quarta-feira, 22 de junho de 2011

Discoteca Básica - Aviões do Forró Volume 3



O tempo nunca fez eu te esquecer. A primeira frase da primeira música do Volume 3 dos Aviões do forró sintetiza a obra com perfeição: um disco inesquecível. Originalmente um sucesso na voz do bregueiro recifense Kelvis Duran, "Estando com outro e pensando em ti" anuncia em grande estilo o que o ouvinte ganhará de presente no resto do disco. Uma metaleira tropical quentíssima, uma pegada de bateria de mover estátuas e o dueto vocal de um casal de gordinhos que quebrou paradigmas de beleza física incontestes até então.

Quando me referi ao ouvinte ganhar um presente não fiz uso de figura de linguagem. Foi literalmente isso que aconteceu. Era a inauguração do CD Promocional invendável, idéia do homem que ao invés de chorar a morte do CD como produto comercial, inventou sua reencarnação como produto de divulgação, Isaias Duarte, o popular Isaias CDs. O disco era distribuído de graça para o público onde quer que os Aviões se apresentassem. O plano deu formidavelmente certo e o disco foi escutado a exaustão, de Icó a Bodocó, de Picos do Piauí a Patos da Paraíba.

Mas estratégia milagrosa de marketing nenhuma estouraria um disco se não tivesse ancorada em um bom repertório. E que repertório! Praticamente todas as músicas caíram no gosto popular. Depois da citada faixa de abertura, uma sensacional sequência de músicas com temática romântica, mas irresistivelmente dançantes, "O que tem que ser será", "Eu não vou mais chorar" e "Titular e absoluta" que consagrou Solange Almeida como a melhor cantora de forró em todas as votações populares, posto que mantém até hoje.

Apartir da quinta faixa uma seção do velho e bom forró com letras de duplo sentido, que por sua vez evidenciou a todos o carisma do cantor Xandy Avião, quando canta passagens como "vai, vai, vai que tá gostoso / vai, vai, tá gostosinho / ela se deita e pede pra alisar o seu bichinho" ou quando emenda sua "vinheta" pessoal "urudocudo duco duco skidiguidigui dow!!". O homem é a reencarnação de Jackson do Pandeiro.

Depois, mais pegadas romanticas, chegando ao seu ápice em "Tô sozinho", que arrisca ser a melhor composição de Dorgival Dantas, conhecido nacionalmente através de "Você não vale nada, mas eu gosto de você". A interpretação de Xandy para a letra de amor resignado é de um alcance emocional extremo, que culmina no cruzamento final de frases entre ele e Solange. Enquanto ele joga a toalha cantando: "Mas tá tudo bem, tá tudo normal / você já deve ter uma pessoa legal / capaz de te dar o que eu não te dei / amor e carinho como seu sempre sonhei", ela como que comovida, canta: "não amor, não, não vá / se me dar uma chance de tentar / te fazer, mais feliz / do que qualquer pessoa possa estar". Um clássico absoluto.

O repertório é tão bom que até músicas menores como "Alta Estação" ou "Fica comigo" poderiam muito bem serem destaques e faixas de trabalho em outro disco de uma banda qualquer e a bobinha "Bem me quer mal me quer" passa desapercebida. "Coração" encerra a obra com chave de ouro, do mesmo quilate de "Tô sozinho".

Os Aviões do Forró vinham de dois lançamentos irregulares e experimentais - os dois discos das bundas na capa - e de uma treta judicial com os Gaviões do Forró pela paternidade da renovação que a nova pegada inspirada no vaneirão trouxe para o gênero. Com este irretocável Volume 3 inaugurou com cinco anos de atraso o século XXI para o forró, gerando uma infinidade de imitações. Se por um lado o CD Promocional revolucionou a distribuição de música no Brasil - até os artistas sertanejo hoje em dia fazem uso dele, este disco revelou-se atemporal. Soa atual mesmo depois da avalanche de imitações.


O tempo nunca fez ele envelhecer.

10 comentários:

realmente esse cd marcou a vida de muita gente e principalmente a minha, foi com ele que Aviões do Forró chegou com tudo aqui na PB! O post está muito legal, particularmente eu adoreeeeei! Parabéns timpim, espero ansiosa para o próximo post que eu espero que fale sobre a ''cagada'' da A3 entretenimento ao tirar a @crisl do Forró do Muído!

Cara faz mais desses documentários, eu sei que a sintese é do volume 3, mas temos que falar das clássicas "Amor de Motel" e "Já Tomei Porres por você" do Volume 2

Eu amo esse CD! Ganhei num show... ê saudade!

Cara esse CD tem historia...

Verdade o cd promocional mais destribuido no MUNDO! Pensamento do Isaias que até hoje ta ai na boca do POVO!

oohh tempo bom q naum volta, esse cd ainda mim arrepia

tenho esse cd na minha coleção de cds do aviões e ouço ate hoje,pq música boa não envelhece;)

MEU QUERIDO QUANTO VC RECEBE PRA BABAR A BANDA AVIÕES DO FORRÓ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Melhor cd de forró de todos os tempos.

Um bom cd de forró-brega e nada além disso.
Mas seria ótimo se o Aviões voltasse as origens. Hoje o que se ver é uma misturada de lambada com swingueira, ngm sequer consegue ouvir sanfona no forró atual. Com o aviões nao é diferente.
Isso é fruto da máfia que esse mesmo blog denuncia, onde o que importa é o dinheiro proporcionado pelo hit da vez, e nao a música e o artista em si.

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More