domingo, 8 de maio de 2011

Muito além da Banda Calypso

Texto escrito por Paty Faria. Paty possui um conhecimento musical enciclopédico e com este texto exclusivo, faz sua estréia no Cabaret. Para falar sobre ela, nada melhor que ela mesma.

Ela ainda escreve nos seguintes sites:
Brega Pop
Pará On Line
Som dos Paredões
Seu Forró
Twitter: @patyzinhafaria

Muito além da Banda Calypso


Saudade ... Direto a saudade bate ... Saudade de anos como 2003, 2004 e principalmente 2005, anos que foram dourados e que renderam muito para o ritmo calypso, em suas diversas nuances e versões, tanto dói essa saudade, que hoje passei a tarde escutando alguns vídeos de bandas como Kassikó, Furação do Pará, Lamazon, Parámazon, Vendaval, Companhia do Calypso, Banda da Loirinha, e principalmente da Banda Calypso há uns 8 anos atrás ou menos, vídeos que em sua maioria, raramente acontecem ao vivo, nos dias hoje, cenas que com certeza não se repetiram novamente, e que nos faz perguntar o porquê um ritmo que trazia tantas performances boas, acabou desse jeito. Por que ?



Ano passado,escrevi uma matéria sobre o fim de uma das maiores bandas do ritmo calypso (FURAÇÃO DO CALYPSO), e da decadência do mesmo, para o site BREGAPOP, foi um alvoroço total, e recebi uma resposta de uma leitora de Belém, dizendo que gostava muito do meu trabalho, mas como eu não era de Belém, estava enganada em dizer que o ritmo calypso tinha acabado, pois ele nunca deixou de tocar no Pará, pois sempre tocava nos bailes da saudade.

Não me ofendi com a crítica da minha estimada leitora, até porque todos têm direito ao livre arbítrio e ao direito de liberdade de expressão, mas fiquei a pensar, será que estou cega, surda, muda?

Em várias pesquisas e em contato com vários amigos paraenses, alguns do meio musical, eles sempre me reclamavam que o ritmo estava morto, e o pior, só não estava sepultado, porque a Banda Calypso, ainda o estava a tocar.

Bom, tudo bem que ela falou que sempre tocava nos bailinhos da saudade, mas o que adianta tocar em bailes da saudade? Cadê o glamour, os figurinos parecendo alegoria de carnaval de escola de samba, os dançarinos dançando pra lá e pra cá sem parar, as encenações, as letras ora românticas, ora engraçadas?

Pelo jeito, irão ficar apenas presas em bailinhos da saudade mesmo ... E isso para mim não é consolo, pelo contrário,é derrota!

Outros me dizem que, foi necessária essa exclusão do ritmo calypso, pois o tecnomelody é uma evolução do mesmo, tanto que hoje a maioria das bandas que eram ritmo calypso ou viraram forró ou tecnomelody, é, realmente, pode ser uma evolução, e apesar de gostar muito de melody, confesso que preferiria mil vezes, virar a mulher das cavernas e não evoluir, apenas para que o ritmo calypso fosse preservado.
Metaleiras afinadas, vários dançarinos, muita cores (algumas bregas até demais), coreografias muito sensuais, e encenações, como sinto falta de encenações ... Sinto falta também de ótimas cantoras como: Nayra Rêgo, Mylla Karvalho, Lenne Bandeira, Joelma Mota, Ana Paula Mota, Leya Sanches, dentre outras, sendo que a maioria aqui citada não está mais na ativa.



Chegamos a um final tão triste e caótico, e o pior, sabendo que a maioria quis chegar a este fim, afinal sempre havia vários fãs da Banda Calypso, que tentava unificar a banda como única, tudo que aparecia era cópia e não prestava (não que não houvessem cópias) haviam, mas bastava bom senso para diferenciar. Hoje, uma grande maioria de fãs pede de volta a essência da Banda Calypso, aquela banda que conquistou todo o Brasil em 2003,2004, assim como sentem falta de outras bandas que tocavam o ritmo.
Talvez tenha sido por preconceito, talvez a Banda Calypso não cedesse espaço para seus conterrâneos, talvez tenha sido pelas brigas e ambições assim como tem acontecido no tecnomelody, afirmar o real motivo seria muita pretensão por minha parte, eu mesma não sei, na verdade seria um pouco de tudo que fora citado.

A esperança talvez exista, a banda Kassikó, por exemplo, lançara um breve um cd em ritmo calypso, para comemorar seus dez anos de carreira, a Banda Companhia do Calypso lançou recentemente seu quarto DVD, com ótimas músicas em ritmo calypso, o que podemos fazer é torcer para que dê certo,e que o ritmo não fique apenas na mão da Banda Calypso, pois desse modo mais cedo ou mais tarde, o ritmo perderá suas raízes, já que está sem chão para se firmar, e muito menos que fiquem restritos a "bailinhos da saudade”, pois de SAUDADE aqui basta!

Sem mais ...

16 comentários:

Por coinciência ao mesmo tempo que estava lendo sua matéria, eu já estava ouvindo o CD vol.06 da banda Kassikó, aliás, tenho a discografia completa, menos os vol. 1 à 3 porque não gosto dos vocais da época!
mas enfim, eu adoro a Kassikó... quem dera a Léya Sanches de volta, fazendo par com a digna Déborah Lóren
enfim, triste realidade.

Ah, a grande Mylla Karvalho... pena que abandonou o ritmo, eu à amava na Companhia.

Primeiro lugar, eu so queria dizer que a pessoa é tão conhecedora do assunto que não sabe que o nom correto do ritmo é CALIPSO, e não "Calypso"

Não discordo que alguns fãs da Banda Calypso realmente fizeram o citado ai, mas é demais querer dizer que a Banda não cedeu espaço para outros grupos, como se eles obrigassem o povo a escutar somente a Banda Calypso, como se para um grupo ser lançado na midia e fazer sucesso dependesse da Joelma e/ou do Chimbinha. Eles deram o seu melhor, acreditaram que daria certo quando ninguem acreditou, suaram, trabalharam, sofreram para conquistar o que têm, então não é válida essa afirmação, não cederam espaço porque? apenas por fazer a diferença?

o Ritmo "CALIPSO", sempre sofreu preconceito, e várias bandas nao se sustentaram na mídia por causa disso, preconceito.

a própria Banda Calypso (Joelma e Chimbinha) lançaram uma banda do mesmo ritmo, a Banda Amor Perfeito, e não deu muito certo, então porque dizer que eles, de certa forma, não cederam espaço?

Olá!

Sou fã da banda Calypso e também crítico do ritmo. Penso que o calipso perdeu sua força por conta da própria Banda Calypso! Vou explicar.
Toda a aura do ritmo ficou bastante voltada para a banda por conta do nome dela englobar o ritmo. Seria como se existisse uma banda com o nome "Forró". Por exemplo, Banda Forró. Tudo o que lançássem, de parecido, seria considerado "plágio", ou "cópia" da "Banda Forró", entendem?
E, como todas as bandas que surgiam com o ritmo adotavam também o nome "Calypso" em sua nomenclatura, ou então os trejeitos de Joelma, Chimbinha & Cia., o ritmo foi perdendo sua força. Querendo ou não, faltava originalidade! Faltava o lance novo, que a Calypso sempre mostrava (e sempre mostra). Acredito que o fato enfraquecedor deste movimento, neste aspecto, foi este.
Por outro lado, a música é cíclica. Hoje, vê-se no cenário nacional uma enxurrada de cantores, duplas e grupos do chamado Sertanejo Universitário; um dia, teremos o ritmo (ou algo bastante parecido) mais uma vez, em todas as rádios, em todos os canais de TV e principalmente na net. Torço pra isso!

A Calypso não estar saindo das raízes..Eles só querem mudar um pouco por causa da carreira internacional..Vocês não percebem que os figurinos estão estilo mais POP..E as canções também tem que seguir no ritmo do figurino..E ainda está no áudio por que existem fãs, mesmo a Calypso tocando raízes ou não.

Primeiro lugar, eu so queria dizer que a pessoa é tão conhecedora do assunto que não sabe que o nom correto do ritmo é CALIPSO, e não "Calypso"

Não discordo que alguns fãs da Banda Calypso realmente fizeram o citado ai, mas é demais querer dizer que a Banda não cedeu espaço para outros grupos, como se eles obrigassem o povo a escutar somente a Banda Calypso, como se para um grupo ser lançado na midia e fazer sucesso dependesse da Joelma e/ou do Chimbinha. Eles deram o seu melhor, acreditaram que daria certo quando ninguem acreditou, suaram, trabalharam, sofreram para conquistar o que têm, então não é válida essa afirmação, não cederam espaço porque? apenas por fazer a diferença?

o Ritmo "CALIPSO", sempre sofreu preconceito, e várias bandas nao se sustentaram na mídia por causa disso, preconceito.

a própria Banda Calypso (Joelma e Chimbinha) lançaram uma banda do mesmo ritmo, a Banda Amor Perfeito, e não deu muito certo, então porque dizer que eles, de certa forma, não cederam espaço?

Em todo o Brasil o Calypso é conhecido tanto no nordeste quanto no norte pelas músicas da banda homonônima, mas que em nada diz respeito ao ritmo original caribenho que é o calipso, apenas se usando do nome acrescentado do "y".

Curiosamente calypso (com "Y") é o nome original do estilo caribenho, onde é o inglês a lingua oficial de Trinidad & Tobago. No Brasil é chamado de calipso (com "I"), porém calypso COM Y se refere a um estilo musical especifíco do Pará, mas que estilisticamente leva POUCAS influências do calipso original.

O calipso caribenho foi realmente usado no fim dos anos 50 por pioneiros do rock brasileiro, como exemplo Betinho & Seu Conjunto, onde lançou o disco Rock & Calypso em 1958.

Para os conhecedores do ritmo calipso, calypso.
Paty

1998. Eu tinha 12 anos e ganhei da minha mãe um radinho de pilha imitando aqueles modelos bem antigos. Passava a noite procurando uma rádio legal pra ouvir.Uma noite, eu encontrei um programa chamado "Clube do Brega", e através dele eu pude conhecer o ritmo Calypso nas vozes de Wanderley Andrade, Roberto Villar,entre outros.

2 anos depois,após muito criticar, eu resolvi me render ao charme da Banda Calypso, de quem me tornei fã confessa (com direito a ter todos os cds e dvs, ia a shows, conhecer a banda pessoalmente). Não nego que, como a maioria dos fãs, eu torci o nariz para a "banda rival", Comapanhia do calypso, de quem passei a ser uma tímida admiradora. Em questão de pouco tempo, eu já tinha em casa,além dos cds da Banda Calypso, Cia.do calypso, os da Banda da Loirinha, Wanderley Andrade (duplo - com músicas em portugues e ingles)e Roberto Villar. Me despertou curiosidade pra conhecer outras bandas do gênero, cujas eu não tenho cds, mas também me agradou o trabalho, como Xeiro Verde, Sayonara.

Aí depois eu conheci o TecnoBrega, por quem também me apaixonei. Mas minha grande paixão sempre foi o Brega Pop Calypso. E sempre será.

Pra não ser muito longa: Eu sinto falta do "calypso de antigamente". Sinto falta de quando Joelma e Chimbinha era mais "simples" (até o lançamento do dvd "Calypso na Amazônia"),de quando as vozes de Mylla Karvalho e Lenne Bandeira faziam jus ao slogan da Companhia do Calypso de "O Furacão do Brasil". Sinto falta do calypso de raiz, coisa que já não vemos por aí.

E hoje, vez ou outra, me pego ouvindo meus cds de Wanderley Andrade e Roberto Villar, grata por terem me apresentado a um ritmo tão alegre e contagiante.

O calipso está longe de acabar. O que a Banda Calypso vem fazendo recentemente é inovar ainda mais no ritmo, adicionando por exemplo a sanfona.
Além disso, uma coisa interessante que observei, é que a Banda Fruto Sensual (da qual infelizmente a líder, compositora e vocalista Valéria Paiva saiu, ela está em carreira solo), de tecnomelody, adiciona calipso ao tecnomelody desde 2004-2005, o primeiro DVD deles é exemplo, principalmente as músicas Fantasias e Ciclone (aliás, meu sonho é ver 'Fantasias' gravada pela Banda Calypso, ficaria ótima). A Banda Batidão no último DVD, ao vivo em Santarém, dedicou um bloco inteiro ao ritmo calipso. E quando cantou tecnobrega, adicionou elementos e pegada do calipso, e tinha um ótimo guitarrista. A Banda Kassikó é outra estourada do ritmo calipso. Sayonara, a banda mais antiga do Pará, dá sinais de esgotamento. A própria Banda Calypso deu um passo na mistura de tecnobrega com calipso, nas músicas Balanço do Norte e Nessa Balada. O tecnobrega não acabará com o calipso, e os dois não acabarão nunca. A Banda Xeiro Verde, que também já foi de calipso, ainda canta suas músicas do gênero, mesmo hoje se dedicando ao tecnobrega. O calipso não acabou com a lambada, a lambada não acabou com o carimbó. Também tem uma banda aí que eu já ouvi falar, mas nunca parei para escutar, a Banda Musa do Calypso. Mas eu nunca parei pra escutar ainda.

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Alguns acham que a Banda Calypso monopolizou o ritmo Calypso/calipso e que Joelma e Chimbinha se tornaram "donos" do ritmo. Eu não penso dessa forma. Acho que se houve monopólio, quem fez isso foi o público. Alguns concordando ou não, a Banda Calypso sempre foi a preferida do gênero, mesmo quando a disputa "indireta" com a Companhia do Calypso era acirrada por volta de 2005 e 2006. O público foi quem colocou a Banda Calypso no lugar que ela ocupa hoje na mídia nacional. Como já foi dito, Joelma e Chimbinha não podem controlar o que as pessoas irão ouvir. Acho que o principal motivo de tantas bandas de Calypso ter mudado de estilo (A famosa "evolução" do Calypso para o Melody) ou ter encerrado seus trabalhos, foi porque eram consideradas "sombras" da Banda Calypso, ou seja, mais um pouco da mesma coisa. Faltava originalidade ou identidade própria em algumas bandas. Era muito difícil não achar uma cantora que cantasse parecido com a Joelma ou que não se vestisse ou dançasse parecido. É uma pena que o ritmo não tenha tanta força como o sertanejo tem hoje. Além de acompanhar o trabalho da Banda Calypso, hoje vivo dos vídeos que sobraram no Youtube de bandas como Furacão do Calypso (com Nayra Rêgo), Companhia do Calypso (Com Mylla Karvalho) e Amor perfeito.

O ritmo calypso não desaparecerá, mas perdeu espaço na mídia nacional. É como se fosse uma explosão, veio brilho e desapareceu restando apenas a cratera. Aqui em Rondônia curtimos muito, mas não ouso mais nos botecos o calypso que era nos anos 2000.

O ritmo calypso não desaparecerá, mas perdeu espaço na mídia nacional. É como se fosse uma explosão, veio brilho e desapareceu restando apenas a cratera. Aqui em Rondônia curtimos muito, mas não ouso mais nos botecos o calypso que era nos anos 2000.

Concordo com tudo que a Paty Faria disse. Não encontrei ainda na web pessoa mais inteligente pra falar sobre brega, calipso e melody do que ela. Eu penso exatamente como ela. Obrigada Paty por suas postagens impecáveis!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More