terça-feira, 31 de maio de 2011

Os Ventos da Mudança no Forró

O caso do calote que a banda Aviões do Forró sofreu na cidade de Serra Talhada é emblemático acerca dos novos tempos de disseminações das redes sociais. A 10 anos atrás o ocorrido teria passado a brancas nuvens, posto que o ínico veículo da mídia "tradicional" a repercutir foi uma rádio AM da cidade. Mas agora vivemos em outros tempos.

A começar pelo fato de que os shows de forró hoje em dia são quase todos gravados e disponibilizados gratuitamente na mesma noite. Não fosse assim, a declaração de Xandy e Solange almeida ao final da apresentação seria assunto das rodas de fofocas de quem estava lá nos dias seguintes e logo cairia em esquecimento. Não foi o caso, pois o arquivo com o discurso pulou de link em link, esparramou-se pelas redes sociais e o calote virou um escândalo amplamente conhecido. Tanto que o caloteiro, passado dois dias, obrigou-se a pronunciar-se. Aí entra outro detalhe dos tempos modernos.

Não é mais pelo fato de que tenha dado entrevista a uma obsucra rádio AM do sertão nordestino, que as palavras do empresário Bruno Sampaio da BK Promoções (anotem esse nome) não seriam ouvidas. O programa também foi gravado e as bobagens pronunciadas pelo picareta estão virando motivo de chacota em blogs, comunidades e outras redes. Vai ser difícil ele recuperar sua reputação e conseguir comprar datas dos artistas, daqui para frente.

Assim como a Internet está sendo amplamente utilizada para denunciar a cópia desenfreada e descarada de músicas - e há sinais de que o público com isso está abrindo os olhos e ouvidos a ponto de mudar o estados das coisas - também pode contribuir para que os desmandos do showbusiness também acabem. Quer me chamar de otimista, utópico ou idealista, sinta-se à vontade. De minha parte, prosseguirei com meu trabalho de formiguinha por uma causa que me atrai e me diverte: o bem do forró em particular e da música verdadeiramente popular brasileira.

3 comentários:

PINTIM

SÓ NÃO ENTENDI QUANDO VOCÊ CHAMOU A RADIO DE obsucra O QUE SIGNIFICA?

querido, ele deu entrevista a radios am e fm.
so que so saiu divulgado o audio da entrevista da radio da AM.

eu acho que vc como blogueiro é um merdinha, porque so faz acusar e nem se informa, nao procura entrar em contato com as radios da cidade, procura se saiu o audio na internet, quer tudo facil?! assim é bom demais!

detalhe, a radio entrou em contato com avioes para entrevista e nao teve sucesso.

As pessoas estao esperando palavras deles.

E o caloteiro foi obrigado a se pronunciar?? vc foi la obrigar ele a se pronunciar foi? que otimo neh? a populacao entao te agradece!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More