quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Luan Santana na cova dos leões

Desde que começou a cantar ainda adolescente, Luan Santana teve que matar um leão por lançamento. Cada novo disco representava um novo desafio e até então todos foram superados, levando o menino ao topo do estrelato. O desafio agora é manter-se nesse topo. E não será uma tarefa fácil. Ainda mais que ele está na Som Livre, uma gravadora que não garante que a gerência estratégica será adequada. Ela já fracassou com Maria Cecilia & Rodolfo e João Carreiro & Capataz.


Para complicar ainda mais as coisas, os tempos agora são outros. Se antes ele era o cara certo na hora certa e bastava seguir em frente com naturalidade, agora cada passo tem que ser meticulosamente planejado. Se antes ele corria sozinho numa autopista larga, agora enfrenta a dura concorrência dos já consagrados Gusttavo Lima e Michel Teló. Fora uma penca de cantores novos que estão surgindo. O disco novo sai agora em março, no entanto duas músicas já circulam pela Internet.

A primeira vazou no último domingo (a música "Incondicional", postada aqui no cabaré) e atrapalhou por completo uma estratégia de marketing que por si só, já era de efetividade duvidosa. O link da música seria divulgado numa placa de publicidade no jogo da seleção brasileira contra a Bósnia. Com o vazamento, tiveram que escolher outra música e gravar um novo clipe. Ao contrário de "Incondicional", que havia caído no gosto do povo, tanto a nova música, chamada "Você de mim não sai" quando o clipe, não agradaram. O crítico Odair Bráz Jr do R7 publicou uma nota em seu blog com fortes críticas. Os fãs de Luan Santana reclamaram muito nas redes sociais, tanto que um tag mandando o crítico calar a boca foi para nos Top Trends.

Luan já divulgou que este ano pretende dar uma reduzida na quantidade de shows e tournê para se dedicar mais nas composições e no crescimento artístico. Faz bem. Ele vive um momento semelhante ao que Roberto Carlos viveu quando a Jovem Guarda perdeu sua força como movimento. A transição de cantor jovem para adulto é a mais difícil na carreira de um artistas, ao contrário de Roberto, a imensa maioria fracassa.

Este é o novo leão que Luan Santana deve matar. Com essa música e clipe ele não mata nem um gato sarnento, mas o CD ainda não saiu e como conta com a ajuda do mestre pop Sorocaba, talvez ainda surpreenda. Talvez. Enquanto isso o Leão está rugindo no cangote do ex-Gurizinho.

...

Clipe - Luan Santana - Você de mim não sai

6 comentários:

Muito sarna essa música "você de mim não sai". Incondicional sim que era pra ser a nova música de trabalho ela é linda. Esse negócio de marketing é besteira, pois, o que vale é música boa e um bom intérprete.

Fatos sobre a situação de Luan descritas no texto:
1. É inegável que o menino tem sim talento, ainda mais se considerarmos sua pouca idade e trajetória, no entanto, falta a ele um elemento que sobra em Michel Teló: carisma. Talvez pela pouca idade e consequente imaturidade, talvez pelo status de “colírio” e perfil de público diferenciado (teen), talvez por um gerenciamento inadequado de carreira (caso Dagmar já comentado no Blog), talvez por uma simples característica pessoal... Não sei ao certo o que leva à essa falta de carisma, só sei que para conquistar o público mesmo, sem distinção, o artista tem que se jogar!!! Vejo em Michel Teló uma espécie de Ivete Sangalo (ícone de simpatia e talento e simplicidade e tudomaisqueumartistatemqueter, na minha opinião), mas não vejo a mesma característica em Luan.

2. Sobre a fúria das fãs contra o texto do R7 (que virou até TT Brasil por um pouco tempo), minha única opinião é: RIDÍCULO! Li o texto do R7 e achei ok. Não puxava a sardinha de Luan (até porque nem tinha esse objetivo), mas também não criticava tão ferrenhamente. Vejo o elemento fã como algo perigoso. Tudo que é muito passional é perigoso. Na ânsia de defender seu ídolo, começaram a “denegrir” a credibilidade de um veículo de mídia e aí eu te pergunto: Cadê a liberdade de expressão? E, digo mais, será que essas pessoas não percebem que o mesmo portal que faz a crítica do clipe hoje é o que ajuda a divulgar um show amanhã? Aliás, essa crítica também não deixa de ser uma divulgação do clipe, que, obtendo muitos views (seja por pessoas que querem elogiar ou por pessoas que querem criticar), alavancará ainda mais a carreira de Luan Santana. Tá aí a menina do Cross Fox que não me deixa mentir: começou como uma xacota da internet e hoje tem seu público muito melhor estabelecido.

3. A conclusão a que chego é a de que Luan Santana vai ter que correr muito atrás e comer muito arroz e feijão para se manter. Talento ele tem. Carisma vai precisar desenvolver melhor. Ou não. Com o grau de carisma dele (porque sim, algum mínimo carisma ele tem que ter) até dá para se manter; estourar internacionalmente como Michel Teló e Ivete Sangalo pode ser mais difícil, mas perder a condição de artista brasileiro acho difícil... Focar em outros públicos (para não ficar apenas limitado às teenagers cegamente passionais, que, por vezes, mais atrapalham do que ajudam) também pode ser uma estratégia interessante. Agir com calma, com planejamento, cuidar dos relacionamentos: com a imprensa, com o público, com os contratantes; cuidar da imagem, buscando preservá-la, mas não da forma inexperiente e insensata que agiram as fãs ontem, mas de forma a maximizar as qualidades e disfarçar as fragilidades... Em um momento em que tantos querem ser artistas, qualquer topada pode se transformar em uma queda. O que são os artistas se não marcas também?

Cara, só de você colocar o Roberto Carlos nesse texto, já mostra o tanto que você é fraco das idéias. O cara é péssimo, tem músicas orripilantes, composições terríveis(e olha que nem são da lavra dele)... E ainda é péssimo cantor, incapaz de fazer um disco de estúdio de respeito. Colocar uma platéia virtual num disco de estúdio só mostra o tanto que o rapaz é fraco e precisa de ajuda externa. Única coisa certa que você disse é o referente ao "estar no lugar certo e na hora certa". Fala sério esse rapaz aí é triste. Qual das músicas dele serão lembradas daqui á 5 anos? Aposto que até essas adolescentes que cantaram essas músicas ficarão com vergonha do passado, e as que estiverem na idade das atuais fãs dele daqui á 5 anos já terão outros como ele para adorar. Olha a letra dessas duas músicas, pelo amor de Deus, é pior do que Meteoro do triste e reprovável Sorocaba. Já vi vc citando vários escritores aí, até nietzsche você citou. Um cara que Lê autores desse porte deve ter uma visão bem crítica das música de luan santana e sorocaba, se é que você saiba do que está lendo.

Vamos combinar... o que não tem sentido é esse clipe! O resto já foi dito.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More