terça-feira, 3 de maio de 2011

Simaria Mendes - Pode não ter tamanho, mas tem tem ousadia e coragem

O post da Janny Laura sobre o novo cantor do forró do Muído tem causado uma certa discussão, como era de se esperar. Alguns não gostaram do que foi dito, mas muitos aplaudiram, o que é um sinal de que Naldinho tem poucos fãs. Porque se tem algo que desperta a ira de fãs e entope a caixa de comentários com mensagens raivosas, é criticar um ídolo. No caso apenas um comentário em defesa do cantor, o que pode ser qualificado como exceção que confirma regra.

Mas de tudo que rolou depois do post tem uma coisa que eu queria destacar aqui. A atitude corajosa de Simaria. Em seu Twitter ela teve a atitude mais paudurescente que já uma cantora de forró ter. Ela retwittou uma mensagem de um fã que achava que era muito melhor deixar ela e Simone na linha de frente da banda.



Em um meio onde as bandas em sua quase totalidade são meros funcionários de empresas que visam em primeiro lugar o retorno financeiro e sabe-se lá em qual lugar o aspecto artístico, a atitude de Simaria deve ser louvada. Estamos diante de uma guerreira que já está de saco cheio deste estado atual das coisas, que se encontra o mundo do forró.

Em um momento inicial - e estou falando lá nos anos 90, quando surgiram as bandas que agora integram o movimento Forró das Antigas - essa visão puramente comercial ajudou a tirar o forró do ostracismo. Mas agora o cenário é outro. Essa ganância financeira acabou se tornando um monstro, todo mundo só se preocupando em faturar em cima do sucesso da hora, mandando às favas a ética e copiando o hit do momento custe o que custar. O que aliás, fez com que o Forró das Antigas fosse relevante.

Não é voltando a um passado idílico que o forró vai sair do beco sem saída em que se encontra. Mas sim evoluindo, dando um passo além. É isso que Simaria Mendes sinalizou com sua atitude corajosa. Peitando seus chefes que estão mais preocupados com o dinheiro que entra na conta, do que com arte que seus artistas possam por ventura querer oferecer aos ouvintes.

Na situação em que o forró se encontra, só quem ganha é meia dúzia de empresários, quem perde são milhões de fãs do ritmo e quem trabalha feito gado em plantação, que são os artistas e músicos. Se vivêssemos em um país justo e digno, Simaria Mendes deveria receber uma medalha de honra pelo fato de que através de um simples RT, tenha desencadeado um debate que salvou um ritmo inteiro, o forró, de sua ruína criativa.

2 comentários:

UMA MEDALHA DE OURO A SIMARIA MENDES1 FATOOOOOOOO
UP UP \o/

Simaria não foi profissional ! isso é atitude de quem ta com medo de perde o reinado @andressazapalla ;*

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More