quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Carta de Robinho da Bahia aos Talifãs dos Aviões do Forró

Eu ia escrever im post para responder os comentarios aqui no blog e mensagem em diversas comunidades do Orkut dos fãs dos Aviões do Forró em reaão indignada ao meu post dos Olheiros da A3 Entretenimentos. Mas o Robinho da Bahia, sempre impecável em seus comentários, fez o trabalho por mim. Pra onde mando a fatura Robinho. Só vou ter o trabalho de copiar e colar aqui.

Carta de Robinho da Bahia aos Talifãs dos Aviões do Forró

Realmente. Ainda tem muito analfabeto funcional nesse país... O que o nosso ilustre cafetão está querendo dizer é: copiar não é problema (quase todo mundo nesse meio copia), desde que aproveite e faça música de qualidade (isso o Avioes faz!) com estilo próprio (ah, se tem...), bem tocada (com certeza) e bem cantada (idem), e assim divulgue e valorize o ritmo (já contribuiu bastante para isso). Artisticamente, isso é positivo, conforme o próprio Timpin colocou no post "A nova Cultura de Massas brasileira e o sucateamento da Escola.. de Frankfurt". Em cuja tecla já vem batendo há tempos...

O problema é a estratégia comercial predatória, canibalística eu diria, da A3 Entretenimentos. Qual o problema em gravar músicas de outros artistas e distribuir nos shows e/ou disponibilizar pra download? É apenas divulgação de sua performance artística, e a partir dop reconhecimento de sua qualidade ganhar dinheiro com shows... Desde que deixe claro, em momento oportuno,que a tal música que a banda está tocando e que está "estourada" é da banda X lá da cidade Y, ou do cantor Z... tipo falando das músicas de trabalho em uma entrevista no rádio ou na TV. Pronto. Só pra dar o devido reconhecimento e força aos artistas do gênero como um todo. Só isso bastaria... Vejam como no sertanejo os artistas se apoiam, valorizam e dão força aos novos valores que surgem. Vejam como o gênero cresceu a ponto de Timpin sugerir que pode vir a ser a nova onda da música pop mundial (Pensa grande, hein cara?)

Mas além de não fazer nada disso, ainda vêm com esse esquema miserável de prejudicar bandas com potencial de sucesso, ainda no berço, em suas regiões de origem, tirando do mercado paralelo(!) os CD´s destes artistas e substituindo pelos seus, não apenas pegando carona, mas derrubando do cavalo, tomando as rédeas para si e fugindo na estrada do sucesso. Mas se um dia a casa cai, também um dia gente assim cai do cavalo...

Por isso, fãs do Aviões, continuem curtindo o som, que é massa, sem dúvida, mas parem e pensem um pouco mais criticamente sobre os meios que a A3 está usando para manter suas bandas em evidência, e analisem se isso, a médio e longo prazo, é bom para o meio forrozeiro em geral, incluindo a NÓS, que gostamos tanto da música.


PS.: do Timpin

Outro ponto recorrente nos comentários dos fãs do Aviões é que tudo isso é inveja. Essa em especial me causa muita indignação. Até porque a história relatada no post anterior prova e comprova e reafirma que se existe inveja, essa inveja vem do pessoal do Aviões. Está na cara que foi a Solanje Almeida que pediu para a A3 Entretenimentos embargar os especial de fim de ano da TV Diário. É precipitado dizer, mas até parece que a cirurgia de redução de estômago pode ter feito um bem pro corpo da Solanje, mas para a cabeça não. O ego foi inflado.

3 comentários:

"Desde que deixe claro, em momento oportuno,que a tal música que a banda está tocando e que está "estourada" é da banda X" ?

Tá de brincadeira né ? Já ouviu falar em direito autoral ? Edição ? Pagar os compositores sua devida parcela ? Pedir autorização pra gravar ?

Direito autoral no mundo do forró? Huahauahuahuahauahuahaahauah

Agora conta aquela do papagaio.

Cara, o mínimo que estamos exigindo da postura do Aviões é que pelo menos faça um marketing na gravação - já vai gravar mesmo, o que em si mesmo, como tu salientou, é ilegal - pra ajudar a divulgar a banda que lançou a música.

Valeu Timpin, pelo crédito. Você tá dando exemplo pra A3 Entretenimentos!!! rsrs Não carece de fatura não, meu rei... (+ rsrs) Fico satisfeito somente em contribuir para o debate.

E só pra colocar mais um pouquinho de PIMENTA: se essa criaturinha aí em cima falou o que falou,então não leu seus artigos desde o início do blog, nem os do Bis MTV. Se tivesse lido pelo menos o que citei...

Postar um comentário

Solta o verbo!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More