quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

2012 musical em close - Notícias de norte a sul

O período entre o Reveillon e o Carnaval senpre foi um prelúdio, o ano no Brasil começa mesmo depois dele. Só que em 2012, pelo menos na área musical, muita coisa rolou. Fizemos um resumão, para passarmos a régua e avaliarmos as tendências. Dividimos as noticias por região, abrangendo do Oiapoque ao Chuí. Boa leitura!

NORTE

Valéria Paiva, ex-Fruto Sensual, agora em carreira solo

* Depois de anos como promessa, o tecnobrega finalmente começa a ser escutado no sul (desta vez sem ser via Banda Djavú) mas com Gaby Amarantos, uma das matricarcas do gênero. A previsão é que a malaca do Jurunuas tenha uma música sua na abertura da próxima novela das sete da Globo. Será a "Xirley", com as sensacionais frases "café coado na calcinha, só pra te enfeitiçar" e "eu vou samplear, eu vou te roubar"? Seria bancana.

* Outra matriarca do tecnobrega que virou notícia no inicio do ano foi Valéria Paiva, que depois de mais de uma década comandando a Fruto Sensual, deixou a banda. Agora a cantora seguirá em carreira solo. Pra quem não sabe, foi ela quem inventou a moda de exaltar as festas de aparelhagens e os DJS nas letras das músicas.

* Dando continuidade na invasão nacional da música paraense, a Gang do Eletro, depois de ser destaque no festival de pop rock belenense Se Rasgun, neste carnaval passará pela prova de fogo do RecBeat, no Recife. Trata-se de um dos festivais mais conceituados da atualidade. Foi nele que ano passado Gaby Amarantos despontou como a Beyonce do Pará.

* E já que falamos de duas precursoras do tecnobrega, também dois precursores do eletro melody da Gang do Eletro andaram causando em janeiro: Joe Benassi e Waldo Squash. Waldo já está tornando-se bastante conhecido pelo seu trabalho na Gang do Eletro e em alguns remixes, mas o Joe ainda tem sua fama meio que restrita ao Pará. Foi ele, junto com o cantor Marcos Maderito, que aceleraram o tecnobrega, colocaram mais peso nas batidas e mais graves nos grooves e inventaram o eletromelody. Pois bem, Joe Benassi soltou o verbo no seu Facebook acusando Waldo Squash de copiar suas idéias. O barraco foi feio e só não foi pior porque Waldo não entrou na onda e a polêmica acabou por esfriar.

NORDESTE

Nathalia e Camilla, as duas vão encarar um belo de um rabo de foguete na A3 Entretenimentos

* Agora barraco mesmo rolou no forró. E muitos. Elayne Tyne troca insultos com o colega de banda Felipe Lemos e sai do Forró da Xeta. Ohara Ravik e Simone Lessa se moem na pancada e Ohara pica a mula da Novo Balancear. Marcia Felipe considera-se boicotada pela Garota Safada e solta no Twitter que é tipo um Lobardi, todos ouvem, mas ninguém vê. Simone e Simaria saem da A3 Entretenimentos e do Forró do Muído em clima de briga.

* Aliás, a saída de Simone e Simaria do Forró do Muído gerou um fenômeno interessante. Diversos jornalistas e blogueiros passaram a usar o neologismo "carreira solo em dupla" para descreverem o novo rumo que a carreira das coleguinhas tomará.

* E pra confirmar a tendência barraqueira do forró, consta que o termo Coleguinhas foi registrado pela A3 Entretenimentos e que a empresa estaria importando uma dupla de cantoras de Goiás, Nathalia e Camila, para montar uma nova banda chamada Coleguinhas do Brasil. A notícia causou a fúria das fãs de Simone e Simaria e revelou-se um tiro no pé, por parte da A3, porque serviu de mídia para as cantoras dissidentes. As duas foram parar no programa Muito Mais de Adriane Galisteu na Bandeirantes, unica e exclusivament por conta da comoção e solidariedade dos fãs na Internet. Chupa Isaias CDs!

* O carnaval baiano deste ano tem tudo para ser o mais atípico da história. A greve da PM assustou muitos turistas e pelo menos levemente, a balança penderá mais pro lado dos nativos. Pra acentuar ainda mais essa tendência, o axé está decadente enquanto a Swingueira está crescendo e se impondo na marra. A prova disso é que Daniela Mercury esculhambou o cantor Ígor Kanário da Bronkka em entrevista, ao passo que Ivete Sangalo chamou Edciy, Thierry (Fantasmão) e Alex Max (Saiddy Bamba) pro palco no Festival de Verão e se autonomeou "Presidenta do Pagode". As atitudes são opostar, mas as intenções ocultas visam o mesmo alvo.

* Já o alvo de uma fã da banda New Hit durante um show, foi mais inusitado. Enquanto o cantor Dudú rebolava na beira do palco, uma moçoila abriu a braguilha do rapaz e caiu de boca no que encontrou ali. Alguém fotografou a sequência do ato, postou na Internet e virou notícia. O pessoal da Black Style, que sempre foi a vanguarda da putaria no pagodão, marcou toca nessa. Ponto pra New Hit.

Dudu, cantor da New Hit: "passa nela / passa nela / passa / na cara dela"

* Quem não vira notícia nunca são os artistas de arrocha. Bonde do Maluco vive na estrada, com a agenda lotava e nada de aparecer na mídia. Os meninos do Bonde dos Playboys estão construindo uma base de fãs sólida em São Paulo e nada de aparecer na mídia. O cantor romântico Pablo & Grupo Arrocha está estouradíssimo, entre os dez mais escutados do Palco MP3 3 nada de aparecer na mídia. Ainda bem que este pessoal não está nem aí e segue em frente.

SUDESTE

Israel Novaes: "arrocha! arrocha!!"

* E segue inclusive influenciando o sertanejo (o forró jpa influenciou faz tempo). Após o fracasso de Leo Magalhães na música sertaneja, esse ano começou com uma nova aposta oriunda do arrocha, Isarel Novaes. Um monte de artistas sertanejos estão gravando músicas com uma pegada de arrocha, a mais estourada é "Então valeu" da dupla Fred & Gustavo.

* Apesar do lançamento do disco novo dos Inimigos da HP, o pagode paulista (ou Sampagode, como eu costumo chamar, pra nomear um gênero, independente de onde o artista seja) está em baixa, como talvez nunca tenha estado desde estourou com o Raça Negra. O Exaltasamba está se esfarelando e Belo levou mais um chifre. A Globo volta e meia ainda insistir em dar um pouco de visibilidade pro pessoal, mas talvez isso seja apenas mais um sintoma de decadência.

* Ninguém mais aguenta o Michel Teló, nem a mulher dele! O polaco acabou de levar um pé na bunda de Dona Carolina - reforçado com uma confirmação via Facebook. Essa função de ficar trinta dias ou mais longe de casa é para fortes e caminhoneiros, não é pra qualquer um. Após a fugidinha definitiva da esposa, o cantor ficou de mimimi no comunicado oficial: "quando casei, pensei que era pra sempre". Se ele tivesse escutado um pouco de Legião Urbana em sua adolescência, ao invés de só chamamé, ele saberia que "pra sempre, sempre acaba".

Michel Teló e Dona Carolina: "muita areia para pouco caminhão"

* Quando postei meu artigo "Sertanejo e Forró - Retrato de uma relação promíscua" me alertaram que poderia causar alvoroço. Qual nada. Ninguém na Internet repercutiu, exceção de alguns gatos pingados no Twitter. Isso é grave. Isso significa que a blogosfera sertaneja inteira está cooptada pela máfia. A moeda de compra utilizada pelos mafiosas é cunhada através da seguinte receita: passagens aéreas/ translados / hotel / camarote / open bar. A coisa é parecida com tráfico de drogas, depois que se entra é difícil sair.

* Parece jogada de marketing de assessoria de imprensa, de tão absurdo que é. Uma ONG obscura resolveu acusar João Carreiro & Capataz de homofobia, por conta da letra da música "Bruto, rústico e sistemático", que é de três anos atrás. E que já foi até trilha de novela da Globo. Lógico que não deu em nada. Enquanto isso os brutos foram unanimemente reconhecidos por terem lançado o melhor disco do ano passado: o duplo Lado A Lado B. Ganharam em quase todas as listas de melhores do ano.

Prezado leitor: quando quiser presentear este blogueiro que vos escreve, já sabe, compre o Chapéu de João Carreiro.

CENTRO OESTE

* João Carreiro & Capataz também tiveram a classe de inserir em seu disco uma música com a participação de um banda de Lambadão Pantaneiro, os malucos da Scort Som. A banda foi pincelada de uma cena que não para de crescer. Poderia muito bem ser Os Ciganos, Chamegar, Os Mineirinhos, ninguém faria feio. Amigos meus de Cuiabá disseram que quem sabe dançar lambadão, não fica sem companhia nas baladas de lá.

SUL

Layla Deleón, a forrozeira gaúcha de Santiago

* O sul também abriga uma cena ignorada pela mídia. As chamadas bandinhas de baile ou Pantinhas de Paile, como o pessoal se refere pejorativamente a essas bandas que tocam aquele som derivado colônia imigrante alemã. Revitalizadas pela incorporação de elementos do sertanejo e do forró, as bandas estão todas com a agenda cheia. A Musical San Marino está com a música "Hoje quem sofre é você" entre as mais tocadas de Santa Catarina. A banda mais estouradas chama-se Mercosul e isso não é uma piada.

* O forró está na moda no Rio Grande do Sul. Com direito a participação no novo disco do Tchê Garotos, a sensação do momento nos pampas são Os Federais. Originários de Marua e liderados por Cesar Morenos, conseguiram emplacar o hit "Nada Mudou". Uma musa forrozeira chamada Layla Deleón da Galera do Forró saiu de Santiago e promete conquistas os pampas. Em Santa Catarina os novos maiorais do forró são o pessoal da GDO, de Florianópolis. Mas o estado ainda tem Aramel, Mané di Lua, Forrasteira e Turbinados do Forró (todos de Floeianópolis), Mandacarí (Imbituba) e Embalo Novo (Joinville)

8 comentários:

\Muito bom.. pra não dizer excelente... Esse é meu brother tin Pim".. como sempre realista e irreverente no melhor dos sentidos...

Notícias quentinhas só aquí no cabaré...

parabens pelo blog.. adorei a materia e me senti honrada por fazer parte dele beijos Layla Deleon da Galeradoforro

E a cena forrozeira no Sul ainda vai crescer muito mais! :D

Os Federais são baianos mas de tanto show e sucesso q faziam no Sul transferiram a sede pra Marau! :D


------------------------------------------------------------------------

Eu não achei que o Léo Magalhães decepcionou! Ele não chegou a explodir, mas já está melhor do que na época do arrocha!

Ele é do grupo de artistas que nunca vao explodir, mas vão sempre estar ali com uma musiquinha tocando no radio e ganhando admiradores, a exemplo do Eduardo Costa

Marcinha é 'excluída' da GAROTA mesmo. Eles só dão espaço pro WESLEY SAFADÂO, também ele é o dono da banda né. #TáExplicado!!!

Pablo tá na mídia sim. aparece direto no baia meio dia da globo! ê paixão!!!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More