sábado, 11 de junho de 2011

Marketing do Alô no mundo do forró

Alô Panificadora Xavier! Alô Edson Araújo Auto Peças! Aquele abraço pro pessoal da Funerária Fausto Fideli. Quem tem o hábito de escutar as gravações de shows da bandas de forró está acostumado com essas exclamações pronunciadas pelos cantores. O que nem todo mundo sabe é que esses recados fazem parte de um esquema de marketing super inteligente, inovador e que é a mola mestra do atual sistema de distribuição do forró. E mais, faz dos gravadores de shows verdadeiros astros das redes sociais, onde seus arquivos são postados para download. Que o diga Júnior Moral, Stênio CDs ou China CDs.


A coisa funciona assim. Quando uma banda de destaque anuncia que vai se apresentar na cidade o gravador procura os estabelecimentos comerciais para vender seus Alôs por valores que em geral oscilam entre R$500 e R$1000 dependendo da banda. Antes do show eles colam papéis os nomes dos comércios no chão do palco para os cantores lerem no meio do show e mandarem os Alôs no meio dos shows. Quando não conseguem acesso no palco, ficam na frente do palco levantando faixas com os dizeres impressos.

Antes que o dia amanheça as gravações já estão nas redes sociais e na manhão seguinte os CDs com o show já estão nos camelôs da cidade. Ganha o dono do comercio que tem uma mídia poderosa de divulgação de seu nome, ganha o gravador de shows e ganha a banda, que tem sua música difundida sem que precise mover uma palha além de pronunciar algumas frases no meio das letras.

É claro que os puristas torcem o nariz para o que chamam de mercantilização da musica em detrimento da arte. É claro também que os puristas são um bando de chatos empatafodas. O que esses malas precisam entender é que nesses tempos de consumo digital de música e falecimento das gravadoras, é de iniciativas como essas a música precisa e não de simpósios acadêmicos de debates sobre direitos autorais.

Finalizo com um abraço para meu amigo Countinho de Fortaleza e para o Dênis Mocotó da B.Y.A. Eventos, marcando presença aqui no blog. Meu amigo Doidim Mossoró, do pior programa de Web Rádio da Internet. Alô meu patrão Andrey da Caboquisse, me manda outra camiseta que a do Charque já tá sem sal! Karouynha Agoniada, atualiza o Breteiras muié! Nãn! Meu amigo Mauricio do Sertanejo na Web e também para todos os cornos de Serra Talhada.

7 comentários:

um alo pra todos os cornos de serra talhada USAHIH adoooorei!

Doidim de Mosoró é o melhor forrozeiro das redes sociais, na minha opinião!

a vaquinha Claudinha Almeida

A aqui em Serra Talhada não tem ponto p/você fica ai em Recife mesmo Putona.

Marcos Felix

Desculpa ai chamei de Vaquinha por que no mexe com agricultura.

Meu amor, eu só fiz rir, SERÁ QUE NEM ISSO EU POSSO ? tem cada coisa que eu vejo!

aqui seu comentário:um alo pra todos os cornos de serra talhada USAHIH adoooorei!

June 11, 2011 12:45 PM

começou agora aguenta o pintim pelo menos é arrochado quero ver se vai aguentar nosso comentários vaquinha.
André Almeida-Serra Talhada

Não Ana Claudia Almeida de Recife você não pode se quer ri, se escolha a sua insignificância traveco.

Paula Almeida- Triunfo-Pe

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More