domingo, 15 de maio de 2011

A Pompa da Garota - Promocional novo da Garota Safada decepciona

Admitir que artistas que você ama e que foram responsáveis pela trilha sonora de momentos lindos em nossa vida é sempre muito triste. Foi assim quando tive que resenhar o fraquíssimo Volume 7 dos Aviões. E é assim agora, ao admitir que o novo CD promocional da Garota Safada está fraco. Depois de uma série de promocionais sensacional que estava se mantendo constante desde o segundo semestre do ano passado, Wesley Safadão e sua trupe cometeram um disco frustrante.



Gravado em Fortaleza no Clube do Vaqueiro, a idéia era aproveitar o bom momento da banda na mídia, com aparições em diversos programas de transmissão nacional e gravar um show pomposo. Mecher em time que está ganhando é sempre uma coisa complicada, embora um passo evolutivo sempre seja necessário para que não se caia na armadilha da mesmisse. Mas vamos aos motivos para estar dizendo essas coisas.

Após uma breve introdução como uma execução meio tímida de "Eu fui clonado" para depois ameaçar incendiar a casa com a matadora "Balada". Só que na sequência Wesley puxa o frio de mão com o carro a 150Km e emenda "As lembranças vão na mala" do Luan Santana, jogando todo mundo que estava sem cinto pelas janelas abertas do carro pancadão. Depois três versões de bandas grandes. Músicas que já estavam gravadas na mente dos ouvintes em suas versões originais. A saber, Cavaleiros do Forró e Forró do Muído.


E dá-lhe freio de mão a 150km/hora no Carro Pancadão da Garota Safada


Depois de um começo assim, fica difícil virar o jogo. Claro, nem tudo foi bola fora. Quando Marcia Fellipe começa a cantar "Pra você" fica difícil conter os arrepios, mesmo nas almas mais casca grossas. No miolo da apresentação, várias músicas do repertório do recente, que nos deixa com aquela sensação de que se essa fosse a opção desde o começo do disco, as coisas teriam sido bem diferentes.

Na última metade da festa temos o momento mais ousado e inovador da obra, uma série de participações especiais, como o visível intuito de agregar valor artístico ao produto final. Mastruz com Leite, Geraldinho Lins, Mara Pavanelly, Forró Real, Dove Aventura, Forró di Taipa, Amigos Sertanejos, Safadões do Forró e Forró da Xeta, ufa! Um time de primeira. A iniciativa foi louvável, o dueto com Geraldinho Lins ficou lindo, o resgate da "Pneu Furado" com Mastruz, celebrando o atual Movimento Forró das Antigas (sic!) soa pertinente, mas a grande variada acabou gerando um anti climax de montanha russa.

É provavel que esse sentimento de frustração que esse promocional provoca se deva unicamente ao clima de espectativa que tomava conta de todos ao aguardar cada novo lançamento da banda e que nunca era frustrado. Quando uma banda atinge um patamar de qualidade como o que a Garota Safada atingiu, a responsbilidade de matar um leão por dia sempre se impõe.

Mas a banda, ao contrário dos Aviões do Forró, que agora trabalham sob o jugo de uma Som Livre, a Garota Safada ainda está na inpendencia com total liberdade artística e pode rapidamente corrigir seu rumo e como no atual e ágil cenário do forró tudo é muito rápido, talvez daqui a dois meses ninguém lembre deste deslize.

2 comentários:

Pra mim, a GAROTA tinha que comprar/INVESTIR na música "BALADA" e incendiar a cena Forrozeira, ou simplesmente,esquecer um pouco o romantismo exagerado (que pode monotonizar qualquer farra) e botar fogo no Cabaré !

Concordo, Timpas. É muito ruim quando a gente já está acostumado com o melhor sempre.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More