quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Garota Safada vs Aviões do Forró - Guerra declarada no mundo do forró

O texto seguinte foi publicado na minha coluna semanal no jornal O Liberal do Pará, nesta última terça-feira (14/12/2010). Levando-se em consideração que a música, na versão da Garota Safada está em primeiro lugar entre as mais baixadas do palco MP3, o tema ainda é bem atual.

Declaração de guerra no mundo do forró

O assunto foi tema da minha coluna da semana, mas novos fatos me trazem de volta ao tema. Estou me referindo a música "Minha mulher não deixa não", o maior web hit do ano. Durante a semana passada a música causou muita polêmica na Internet por conta de sua regravação pelas duas maiores bandas de forró da atualidade, Aviões do Forró e Garota Safada.



O clima de competição entre as duas bandas - oficialmente negado reiteradas vezes por ambas as partes - que sempre existiu, ficou definitivamente escancarado. Um dia após a gravação dos Aviões ter sido divulgada, a Garota Safada lançou a sua, feita em um show praticamente no improviso. Caso tivesse ficado nisso, provavelmente seria apenas motivo de debates nas redes sociais.

Ocorre que a WS Edições, empresa que gerencia o registro do repertório da Garota Safada foi a Recife e adquiriu os direitos exclusivos de gravação e execução pública dos compositores Reginho e Kleber Lapada . Ninguém mais pode tocar a música no rádio, na TV e em outros veículos de mídia. O valor não foi revelado, mas certamente os rapazes no mínimo puderam comprar um carro novo.

Esta atitude por parte da Garota Safada - correta, diga-se de passagem - foi praticamente uma declaração de guerra, posto que a versão dos Aviões já contava com mais de 150.000 audições no Youtube.

Não é a primeira vez que isso aconteçe, no decorrer deste ano outras duas músicas foram objeto de intenças disputadas. Primeiro foi o maior sucesso de 2010, a arrasa-quarteirão "Tentativas em Vão" do compositor Cabeção do Forró. Assim que a música começou a estourar no repertório da Garota os Aviões se apressaram a incluir no seu. Imediatamente a WS Edições procurou o compositor e adquiriu os direitos sobre ela. Já com "Escravo do Amor" o embate foi com o Forró do Muído, novamente a WS Edições regularizou a situação junto ao compositor, o mesmo Cabeção do Forró mais Ranieri Mazieli.

Além de acirrar o clima de Fla-Flu entre as duas bandas esse bafafá tráz à baila a questão delicada da violação dos direitos autorais por parte das bandas de forró. A fronteira entre a simples execução de um sucesso alheio em um show e apropriação indevida é muito tênue. A tática de incluir sucessos em CDs promocionais contribui em muito para confundir o ouvinte, que acaba por não saber ao certo de quem originalmente é a música.

Muita gente ganha muito dinheiros com essas práticas de legalidade ambígua, mas quem perde - e muito - é o forró enquanro gênero musical, que anos enfrenta uma forte resistência em fazer um sucesso consistente no sul do país. Enquanto o foco das empresas que gerenciam suas bandas se manter em faturar cada vez mais em detrimento de uma atitude mais artística, por assim dizer, o sul continuará refratário com relação ao forró.

Atualmente são poucos os otimistas que vislumbram uma solução para isso tudo. Mas o simples fato de que o debate esteja se tornando público - como nesta coluna, por exemplo - já é um sinal de que ainda resta um fiapo de esperança.

16 comentários:

Guerras não tem muito sentido, regra. Mas acontecem.

Mas quem é o vilão ? O que perde no final ?


MAS, só que tenho mais uma pergunta.


Quem é que rouba mais de quem no final das contas ?

Assista:

http://www.youtube.com/watch?v=_nw4yTlvVvs


Abraço

Gaspaaaaaaar, quanta honra receber sua visita! Seja bem vido ao meu cafofo. Inclusive, se tivesse vindo antes, já saberia. eu já falei sobre esse video:

http://musicaoriginalbrasileira.blogspot.com/2010/12/o-nome-disso-e-palomba.html

Aviões nunca cantou Tentativas em Vão '-'

O Aviões NUNCA cantou Tentativas em vão. Vale ressaltar que Reginho liberou a música para apenas ser cantada em shows. E não para Wesley andar falando que a música é dele.

O bom eh que brigam por coisa que nem deles é!

Esse Wesley Safadão é um pau no cu!

nao tem pra niquem garota
é a banda e o wesley È o cara.. e avioes vuol pra longe

aviãooé é aviãoo resto é ilusão

Garota pode até tirar o pé do chão, mas NUNCA vai decolar igual o AVIÃO! HAHA, Avião é Avião, o resto é ILUSÃO! (Y)

Vão tomar no cú todos vocês, seus arrombados filhos da puta

Avioes eh a melhor i sem comparaçao E QUE NAO AGUENTAR QUE COOOORRA

SEM CHANCE!!! PRATICAMENTE O AVIAO FOI PRO ESPAÇO!!! ESQUEÇE A GS E A MELHOR DA ATUALIDADE. SEM ESSA DE QUE A BANDA AVIOES ESTA A MUITO TEMPO FAZENDO SUCESSO.ENTAO ME DIGA POR QUE EXISTEM TANTAS ESTRELAS NO CEU! ACHO QUE DEVE SER PQ TODAS ELAS MERECEM BRILHAR!!!!!!!!!!!!!!!!! BJS DA TAMIRES PRO SAFADAO!!!!!!!!!!!!!!

kkkkkk.. Garota é garota meu povo!!

#Aviões já eras!!! *Uhhhuuu :*

Muita bobagem!!! Então quer dizer que não posso achar as duas bandas muito boas? Tanto o Alexandre quanto o Wesley são bons cantores... as duas bandas merecem o sucesso que fazem. Agora essas discussões são ridículas!! Se eu gostar do Chiclete não posso gostar do Asa? Ivete e Cláudia Leite etc. Vão trabalhar e parar de postar merda!!

Muita bobagem!!! Então quer dizer que não posso achar as duas bandas muito boas? Tanto o Alexandre quanto o Wesley são bons cantores... as duas bandas merecem o sucesso que fazem. Agora essas discussões são ridículas!! Se eu gostar do Chiclete não posso gostar do Asa? Ivete e Cláudia Leite etc. Vão trabalhar e parar de postar merda!!

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More