista da banda Psirico e o homem que introduziu o Kuduro (Ui!) no país, declarou em entrevista que não gostava de Fantasmão porque considerava as letras muito pesadas e que incitavam a violência, além de abrir brecha para que o hip hop se instalasse no ambiente musical de Salvador. Considero o Psirico um dos grandes nomes da musica brasileira desta década. O disco Macumba Popular Brasileira é presença garantida em todas as listas melhores da década, no entanto Marcio Victor fala muita merda.

Timpin explica. Com relação às letras, façamos uma comparação. Uma das letras do Psirico tem um verso assim: "Se fizer calor eu te levo pro banheiro / lhe tiro essa roupa e jogo em baixo do chuveiro / imagina a delícia o banho de amor que vou te dar / Eu passo no seu você passa no meu / Sabonete, sabonete..." Uma das letras do Eddy tem um verso assim: O mal contamina a pele / o mal contamina o corpo / o mal contamina a alma / o mal contamina tudo / o que é bom pros outros nem sempre é bom pra mim / mas o que o povo fala eu sempre vou ouvir / falo o que penso não tenho vergonha do que faço / vivendo assim vou causando estardalhaço..." Mais do que natural que o Marcio Victor ache as letras de Eddy pesadas. Quanto a chegada do hip hop à sonoridade soteropolitana, bom, na mesma entrevista ele diz que as bandas de pagode deveriam agregar o techno ao seu som e com loucos de pedra eu não debato. Techno pode, hip hop não pode. Francamente.

Outra vez, ocorreu uma briga na platéia durante o show do Fantasmão. No outro dia a imprensa noticiava com destaque e ainda citava a cara de satisfação de Eddy vendo as cenas de violência.

Timpin explica. Observe esta foto:



Gente, o Eddy tem uma cara natural de satisfação, de repente ele é um cara satisfeito, vai saber. A questão que ele sempre foi vítima das mais amplas e variadas intrigas. Talvez muitas delas tenham alguma procedência, mas são consequências de um temperamento inquieto, de uma mente extremamente criativa que encontra dificuldades em encontrar uma forma de expressão satisfatória. Eddy é um maldito, desses malditos que são incompreendidos pelas sociedades de sua época, mas que são os motores da evolução da humanidade.

Desejo toda a boa sorte da galáxia a Eddy em seu novo projeto. Fico um pouco triste, não posso deixar de falar, pois gostava muito da idéia Fantasmão, do visual, do nome, do carisma, das máscaras, das roupas, do potencial que tinha esse conjunto todo de quebrar o muro do preconceito e injetar um vírus de originalidade no restante da música brasileira. Não sei se a nova banda terá isso, só o tempo e o disco Rap Groovado poderá dizer.




PS.: Peço desculpas por escrever um texto baseado em informações obtidas por rumores. Prometo averiguar tudo o que disse aqui. Estou na batalha de uma entrevista com o Eddy. O Encardidinho da Vanera aqui não costuma desistir fácil, estou quase chegando no Victor & Leo!

* Atualização!

1 ° Qual motivo EDDYE saio da Banda Fantasmão ?

R ¹ : Insatisfação com os sócios ...
R ² : Ou seja , ninguem gosta de trabalhar enganado não é mesmo .
R ³ : EDDYE cumprirá os shows marcados , até outubro

2 ° EDDYE afirmava ‘’ Eu nunca vou te abandonar Fantasmão ‘’

R ¹ : EDDYE não abandonou o Fantasmão , o Fantasmão abandonou EDDYE

3 ° E o cd Rap ‘’ Groovado ‘’ ?

R ¹ Esta em processo de gravação
R ² Previsão do cd , apos a saida definitiva de eddye
R ³ Cd vai estar com a banda EDCITY

4 ° Quem vai comandar o Fantasmão°

R ¹ Tierry e Cassiopéa
R ² Tierry era Back Vokal e Cassiopéa era Tecladista

5 ° E o novo projeto de EDDYE ?

R ¹ O novo projeto vai se chamar EDCITY , os mesmo componentes que eram do Fantasmão .

6 ° E o EDDYE como está, com tudo isso acontecendo ?

R ¹ Muito feliz , acreditando sempre , e agradecendo a DEUS e a todos os fãs que-o acompanha.
R ² Si ligaê , si ligaê EDCITY vem Aê ...


Informações obtidas com meu amigo Luan, de Salvador. Valeu Luan!!!

9 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Nina, cade o endereco do teu e-mail?????

Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Este comentário foi removido pelo autor.

Adorei sua maneira perfeita de falar do Eddye, não com elogios exagerados e nem com críticas excessivas.
Nem sei te dizer o que mais gostei, se a parte que vc comparou a letra do Psi/Fantasmão ou quando falou da pessoa Eddye.
Sim, uma mente brilhante e um temperamento inquieto e coloca casca dura nisso, não, não é verdade, como ele mesmo diz, "ele é um cara retado, uma cara invocado, que não come reggae não".
Mas com uma cara de satisfação natural(adorei isso), e um carisma, que poucos artistas conseguem sem precisar se esforçar e muito para isso.

Gostaria que escrevesse mais sobre eles, agora EdCity, ou melhor apartir de outubro.

Saiba que se dependesse dele, nada estaria sendo mudado, nem o visual, e muito menos o nome (FANTASMÃO) que ele carrega no corpo e vai carregar sempre na alma.

Mas como eu disse na comunidade EDDYE NÃO ABANDONOU O FANTASMÃO, O FANTASMÃO QUE ABANDONOU EDDYE E SEUS MÚSICOS.

Estou me atrevendo a mandar seu comentário para ele, tenho certeza que ele vai adorar seu jeito de falar dele.
É desse jeito, do nosso jeito, sempre juntos.
Tatty Roots

Poxa Tatty, tuas palavras me emocionaram. É esse tipo de apoio que me leva a seguir blogando, muitas vezes para ninguem, mas quando surge alguem como vc e faz um comentário como o seu, tudo passa a valer a pena.

Um muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado do Timpinho e pode me add no seu MSN, se interessar, claro > arialmeida23@hotmail.com

êita que agora eu vou baixar esse cd do fantasmão pra eu ver se gosto..

por indicação do Tim...

Agora sim li o texto inteiro com muita preguiça, mas li...

Eu não posso nem esboçar opinião nenhuma sobre o Eddy e o Fantasmão, pois não conheço..

Mas percebi uma certa panellinha contra ele, e um preconceito contra o Hip Hop na Banhia.será que estou certa??

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More