segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Povo canta forró... e agora a gente ouve!

O DVD dos Aviões do Forró, gravado em Salvador no segundo semestre do ano passado e lançado recentemente pela Som Livre já é o terceiro mais vendido do catálogo da gravadora. Some-se a isso a inclusão de sua gravação do clássico "Ovo de Codorna" e pode-se afirmar que a banda vive um bom momento no sudeste. Os Aviões continuam sendo a grande aposta para que o forró supere o nicho regional Norte/Nordeste.

Mas o que pouco tem sido comentado são os aspectos técnicos. O avanço foi significativo. Uma das maiores deficiências das gravações de shows de forró sempre foi a captação do áudio da platéia. No show de Salvador, ouve-se com nitidez o coro da platéia durante a execução dos maiores sucessos.


No novo DVd dos Aviões do Forró, Ivete Sangalo participa em duas músicas


Não é a primeira vez que isso ocorre, o novo DVD dos veteranos da Limão com Mel, "Um Show de Emoções" gravado no Chevrolett Hall de Recife em fevereiro deste ano, também deu um trato especial na captação de áudio. No caso específico da Limão, tratou-se da correção de uma falha que prejudicou muito um lançamento anterior, o show de comemoração de 20 anos de carreira autoral do cantor Batista Lima.

Gravado na cidade pernambucana Salgueiro, berço tanto da banda quanto do cantor, simplesmente não se ouvia nada que viesse do público, resultando em silêncios constrangedores que comprometeram o resultado final de uma das melhores apresentações da história da música brasileira. Pode parecer exagero, mas afirmo que não é. Este disco ainda será reconhecido pela crítica cultural num futuro próximo. Que Batista Lima não seja amplamente aclamado por seu talento como compositor, é mais uma das injustiças praticadas neste país com artistas populares.

No caso dos Aviões do Forró e levando em conta a popularidade da banda, espero que a experiência inspire e motive as dezenas de Fulanos CDs que gravam quase todos os shows das bandas de forró. Que corram atrás da inovação, que reconsiderem os equipamentos necessários para mais esse avanço. Foi apartir do forró que surgiram os revolucionários CDs promocionais, foi apartir do forró que as gravações de shows e posterior divulgação na Internet se popularizou, nada mais natural de que seja apartir do forró que surja mais essa inovação.

0 comentários:

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More